Sócrates revela a “verdadeira história” da demissão de Campos e Cunha

Mário Cruz / Lusa

O antigo primeiro-ministro, José Sócrates

O ex-primeiro-ministro José Sócrates rejeita ter pressionado o ministro das Finanças Luís Campos e Cunha para mudar a administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Esta quinta-feira, as respostas do antigo primeiro-ministro às questões dos deputados sobre o banco público deverão chegar ao Parlamento. Mas esta quarta-feira, a TVI avançou algumas respostas de José Sócrates, em que o antigo governante explica “as verdadeiras razões” que levaram à demissão de Campos e Cunha do cargo de ministro das Finanças que ocupou durante quatro meses, em 2005.

“É chegada a hora de responder às provocações desse Senhor e às mentiras que ao longo dos anos foi espalhando em público…e contar a verdadeira história da sua demissão”, escreveu Sócrates, citado pela TVI.

De acordo com o antigo governante, as razões para a saída de Campos e Cunha do Governo não estiveram relacionadas com programas de investimentos prioritários nem com a administração da Caixa Geral de Depósitos, mas sim com a Lei Um Terço.

Segundo o Observador, esta lei que determina que os funcionários públicos aposentados mas a trabalhar passavam a ter de escolher entre um terço do salário e a totalidade da pensão ou vice-versa.

De acordo com a versão de José Sócrates, Campos e Cunha discordava desta lei, mas acabou por aprová-la. “O ministro estava justamente nessa situação (tinha uma reforma do Banco de Portugal). Esta foi a verdadeira razão da sua saída… razão essa que é conhecida por todos os que estavam no governo na altura”, escreveu.

nas mesmas respostas, citadas pela TVI, José Sócrates desmentiu também qualquer pressão para mudar a administração da CGD e nomear Carlos Santos Ferreira e Armando Vara.

“Finalmente quero desmenti-lo. Não é verdade que alguma vez tenha pressionado para mudar a Administração da Caixa Geral de Depósitos. Isso nunca passou de uma miserável falsidade e de uma pobre e lamentável encenação para justificar a sua saída do Governo”, justificou o ex-primeiro-ministro.

Esta última resposta contraria o testemunho de Campos e Cunha, dado na primeira comissão de inquérito à recapitalização da CGD em 2017, quando este afirmou ter sido pressionado por José Sócrates para afastar a administração do banco público. Esta não é a primeira vez que os dois trocam acusações a propósito deste tema.

Contudo, segundo Sócrates, foi o próprio ex-ministro das Finanças a querer substituir o então presidente Vítor Martins. “Dei-lhe carta branca, nunca lhe sugeri nenhum nome. O que aconteceu foi que o Ministério das Finanças não fez nada. A situação da instituição apodrecia. Vários membros do governo chamaram à atenção. É a isso que o antigo ministro chama maliciosamente ‘pressões’.”

Teixeira dos Santos, o ministro das Finanças que veio a seguir e que demitiu a administração da Caixa Geral de Depósitos, assegurou no Parlamento nunca ter sido pressionado por Sócrates, adiantando que o antigo primeiro-ministro o alertou para o “ruído político” que causaria a nomeação de Armando Vara.

Este é apenas um dos temas que surgem nas respostas que José Sócrates quis que fossem divulgadas antes de serem enviadas à comissão de inquérito, e que a TVI avança esta quarta-feira.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Pois é. Mas é muito bom ter um bode expiatorio para tudo de mau que aconteceu em Portugal (josé Socrates)
    Nem sequer as coisas boas que seu governo fez aparecem nas noticias. Mas ele é o culpado das BURLAS no BPN, Banif,e outros bancos. Como se esta gente (banqueiros fossem PS ou esquerda). Ligadinhos a Cavaco estiveram Eles, mas disso ninguem quer saber!!! Tudo da direita e bem direita. Sim foram os Bancos que criaram a CRISE em Portugal. Socrates e seu governo não teve nem 5% da culpa da crise.
    Mas aos cagocefalos, à DIREITA, e outros execraveis seres, incluindo mta cominunicação social, convém afirmar que o culpado é o Sócrates. Por inveja, por odio, por interesse politico.

    • Sr José! Está a atirar areia para cima de quem? Só pode estar a gozar com os portugueses! Um dia a história vai ser escrita sem desculpas nem amigos! Qualquer pessoa com o mínimo de inteligência deve ter vergonha desses tristes anos que dão a parte mais negra e triste da história de Portugal!

    • Só é pena que o senhor não possa ser lançado para outro planeta juntamente com o seu amado sócrates- podia beijar-lhe os pés e deizá-lo desgovernar a sua vida á vontade!

      Ganhe vergonha, seu traidor da pátria!

  2. Coitado do homem. Estava rodeado de gente mentirosa.
    Felizmente que ele não é dessa laia, mas uma pessoa que diz a verdade, verdadinha…

  3. Depois da tanta desfaçatez, de tanta gatunagem e de tanta areia lançar aos olhos do povo, ainda há quem lhe de credito…! Espantoso… mas compreensivel a quem lambeu as migalhas de tanta desbunda deste escroque.
    O bandalho tem os genes do “julio reco” e se está no chao (com muitos milhoes que roubou) deveria estar sete palmos abaixo!

    • ó maria a tua boca é uma autentica pia e bem cheia, cada vez que abres a tampa ejecta werda. o fedor do teu hálito chega aqui a milhares de kms.

      • Vacarias dá para perceber que estarás em Vilar de Maçada ou Angola e és amante do dito cujo. Resta uma duvida: poes-te por baixo ou por cima?
        Pela verborreias que vomitas, será que me andas a seguir? Olhe que eu nao gosto de maricas… só de Homens a sério!
        Vai-te catar monte de esterco.

  4. O verdadeiro motivo! Mas que é que ainda acredita no que diz esta pessoa! Será que ele sabe o significado da verdade? Tudo em volta dia a mentira e dúvida! Os cegos não são os que não vêem mas sim os que não querem ver! Triste povo que tem por hábito condenar os fracos e defender os fortes! As dividas não são para se pagar! É conversa de um qualquer caloteiro e não de um ex primeiro ministro, mas há muito mais exemplos. Quem cabritos vende e cabras não tem? De algum lado lhe vêm! !!!!!!!!!!

  5. É incrível como a comunicação social coloca um microfone á frente de um criminoso e deixa que o mesmo diga o que quer sem direito a contraditório! Que falta de bom senso! Porque não deixar a besta assassina de Santa Comba Dão apresentar um programa na RTP explicando como a GNR o tentou matar, como foi a GNR que matou as outras vítimas e como ele apenas se queria defender … ou outros do mesmo calibre e com estórias da carochinha parecidas …. – seria exactamente a mesma coisa … a diferença está no facto do nº 2 do dito criminoso ser actualmente o PM do país, certamente …. bem escolhido!

RESPONDER

Homem morre nos Estados Unidos depois de receber mais de 50 choques taser na sua detenção

Dos agentes da polícia da cidade de Wilson, no estado norte-americano do Oklahoma, foram nesta quarta-feira acusados de homicídio em segundo grau pela morte de um homem durante a sua detenção. De acordo com o …

TESS fornece novas ideias sobre um mundo ultra-quente

Medições do TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA permitiram aos astrónomos melhorar bastante a sua compreensão do ambiente bizarro de KELT-9b, um dos planetas mais quentes conhecidos. "O factor de estranheza de KELT-9b é alto," …

Bill Gates elenca quatro pilares-chave para combater a pandemia

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, elencou quatro pilares que a sua fundação considera essenciais para combater a pandemia de covid-19, que já matou mais de 520 mil pessoas em todo o mundo. Segundo o norte-americano, …

Tesla já vale mais do que a Toyota, Disney e Coca-Cola

As ações da Tesla chegaram esta quarta-feira a um preço recorde de 1.120 dólares por ação, levando a empresa de Elon Musk a superar a cotação de mercado de grandes empresas como a Coca-Cola ou …

"Não é solução para o país". Costa rejeita Bloco Central e uma esquerda "só para os salários"

O secretário-geral socialista garantiu hoje que vai manter o rumo político e não haverá "Bloco Central" PS/PSD, frisando que recusa aceitar que a esquerda seja incapaz de se entender sobre uma visão comum para o …

RTP contestada por incluir "Baile dos Pretos" na corrida às 7 Maravilhas da Cultura Popular

Um grupo de deputados do PS pede explicações à ministra da Cultura e contesta a RTP por causa de uma das candidaturas finalistas ao programa "Sete Maravilhas da Cultura Popular" que vai começar a ser …

Vieira tramado por "cunha" de Rangel. Juiz pagava 19 mil euros por almoço e fugia a multas com documentos de migrantes

A magistrada Maria José Morgado está a ultimar a acusação da "Operação Lex" e, nesta altura, é quase certo que levará a julgamento o juiz Rui Rangel e Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, além …

"Apagão" de dados. DGS não está a revelar todos os infectados com covid-19

Há casos de infectados com covid-19 que não surgem contabilizados nos boletins diários divulgados pela Direcção Geral de Saúde (DGS). A denúncia é feita por profissionais no terreno que põem em causa a verdadeira dimensão da …

Tensão no Mar do Sul. China em manobras militares, EUA enviam dois porta-aviões nucleares

Os Estados Unidos enviaram os super-porta-aviões nucleares USS Ronald Reagan e USS Nimitz para o Mar do Sul da China, região onde forças navais chinesas estão a realizar exercícios militares. "O nosso objetivo é enviar um …

Portugueses querem Centeno no BdP. 72% considera "muito importante" Champions em Lisboa

Mais de 70% dos portugueses consideram “muito importante” a realização da fase final da Liga dos Campeões europeus de futebol em Portugal e 11,1% acham que é apenas “importante”, segundo um estudo da Eurosondagem divulgado …