Vídeos de celebridades gerados por Inteligência Artificial estão a ser usados para ensinar matemática, física e engenharia a crianças na internet.
“Ei, tu!”, grita a Kim Kardashian do seu smartphone. “Consegues desenhar esta função num gráfico?”. O ecrã mostra um gráfico simples enquanto Kardashian explica um conceito matemático. Depois, Jordan Peterson junta-se para esclarecer outro ponto.
Se parece surreal, é porque é. Mas para milhões de pessoas nas redes sociais, estes deepfakes de celebridades gerados por IA são a última tendência em termos de conteúdos educativos, graças aos esforços criativos do engenheiro de dados de 23 anos Kabir Knupp, ou “Kab”, como é mais conhecido.
Kab é o cérebro por detrás da Onlock Learning, um canal nas redes sociais onde celebridades geradas por IA ensinam conceitos básicos de matemática, física e engenharia. Os vídeos de Kab são um êxito, com milhões de visualizações e até uma mensagem de Elon Musk, cuja imagem Kab utilizou para explicar logaritmos.
Easy intro to work done in Physics with @subwaysurfers
Disclaimer: The video and audio of @icespicee_ and @MrBeast are deepfakes generated by AI for learning reasons only. pic.twitter.com/qgJSCelNCg
— Onlock (@OnlockLearning) April 1, 2024
A inspiração para a Onlock Learning veio da insatisfação de Kab com o que ele chama de conteúdo “podre” em plataformas como o YouTube Shorts. Depois, perguntou-se se os aspetos viciantes destes vídeos poderiam ser aproveitados para criar algo educativo. Sim, podiam.
Para o conseguir, Kab utiliza cortes rápidos, música energética, legendas e participações especiais de celebridades geradas por IA.
Understand logarithms in under 40 seconds 🔥 pic.twitter.com/UekPFv7TjT
— Onlock (@OnlockLearning) February 17, 2024
“Estas coisas fazem com que nos fixemos no [conteúdo] e tornam-no muito fácil de ver”, disse Kab ao Freethink.
Inicialmente, Kab planeava utilizar as celebridades da IA com moderação, pois um amigo tinha sugerido que poderia ser demasiado piroso. No entanto, quando um dos seus vídeos com o Pai Natal e Buddy the Elf se tornou viral, Kab percebeu que estava no caminho certo.
Kab admite que a sua abordagem pode não ser tão eficaz como os métodos tradicionais. No entanto, o feedback dos espectadores sugere que algumas pessoas estão de facto a aprender com os seus vídeos.
Comentários como “a explicação do bro é melhor do que a do meu professor” e “percebi isto depois de ter chumbado a matemática” indicam que o conteúdo está a ter impacto no público a que se destina.
O derradeiro objetivo de Kab é despertar o interesse dos jovens pela matemática, física e engenharia. Embora a sua estratégia atual envolva celebridades geradas por IA, planeia criar videojogos imersivos onde os utilizadores podem interagir com personagens de IA e explorar tópicos complexos em tempo real.
“São sobretudo os jovens que estão a aprender estas coisas, por isso, porque é que nenhum dos conteúdos, ou a forma como são ministrados, são concebidos ou adaptados aos jovens?”, pergunta Kab.