Sócrates revela a “verdadeira história” da demissão de Campos e Cunha

Mário Cruz / Lusa

O antigo primeiro-ministro, José Sócrates

O ex-primeiro-ministro José Sócrates rejeita ter pressionado o ministro das Finanças Luís Campos e Cunha para mudar a administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Esta quinta-feira, as respostas do antigo primeiro-ministro às questões dos deputados sobre o banco público deverão chegar ao Parlamento. Mas esta quarta-feira, a TVI avançou algumas respostas de José Sócrates, em que o antigo governante explica “as verdadeiras razões” que levaram à demissão de Campos e Cunha do cargo de ministro das Finanças que ocupou durante quatro meses, em 2005.

“É chegada a hora de responder às provocações desse Senhor e às mentiras que ao longo dos anos foi espalhando em público…e contar a verdadeira história da sua demissão”, escreveu Sócrates, citado pela TVI.

De acordo com o antigo governante, as razões para a saída de Campos e Cunha do Governo não estiveram relacionadas com programas de investimentos prioritários nem com a administração da Caixa Geral de Depósitos, mas sim com a Lei Um Terço.

Segundo o Observador, esta lei que determina que os funcionários públicos aposentados mas a trabalhar passavam a ter de escolher entre um terço do salário e a totalidade da pensão ou vice-versa.

De acordo com a versão de José Sócrates, Campos e Cunha discordava desta lei, mas acabou por aprová-la. “O ministro estava justamente nessa situação (tinha uma reforma do Banco de Portugal). Esta foi a verdadeira razão da sua saída… razão essa que é conhecida por todos os que estavam no governo na altura”, escreveu.

nas mesmas respostas, citadas pela TVI, José Sócrates desmentiu também qualquer pressão para mudar a administração da CGD e nomear Carlos Santos Ferreira e Armando Vara.

“Finalmente quero desmenti-lo. Não é verdade que alguma vez tenha pressionado para mudar a Administração da Caixa Geral de Depósitos. Isso nunca passou de uma miserável falsidade e de uma pobre e lamentável encenação para justificar a sua saída do Governo”, justificou o ex-primeiro-ministro.

Esta última resposta contraria o testemunho de Campos e Cunha, dado na primeira comissão de inquérito à recapitalização da CGD em 2017, quando este afirmou ter sido pressionado por José Sócrates para afastar a administração do banco público. Esta não é a primeira vez que os dois trocam acusações a propósito deste tema.

Contudo, segundo Sócrates, foi o próprio ex-ministro das Finanças a querer substituir o então presidente Vítor Martins. “Dei-lhe carta branca, nunca lhe sugeri nenhum nome. O que aconteceu foi que o Ministério das Finanças não fez nada. A situação da instituição apodrecia. Vários membros do governo chamaram à atenção. É a isso que o antigo ministro chama maliciosamente ‘pressões’.”

Teixeira dos Santos, o ministro das Finanças que veio a seguir e que demitiu a administração da Caixa Geral de Depósitos, assegurou no Parlamento nunca ter sido pressionado por Sócrates, adiantando que o antigo primeiro-ministro o alertou para o “ruído político” que causaria a nomeação de Armando Vara.

Este é apenas um dos temas que surgem nas respostas que José Sócrates quis que fossem divulgadas antes de serem enviadas à comissão de inquérito, e que a TVI avança esta quarta-feira.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Pois é. Mas é muito bom ter um bode expiatorio para tudo de mau que aconteceu em Portugal (josé Socrates)
    Nem sequer as coisas boas que seu governo fez aparecem nas noticias. Mas ele é o culpado das BURLAS no BPN, Banif,e outros bancos. Como se esta gente (banqueiros fossem PS ou esquerda). Ligadinhos a Cavaco estiveram Eles, mas disso ninguem quer saber!!! Tudo da direita e bem direita. Sim foram os Bancos que criaram a CRISE em Portugal. Socrates e seu governo não teve nem 5% da culpa da crise.
    Mas aos cagocefalos, à DIREITA, e outros execraveis seres, incluindo mta cominunicação social, convém afirmar que o culpado é o Sócrates. Por inveja, por odio, por interesse politico.

    • Sr José! Está a atirar areia para cima de quem? Só pode estar a gozar com os portugueses! Um dia a história vai ser escrita sem desculpas nem amigos! Qualquer pessoa com o mínimo de inteligência deve ter vergonha desses tristes anos que dão a parte mais negra e triste da história de Portugal!

    • Só é pena que o senhor não possa ser lançado para outro planeta juntamente com o seu amado sócrates- podia beijar-lhe os pés e deizá-lo desgovernar a sua vida á vontade!

      Ganhe vergonha, seu traidor da pátria!

  2. Coitado do homem. Estava rodeado de gente mentirosa.
    Felizmente que ele não é dessa laia, mas uma pessoa que diz a verdade, verdadinha…

  3. Depois da tanta desfaçatez, de tanta gatunagem e de tanta areia lançar aos olhos do povo, ainda há quem lhe de credito…! Espantoso… mas compreensivel a quem lambeu as migalhas de tanta desbunda deste escroque.
    O bandalho tem os genes do “julio reco” e se está no chao (com muitos milhoes que roubou) deveria estar sete palmos abaixo!

    • ó maria a tua boca é uma autentica pia e bem cheia, cada vez que abres a tampa ejecta werda. o fedor do teu hálito chega aqui a milhares de kms.

      • Vacarias dá para perceber que estarás em Vilar de Maçada ou Angola e és amante do dito cujo. Resta uma duvida: poes-te por baixo ou por cima?
        Pela verborreias que vomitas, será que me andas a seguir? Olhe que eu nao gosto de maricas… só de Homens a sério!
        Vai-te catar monte de esterco.

  4. O verdadeiro motivo! Mas que é que ainda acredita no que diz esta pessoa! Será que ele sabe o significado da verdade? Tudo em volta dia a mentira e dúvida! Os cegos não são os que não vêem mas sim os que não querem ver! Triste povo que tem por hábito condenar os fracos e defender os fortes! As dividas não são para se pagar! É conversa de um qualquer caloteiro e não de um ex primeiro ministro, mas há muito mais exemplos. Quem cabritos vende e cabras não tem? De algum lado lhe vêm! !!!!!!!!!!

  5. É incrível como a comunicação social coloca um microfone á frente de um criminoso e deixa que o mesmo diga o que quer sem direito a contraditório! Que falta de bom senso! Porque não deixar a besta assassina de Santa Comba Dão apresentar um programa na RTP explicando como a GNR o tentou matar, como foi a GNR que matou as outras vítimas e como ele apenas se queria defender … ou outros do mesmo calibre e com estórias da carochinha parecidas …. – seria exactamente a mesma coisa … a diferença está no facto do nº 2 do dito criminoso ser actualmente o PM do país, certamente …. bem escolhido!

RESPONDER

Rio de Janeiro vai ter "réveillon" com espetáculos e fogo de artifício (mas sem público)

O Rio de Janeiro encerrará 2020 com espetáculos e concertos ao vivo em seis palcos montados na cidade brasileira, mas aos quais o público não terá acesso devido à pandemia. Apenas poderá vê-los nas redes …

GP de Portugal. Há 14 casos de covid-19 em equipas de Fórmula 1

Em conferência de imprensa, a Proteção Civil do Algarve revelou que foram identificados 14 casos de covid-19 entre pilotos e staff de equipas da Fórmula 1 que estiveram em Portimão. Foram identificados 14 casos de covid-19 …

Islâmicos "têm o direito" de matar franceses. Twitter retira comentário de ex-primeiro-ministro da Malásia

A rede social Twitter retirou um comentário controverso do antigo primeiro-ministro malaio ​​​​​​​Mahathir Mohamad, relativo ao debate desencadeado pelas palavras do Presidente francês, Emmanuel Macron, sobre o islão. Numa série de mensagens, em que Mahathir Mohamad …

Governo pondera decretar recolher obrigatório e restrições em mais municípios

O Governo está a avaliar avançar com o recolhimento obrigatório e alargar as restrições impostas em Paços de Ferreira, Felgueiras e Lousada a mais municípios, recusando, no entanto, um novo confinamento geral, disse hoje o …

Gigante americana Walmart retira (temporariamente) armas e munições das prateleiras

A gigante de distribuição norte-americana Walmart decidiu retirar temporariamente armas e munições das prateleiras das suas lojas, anunciou na quinta-feira um porta-voz da cadeia. A medida preventiva foi tomada a cinco dias de uma eleição presidencial …

BE afasta para já estado de emergência e defende requisição civil na saúde

A coordenadora do BE afastou para já a necessidade de um novo estado de emergência e defendeu que o Governo utilize toda a capacidade instalada na saúde, se necessário recorrendo à requisição civil dos setores …

Sismo de magnitude 7 abala Turquia e Grécia e provoca mini-tsunami. Pelo menos 4 pessoas morreram

Quatro pessoas morreram no oeste da Turquia, depois de um forte terramoto de magnitude 7 atingir o Mar Egeu na tarde desta sexta-feira. O abalo derrubou edifícios em áreas costeiras e fez pelo menos 120 …

EDP desiste de processo contra o Estado, mas vai levar tarifa social a Bruxelas

A EDP desistiu da litigância judicial com o Estado sobre a contribuição extraordinária sobre o setor energético (CESE), mas vai pedir à Comissão Europeia uma análise sobre o mecanismo de financiamento da tarifa social a …

"Fora com os pretos". Universidades e escolas de Lisboa vandalizadas com mensagens racistas

Várias universidades e escolas secundárias da região de Lisboa foram vandalizadas com mensagens de teor racista e xenófobo. "Viva a Europa Branca" ou "Fora com os pretos" são algumas das frases escritas. Várias pessoas denunciaram esta …

Preços das casas não baixam porque há Fundos a comprar tudo

Apesar de estarmos em plena crise pandémica, os preços das casas não têm sofrido uma baixa significativa. Uma realidade que se pode explicar pelo interesse de alguns Fundos na aquisição de imóveis, com a perspectiva …