Soldados russos nunca tinham visto estradas de asfalto

5

EPA/Roman Pilipey

A ideia de Rússia rica e Ucrânia pobre não está correcta, avisa especialista. EUA e Reino Unido reforçam que os russos estão a falhar no terreno.

Vladimir Putin estaria à espera de uma vitória fácil na Ucrânia e até terá criado a ideia (ou alguém lhe criou a ideia) de que os militares russos chegariam a solo ucraniano e seriam recebidos como heróis salvadores. Não está a acontecer.

As tropas russas têm dado sinais de não estarem preparadas para o conflito no solo ucraniano, há equipamentos obsoletos, falta de manutenção e estratégia mal planeada.

E o panorama russo piora ainda mais quando há desinformação interna, de acordo com os Estados Unidos da América.

Nesta quarta-feira os serviços de informações dos EUA informaram que o presidente da Rússia está a ser enganado pelos seus assessores, em relação ao que está realmente a acontecer na guerra.

Putin não sabia que os seus compatriotas estão a recorrer a recrutas – muitos têm morrido em combate – e não terá ainda noção dos danos que as sanções ocidentais causam, ou causarão. Há clima de tensão entre o Governo e as Forças Armadas.

No dia seguinte foi a vez de o Reino Unido, através do chefe do Quartel-General de Comunicações do Governo, afirmar que houve mais falhas do lado russo.

O exército da Rússia pensou que a resistência ucraniana – militares e povo – seria fraca. Além disso, os próprios militares estarão a desobedecer a ordens e a sabotar os próprios equipamentos.

Além disso, um avião russo foi abatido pelos próprios russos, acidentalmente.

A isto junta-se uma análise curiosa de Sergei Sumlenny, especialista alemão em política do Leste Europeu.

Ao jornal Het Nieuwsblad, Sergei (que cresceu na Rússia e trabalhou durante anos na Ucrânia) considera errada a ideia generalizada de que a Ucrânia é um país pobre e que a Rússia é um país rico.

“Há soldados russos na Ucrânia que têm telefonado para casa, para contar que estão a ver estradas de asfalto pela primeira vez”, assegurou o especialista.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

5 Comments

  1. os russos? heróis salvadores? que inventou essa ideia? os ucranianos conseguem ver perfeitamente a destruição que os russos andam a fazer por lá…..de que forma os ucranianos os iam achar como salvadores se eles destróiem tudo por onde passam.

  2. sério que não há estradas de asfalto na rússia, duvido….mas os oligarcas russos, incluindo putin,ficam com o dinheiro todo para eles que nem dá para desenvolver o país

    • Por motivos profissionais já me desloquei inúmeras vezes à Rússia e posso afiançar-lhe que existem estradas alcatroadas nas cidades e imediações. A partir daí começam a rarear.

  3. Se a Rússia é assim tão fraca e tão pobre porque é que o ocidente e a Nato são tão ameaçadoras para a Rússia. A Nato serve apenas para ameaçar a Rússia, nada mais. Dá muito lucro meter medo com a Rússia, vende muitos caças F-35 e muitas armas produzidas pelo império.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.