Son Doong, a maior caverna do mundo, continua a crescer

Uma década após ter sido descoberta nas selvas vietnamitas, Son Doong, a maior caverna do planeta, continua a surpreender os exploradores, que encontraram uma passagem submersa que a conecta a outra cavidade e aumenta ainda mais o seu tamanho.

Desde que percorreram Son Doong pela primeira vez, em 2009, e se certificaram de que era a maior caverna jamais explorada, a equipa de espeleólogos britânicos liderada por Howard Limbert observou um rio que desaparecia numa parede da caverna e reaparecia numa outra gruta próxima.

“Estávamos certos de que o rio que desaparecia em Son Doong era o mesmo que reaparecia na caverna de Hang Tung, a 600 metros”, disse à Agência Efe Debora Limbert, integrante da expedição e assessora da Oxalis Adventure, a empresa que organiza passeios dentro da caverna.

Parte da resposta surgiu há poucos dias, quando os mergulhadores especializados Christopher Jewell, Jason Mallinson, John Volanthen e Richard Stanton descobriram uma passagem que, em tese, leva à caverna de Hang Tung.

O entusiasmo da exploração, no entanto, diminuiu quando ficou comprovado que a passagem não está a 25 metros de profundidade, como era estimado, mas muito mais abaixo, a pelo menos 93 metros (abaixo do nível do mar), o que dificulta o acesso.

Os mergulhadores, conhecidos pela participação no resgate dos 12 rapazes que ficaram presos numa caverna na Tailândia em junho do ano passado, só conseguiram chegar a 77 metros de profundidade por não terem equipamentos especiais, mas as medições confirmam a existência do túnel subaquático.

“É preciso voltar para entrar na passagem e tentar chegar à outra caverna. Não sabemos se será possível fazer este ano, antes do início da temporada de chuvas ou se será preciso esperar pelo ano que vem”, disse Limbert.

Caso seja confirmada a ligação, a caverna adjacente passaria a fazer parte de Son Doong, o que engrandeceria ainda mais as já descomunais dimensões.

“Já podemos dizer que Son Doong é maior do que era. Normalmente, contamos desde a superfície da água, mas dada a existência do túnel, contamos esses 93 metros de profundidade. A dúvida é se também inclui a outra caverna, isso só será possível de comprovar se alguém passar para o outro lado pelo túnel”, explicou a espeleóloga.

Embora tenha certeza de que existem cavernas maiores na Terra, Son Doong é a maior já explorada pelo ser humano, com um volume total de 38,5 milhões de metros cúbicos de água, muito maior do que a chamada Caverna dos Cervos, na Malásia.

A descrição da empresa de turismo diz que Son Doong é um universo único, com clima próprio, “uma obra-prima da natureza com paisagens sobrenaturais e enormes estalactites e estalagmites esculturais”.

A caverna foi descoberta em 1991 por Ho Khanh, um morador da região que se escondeu de uma tempestade dentro dela. Sem saber da sua importância, não memorizou a localização. O relato de Khanh, no entanto, foi imprescindível para os espeleólogos britânicos que em 2009 exploraram Son Doong e atestaram que é a maior caverna do planeta.

A região do Parque Nacional de Phong Nha-Ke Bang, onde em 2016 foram filmadas partes da superprodução de “Kong: A Ilha da Caveira”, é um paraíso para os espeleólogos, que estimam que apenas 30% das cavernas da região de selva montanhosa foram descobertas até hoje.

ZAP ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Portugueses têm 73,5 mil milhões de euros parados em depósitos à ordem

Em 2020, os portugueses tiveram 73,5 mil milhões de euros parados em contas à ordem, sendo que este é o valor mais elevado desde 2003. Apesar do valor recorde das poupanças das famílias, muito do …

Biden promete dizer a Putin que não o deixará violar os direitos humanos

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu este domingo dizer ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, na sua primeira cimeira, em 16 de junho, que os Estados Unidos não permitirão que a Rússia viole …

Portugal regista dois óbitos e 435 casos de covid-19

Portugal regista, esta segunda-feira, mais duas mortes e 435 casos positivos de covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, foram registados …

TAP com prejuízo de 365,1 milhões no primeiro trimestre. Companhia prestes a fechar com novo CEO

A TAP perdeu 365,1 milhões de euros nos primeiros três meses do ano, um período marcado por restrições nos voos e na mobilidade das pessoas. No próximo mês a companhia ficará a conhecer um novo …

Arizona vai executar presos com o mesmo gás usado em Auschwitz

Há documentos que mostram que o Estado do Arizona, nos EUA, está a planear o uso de cianeto de hidrogénio na execução de presos condenados à pena de morte. É o mesmo gás que os …

OCDE prevê que PIB irá crescer 3,7% em 2021 (e alerta para onda de falências)

O Produto Interno Bruto português vai crescer 3,7% em 2021, menos do que os 4% previstos pelo ministério das Finanças. A previsão é da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que no relatório de …

Deputada Cristina Rodrigues propõe aumento da prescrição em crimes sexuais de menores

A deputada não inscrita Cristina Rodrigues quer aumentar o prazo de prescrição nos crimes sexuais contra crianças, para que possam apresentar queixa até aos 50 anos, respeitando o tempo das vítimas que muitas vezes só …

Revelações sobre atos de espionagem dos EUA a Merkel comprometem a Dinamarca

Novas revelações sobre o escândalo de espionagem realizado pelos Estados Unidos da América (EUA) à chanceler alemã, Angela Merkel, e a outros políticos europeus, comprometem a Dinamarca, cujos serviços secretos terão, alegadamente, contribuído para a …

Boris defende acordo do G7 para passaporte de vacinação contra a covid-19

O primeiro-ministro inglês, Boris Johnson, quer um acordo internacional do G7 para a existência de passaportes de vacina contra a covid-19 e abrir negociações para um "tratado mundial" para se prepararem para futuras pandemias. "Tem que …

Tiroteios com armas de guerra e lista de morte. Guerra de gangues preocupa Braga

A cidade de Braga é assolada há cerca de meio ano por uma guerra entre bairros que está a preocupar as autoridades. O mais recente episódio de violência ocorreu no sábado passado, com um jovem …