Soldado que desertou da Coreia do Norte é imune ao antraz (e isso é preocupante)

(dv) KCNA / YONHAP

A “descoberta” provocou vários rumores sobre o governo de Pyongyang estar a testar armas que transportam uma doença letal.

Quando um soldado norte-coreano desertou para a Coreia do Sul, recebeu ajuda médica. Depois de vários exames, anticorpos contra o antraz – doença infecciosa aguda altamente letal – foram encontrados no seu sangue, revela o jornal britânico The Daily Mail, acrescentando que a identidade do militar seria desconhecida.

No entanto, pode se tratar de Oh Chong Song, de 24 anos, que levou quatro tiros ao tentar cruzar a fronteira entre as duas Coreias em novembro e está internado num hospital de Seul. Também pode se tratar de outro soldado que fugiu mais recentemente, a 21 de dezembro.

Os exames médicos mostram que, antes de sair da Coreia do Norte, o desertor foi vacinado contra a doença causada pelo Bacillus anthracis, que se torna altamente letal ao chegar aos pulmões.

De acordo com a agência UPI, o antraz necessita de apenas 24 horas para matar o infetado, além do mais, 80% das pessoas expostas à bactéria morrem quando não tomam antibióticos ou vacina adequados.

Numa sincronia notória, a descoberta de anticorpos do antraz foi feita dias depois de aos meios de comunicação japoneses terem assegurado que o governo da Coreia do Norte estaria a desenvolver ogivas equipadas com a doença.

Ao mesmo tempo, os serviços de informação de Washington e Seul informaram que o país também estaria a efetuar experiências com micróbios causadores da cólera, peste e varíola.

No entanto, a informação foi desmentida por Pyongyang, que a qualificou como “falsas desculpas” dos EUA para iniciar guerra.

“A Coreia do Norte, como parte da Convenção sobre Armas Biológicas, mantém uma posição consistente em oposição ao desenvolvimento, fabricação, armazenamento e possessão de armas biológicas”, afirmou o Instituto de Estudos Americanos da Coreia do Norte, citado pela agência estatal KCNA.

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Nunca viu o resultado de um tiro de arma de guerra que atinja um ser humano? Quatro tiros terão sido muito superficiais,de outro modo teriam de ser de feijões, para que o homem sobrevivesse. Vão chamar parvo a outros,está bem?

  2. As armas da Correia do Norte estão obsoletas, o material chinês encontra-se falsificado. A Coreia do Norte, não tem dinheiro para comprar melhor armas a outros países, estes são os motivos (científicos) de não prejudicarem a vida do desertor! Ainda bem!!! Temos mais um relator do que se passa na Correia do Norte! Haja paciência!!!

    • Caro leitor,
      Obrigado pela sugestão. É efectivamente mais correcto usar “serviços de informação” do que “serviços de inteligência”.

  3. Na guerra da Coreia (1950-1953) os Estados Unidos fizeram ensaios de utilizacao de armas bacteriológicas, como foi provado por uma comissão internacional que examinou os seus crimes de guerra. Assim, parece compreensivel que o governo da Republica Democratica e Popular da Coreia imunize os seus soldados contra esta ameaça. As ameaças do imperialismo não são apenas as da agressão nuclear contra um povo e um governo pacifico que nunca agrediu ninguém.

  4. Só vejo e revejo fascistas e reacionários a falar como se estivessem no tempo da outra ” senhora”
    Sejam mais inteligentes e deixem-se de serem idiotas qb

RESPONDER

Afinal, os deuses da Antiguidade eram às cores (e já as podemos ver)

https://vimeo.com/379277357 Nos nossos livros da escola e em museus de todo o mundo, as obras de arte da antiga Grécia e Roma não têm cores: são simples, puro e branco mármore. Mas será este apenas um mito? …

A sede do petróleo está a levar os povos indígenas do Equador à extinção

Os povos indígenas do Equador estão sob ameaça dos interesses do território em que habitam. Quase metade das reservas equatorianas de petróleo estão debaixo do Parque Nacional Yasuní. Os interesses dos políticos e dos grandes magnatas …

"Lesmas-leopardo" acasalam da forma mais espantosamente bizarra (e ninguém sabe porquê)

As "lesmas-leopardo" têm talvez o acasalamento mais intrigante e espantoso de todo o reino animal. Os biólogos ainda não conseguiram decifrar porque razão estes moluscos acasalam desta forma. Na escuridão da noite, duas grandes "lesmas-leopardo" começam …

Naufrágio romano com 2.000 anos encontrado na Grécia. É um dos maiores do Mar Mediterrâneo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Patras, na Grécia, descobriu os vestígios de um navio romano que naufragou há cerca de 2.000 anos perto da ilha grega de Kefalonia, avança o Greek City Times.  …

Qual é o verdadeiro significado da vida? Um novo estudo pode ajudar com a resposta

Um novo estudo aponta que encontrar significado na nossa vida é algo positivo para a nossa saúde e bem-estar mental, mas o processo de procura tem o efeito contrário. Encontrar significado na nossa vida é uma …

A crise climática vista do Espaço. Vídeo da NASA revela degelo dos glaciares no Alasca

https://vimeo.com/379314673 Um vídeo publicado recentemente pela NASA mostra o derretimento dos glaciares do Alasca visto do Espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos. O nosso planeta está a caminhar a passos largos para uma situação …

Ciência explica porque é que alguns cheiros desencadeiam memórias fortes

O cheirinho de pão acabado de sair do forno pode, por exemplo, funcionar como um portal do tempo, levando-nos de volta àquele pequeno café em Paris que visitámos há alguns anos. Os cheiros têm a capacidade …

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …