Sócrates revela a “verdadeira história” da demissão de Campos e Cunha

Mário Cruz / Lusa

O antigo primeiro-ministro, José Sócrates

O ex-primeiro-ministro José Sócrates rejeita ter pressionado o ministro das Finanças Luís Campos e Cunha para mudar a administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Esta quinta-feira, as respostas do antigo primeiro-ministro às questões dos deputados sobre o banco público deverão chegar ao Parlamento. Mas esta quarta-feira, a TVI avançou algumas respostas de José Sócrates, em que o antigo governante explica “as verdadeiras razões” que levaram à demissão de Campos e Cunha do cargo de ministro das Finanças que ocupou durante quatro meses, em 2005.

“É chegada a hora de responder às provocações desse Senhor e às mentiras que ao longo dos anos foi espalhando em público…e contar a verdadeira história da sua demissão”, escreveu Sócrates, citado pela TVI.

De acordo com o antigo governante, as razões para a saída de Campos e Cunha do Governo não estiveram relacionadas com programas de investimentos prioritários nem com a administração da Caixa Geral de Depósitos, mas sim com a Lei Um Terço.

Segundo o Observador, esta lei que determina que os funcionários públicos aposentados mas a trabalhar passavam a ter de escolher entre um terço do salário e a totalidade da pensão ou vice-versa.

De acordo com a versão de José Sócrates, Campos e Cunha discordava desta lei, mas acabou por aprová-la. “O ministro estava justamente nessa situação (tinha uma reforma do Banco de Portugal). Esta foi a verdadeira razão da sua saída… razão essa que é conhecida por todos os que estavam no governo na altura”, escreveu.

nas mesmas respostas, citadas pela TVI, José Sócrates desmentiu também qualquer pressão para mudar a administração da CGD e nomear Carlos Santos Ferreira e Armando Vara.

“Finalmente quero desmenti-lo. Não é verdade que alguma vez tenha pressionado para mudar a Administração da Caixa Geral de Depósitos. Isso nunca passou de uma miserável falsidade e de uma pobre e lamentável encenação para justificar a sua saída do Governo”, justificou o ex-primeiro-ministro.

Esta última resposta contraria o testemunho de Campos e Cunha, dado na primeira comissão de inquérito à recapitalização da CGD em 2017, quando este afirmou ter sido pressionado por José Sócrates para afastar a administração do banco público. Esta não é a primeira vez que os dois trocam acusações a propósito deste tema.

Contudo, segundo Sócrates, foi o próprio ex-ministro das Finanças a querer substituir o então presidente Vítor Martins. “Dei-lhe carta branca, nunca lhe sugeri nenhum nome. O que aconteceu foi que o Ministério das Finanças não fez nada. A situação da instituição apodrecia. Vários membros do governo chamaram à atenção. É a isso que o antigo ministro chama maliciosamente ‘pressões’.”

Teixeira dos Santos, o ministro das Finanças que veio a seguir e que demitiu a administração da Caixa Geral de Depósitos, assegurou no Parlamento nunca ter sido pressionado por Sócrates, adiantando que o antigo primeiro-ministro o alertou para o “ruído político” que causaria a nomeação de Armando Vara.

Este é apenas um dos temas que surgem nas respostas que José Sócrates quis que fossem divulgadas antes de serem enviadas à comissão de inquérito, e que a TVI avança esta quarta-feira.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Pois é. Mas é muito bom ter um bode expiatorio para tudo de mau que aconteceu em Portugal (josé Socrates)
    Nem sequer as coisas boas que seu governo fez aparecem nas noticias. Mas ele é o culpado das BURLAS no BPN, Banif,e outros bancos. Como se esta gente (banqueiros fossem PS ou esquerda). Ligadinhos a Cavaco estiveram Eles, mas disso ninguem quer saber!!! Tudo da direita e bem direita. Sim foram os Bancos que criaram a CRISE em Portugal. Socrates e seu governo não teve nem 5% da culpa da crise.
    Mas aos cagocefalos, à DIREITA, e outros execraveis seres, incluindo mta cominunicação social, convém afirmar que o culpado é o Sócrates. Por inveja, por odio, por interesse politico.

    • Sr José! Está a atirar areia para cima de quem? Só pode estar a gozar com os portugueses! Um dia a história vai ser escrita sem desculpas nem amigos! Qualquer pessoa com o mínimo de inteligência deve ter vergonha desses tristes anos que dão a parte mais negra e triste da história de Portugal!

    • Só é pena que o senhor não possa ser lançado para outro planeta juntamente com o seu amado sócrates- podia beijar-lhe os pés e deizá-lo desgovernar a sua vida á vontade!

      Ganhe vergonha, seu traidor da pátria!

  2. Coitado do homem. Estava rodeado de gente mentirosa.
    Felizmente que ele não é dessa laia, mas uma pessoa que diz a verdade, verdadinha…

  3. Depois da tanta desfaçatez, de tanta gatunagem e de tanta areia lançar aos olhos do povo, ainda há quem lhe de credito…! Espantoso… mas compreensivel a quem lambeu as migalhas de tanta desbunda deste escroque.
    O bandalho tem os genes do “julio reco” e se está no chao (com muitos milhoes que roubou) deveria estar sete palmos abaixo!

    • ó maria a tua boca é uma autentica pia e bem cheia, cada vez que abres a tampa ejecta werda. o fedor do teu hálito chega aqui a milhares de kms.

      • Vacarias dá para perceber que estarás em Vilar de Maçada ou Angola e és amante do dito cujo. Resta uma duvida: poes-te por baixo ou por cima?
        Pela verborreias que vomitas, será que me andas a seguir? Olhe que eu nao gosto de maricas… só de Homens a sério!
        Vai-te catar monte de esterco.

  4. O verdadeiro motivo! Mas que é que ainda acredita no que diz esta pessoa! Será que ele sabe o significado da verdade? Tudo em volta dia a mentira e dúvida! Os cegos não são os que não vêem mas sim os que não querem ver! Triste povo que tem por hábito condenar os fracos e defender os fortes! As dividas não são para se pagar! É conversa de um qualquer caloteiro e não de um ex primeiro ministro, mas há muito mais exemplos. Quem cabritos vende e cabras não tem? De algum lado lhe vêm! !!!!!!!!!!

  5. É incrível como a comunicação social coloca um microfone á frente de um criminoso e deixa que o mesmo diga o que quer sem direito a contraditório! Que falta de bom senso! Porque não deixar a besta assassina de Santa Comba Dão apresentar um programa na RTP explicando como a GNR o tentou matar, como foi a GNR que matou as outras vítimas e como ele apenas se queria defender … ou outros do mesmo calibre e com estórias da carochinha parecidas …. – seria exactamente a mesma coisa … a diferença está no facto do nº 2 do dito criminoso ser actualmente o PM do país, certamente …. bem escolhido!

RESPONDER

Crânio de mulher decapitada encontrado em caverna no norte de Itália

O crânio de uma mulher, que viveu na Idade da Pedra, fez uma viagem inesperada e acabou no fundo de uma caverna íngreme de Itália. Os arqueólogos acreditam que o acidente tenha ocorrido há cerca …

Inspeção da IGAS admite "responsabilidade deontológica" de médicos em Reguengos

A inspeção ordenada pelo Ministério da Saúde ao surto de covid-19 no lar de Reguengos de Monsaraz admite "responsabilidade deontológica" dos médicos que recusaram visitar a instituição no seguimento de instruções da Ordem dos Médicos …

Desconfinar creches e 1.º ciclo em março é possível, mas com "botão de pânico"

O epidemiologista Manuel Carmo Gomes considera que é possível a partir de meados deste mês abrir creches e primeiro ciclo. Contudo, tem de se estar "sempre pronto para parar". O plano de descofinamento será anunciado pelo …

UEFA suspende árbitro do PSG-Basaksehir (mas afasta conduta racista)

Sebastian Coltescu foi suspenso pela UEFA até ao final da atual temporada, devido a "comportamento impróprio" no jogo entre o PSG e o Basaksehir, mas o  organismo afastou qualquer ação racista do romeno. "Foi decidido suspender …

O maior lagarto do mundo tem uma peculiar história de reprodução

O dragão de Komodo (Varanus komodoensis), o maior lagarto à face da Terra, tem uma estranha história de reprodução, de acordo com uma nova investigação científica levada a cabo pela Universidade Nacional da Austrália. De …

Portal Goal aponta Diego Costa ao Benfica (e até avança valores)

O portal desportivo Goal apontou esta segunda-feira Diego Costa, ex Atlético de Madrid e atualmente sem clube, ao Benfica. De acordo com a mesma fonte, o clube da Luz oferece ao jogador um salário de …

Um mandato com "vários mandatos" dentro. A segunda dinastia de Marcelo começa hoje

Esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa toma posse para um segundo mandato como Presidente da República. Por volta das 10h30, na Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai voltar a pousar a mão direita na …

Groundforce em risco de insolvência. Governo ainda sem soluções

O Governo ainda não tem soluções para resolver o problema dos trabalhadores da Groundforce, indicou o ministro das Infraestruturas e da Habitação numa reunião, esta segunda-feira, com os representantes dos colaboradores. "O ministro informou-nos que não …

Peritos propõem plano para desconfinar lentamente ao longo de um mês e meio

Esta segunda-feira, na reunião no Infarmed, os especialistas apresentaram a sua proposta de plano de desconfinamento. A decisão final do Governo só será conhecida na quinta-feira. De acordo com o Expresso, a proposta de plano de …

Parlamento Europeu levanta imunidade a Carles Puigdemont

O Parlamento Europeu levantou, esta terça-feira, a imunidade parlamentar de que gozavam três eurodeputados independentistas da Catalunha, entre eles o antigo presidente da região, fugidos da justiça espanhola após a tentativa de independência de 2017. O …