Sonangol recebeu mil milhões do Estado Angolano para garantir BCP

Millennium BCP

O Estado Angolano fez à empresa petrolífera Sonangol um adiantamento de quase mil milhões de euros para que esta assegurasse a continuidade como principal accionista do Millennium BCP e investisse no antigo Banco Espírito Santo Angola (BESA).

A notícia é avançada pelo Público, que teve acesso ao relatório e contas da Sonangol e destaca que a petrolífera “recebeu 1.062 milhões de dólares (965 milhões de euros) do Estado angolano” a título de uma “prestação suplementar” com o “objectivo de capitalizar” a Sociedade e “permitir o reforço da [sua] presença no sector bancário”.

Desta quantia, cerca de 500 milhões de euros são descritos como um “adiantamento por conta de investimentos” na futura instituição bancária que vai substituir o BESA, que colapsou no âmbito da crise do Grupo Espírito Santo.

O Público frisa que no futuro Banco Económico a Sonangol deterá 35% das acções, enquanto o Novo Banco (ex-BES) ficará com 9,9% do capital – no ex-BESA o BES era o accionista maioritário.

Quanto aos restantes 450 milhões cedidos pelo Estado Angolano à Sonangol, o Público reforça que foram essenciais para que a petrolífera conseguisse “manter-se como principal accionista (com 19,4%)” do BCP.

“Sem esse apoio, a petrolífera teria mais dificuldades em aplicar os cerca de 450 milhões de euros que foram necessários para acompanhar o aumento de capital conduzido pelo banco liderado por Nuno Amado”, conclui o jornal.

Este aumento de capital de 2.250 milhões de euros efectuado no BCP foi levado a cabo em 2014 num processo que visou “devolver parte do empréstimo concedido pelo Estado português”, conforme frisa o Público.

O BCP está, neste momento, a estudar uma possível fusão com o BPI, instituição que tem como principal accionista Isabel dos Santos, a empresária que é filha do presidente angolano, José Eduardo dos Santos.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Marega e Pepe vão ser alvos de processos disciplinares

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …

Costa arrasa proposta "forreta" de orçamento europeu

A proposta de quadro financeiro plurianual para 2021-2027 do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai morrer na praia. António Costa diz que os líderes europeus não devem ceder à pressão dos quatro países “forretas”. "Esta …

Malásia suspeita que desaparecimento do voo MH370 foi ataque suicida

O ex-primeiro ministro australiano Tony Abbott disse que altos responsáveis do governo da Malásia suspeitam há muito tempo que o desaparecimento do avião da Malasian Airlines, há quase seis anos, tenha sido um ataque suicida …

Champions. O viking norueguês, a revolta de Neymar e a lição tática do "Cholismo"

Haaland foi a estrela da noite ao marcar os dois golos da vitória do Dortmund frente ao PSG. O Atlético de Madrid conseguiu ainda quebrar a invencibilidade do Liverpool. A Liga dos Campeões está de volta …

Auditoria ao Novo Banco vai custar três milhões. É o triplo do que custou a da CGD

A auditoria especial da Deloitte ao Novo Banco vai custar cerca de três milhões de euros, segundo avança o jornal ECO. Este valor é três vezes superior ao custo da auditoria da EY à Caixa …

Passos Coelho ataca falhas de Costa (e revela que segurou Maria Luís)

O antigo primeiro-ministro Passos Coelho esteve na apresentação do livro de Carlos Moedas no El Corte Inglés, onde aproveitou para criticar António Costa. Passos preferiu falar do passado, lembrando o momento em que esteve perto …

Derrocada em Borba. MP acusa oito arguidos de homicídio e violação de regras de segurança

A acusação contra oito arguidos envolvidos na derrocada da pedreira de Borba, em novembro de 2018, já foi deduzida pelo Ministério Público (MP). A informação foi divulgada, esta quarta-feira, pelo Departamento de Investigação e Ação …

Salários mais baixos da Função Pública sobem 10 euros. Férias não aumentam

Esta quarta-feira, o Governo revelou à Frente Comum que os salários mais baixos da Função Pública vão subir 10 euros, em vez de sete. Em relação aos dias de férias, não há abertura. O Jornal de …