Monte Sodoma esconde a maior caverna de sal da Terra

(dr) Anton Chikishev / Hebrew University

Uma equipa de investigadores de Israel acredita que a Caverna Malham no Deserto do Negev é a maior caverna de sal do mundo, medindo mais de 10 quilómetros em comprimento.

“Caverna de sal” é um termo literal. Malham fica sob o Monte Sodoma, a sudoeste do Mar Morto e as suas paredes são feitas do mesmo tipo de sal na mesa da sua cozinha. A datação por radiocarbono sugere que as suas muitas passagens esculpidas pelas ocasionais tempestades de chuva que passam pela região têm cerca de sete mil anos. Mesmo agora, Malham continua a crescer quando a água entra e dissolve mais do sal.

Uma equipa de 80 exploradores de nove países explorou as muitas fissuras da caverna usando ferramentas de medição a laser. O mapa completo e os resultados das suas explorações ainda não foram publicados. Mas, no comunicado, a equipa comparou o comprimento total com o antigo recorde.

“Em comparação, a caverna de sal Qeshm Island, do Irão, agora a segunda maior caverna de sal do mundo, pois mede apenas 6.580 metros“, disseram.

Alcançar esta medida foi um trabalho árduo. “Nós trabalhámos 10 horas por dia debaixo da terra, rastejando por canais de sal gelados, evitando estreitamente estalactites de sal e cristais de sal”, disse Efraim Cohen, do Centro de Pesquisa de cavernas da Universidade Hebraica, em comunicado.

Os especialistas ainda estão a explorar alguns dos lugares mais difíceis de alcançar do sistema de cavernas, disse Cohen, sugerindo que ainda pode ser adicionado um pouco mais de distância ao comprimento total.

O Monte Sodoma fica perto do Mar Morto, um lago salgado que está a diminuir muito. É também o ponto mais baixo da Terra que se estende até a Jordânia, Israel e a Cisjordânia. A montanha fica do lado de fora da Cisjordânia e, segundo a declaração, foi descoberta na década de 1980.

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo mostra que o canguru gigante tinha uma parecença com os pandas

O já extinto canguru gigante tinha uma característica muito semelhante com o panda-gigante dos dias modernos: grandes mandíbulas que lhe permitiam comer alimentos que outros animais não conseguiam. Há mais de 40 mil anos, o sudoeste …

Assunção Cristas contra o "ditador" verde e André Silva contra a "despesista" demagoga

O debate deste sábado, transmitido pela RTP3, sentou frente-a-frente os líderes do CDS e do PAN. Assunção Cristas contou quantas vezes o programa do adversário usa a palavra "proibir" e André Silva acusou os centristas …

Poluição no rio Lis arrasta-se há mais de 20 anos

A poluição na bacia hidrográfica do rio Lis arrasta-se há mais de duas décadas, com o contributo das descargas ilegais das suiniculturas, mas a construção da estação de tratamento de efluentes suinícolas tem sido adiada …

No Quénia, há meninas a faltar às aulas por não terem acesso a tampões

No Quénia, há adolescentes que não têm dinheiro para comprar pensos higiénicos ou tampões. Por isso, faltam às aulas. O Expresso conta a história de uma menina queniana, de 14 anos, que não aguentou ser humilhada …

As sestas podem ser boas amigas do coração

Fazer uma sesta uma ou duas vezes por semana pode reduzir o risco de ataque cardíaco ou AVC. No entanto, se fizer mais sestas do que o recomendado, os benefícios desaparecem. Uma equipa de cientistas decidiu …

Qual o tamanho mínimo para que um planeta possa ser habitável? Cientistas responderam

Uma equipa de cientistas de Harvard revelou o tamanho crítico abaixo do qual um planeta nunca pode ser habitável, mesmo que esteja numa área com uma distância à sua estrela que permita a existência de …

Criatura com "cabeça de canivete suíço" deu origem aos escorpiões e às aranhas

Encontrada no Canadá, esta nova espécie de fóssil provou ser o quelicerado mais antigo, situando a origem dos escorpiões e das aranhas há 500 milhões de anos. Com o tamanho de um dedo polegar, olhos em …

Benfica 2-0 Gil Vicente | "Águia" q.b. bate minhotos aguerridos

O Benfica cumpriu frente ao Gil Vicente, no Estádio da Luz, e venceu por 2-0, com um golo a fechar a primeira parte e outro a abrir a segunda. A formação “encarnada” sentiu muitas dificuldades para …

Há cidades que, em 2050, vão ser quentes demais para se visitar

Em 2050, há cidades que vão ser vítimas do flagelo das alterações climáticas. As altas temperaturas vão impedir que os turistas explorem cada recanto destas metrópoles. Os efeitos das alterações climáticas são cada vez mais visíveis.. …

As legislativas não se ganham nas sondagens, alerta Costa

Após ter sido divulgada mais uma sondagem este sábado, António Costa afirmou que as eleições não se ganham nas sondagens e apelou para a mobilização de modo a garantir a vitória. O secretário-geral do PS, António …