Sócrates revoltado. Inquérito à CGD é um “infantil ataque preventivo” do PSD

Mário Cruz / Lusa

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O ex-primeiro-ministro José Sócrates considera que a comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos é uma “infantil manobra tática preventiva” do PSD e “um ataque” a si e aos seus governos.

“Tem como objetivo principal lançar mais outro ataque de caráter sobre mim e sobre o Governo que liderei”, escreve José Sócrates num artigo publicado na edição desta segunda-feira do Jornal de Notícias e na página na internet da TSF.

“O que me parece é estarmos perante uma infantil manobra tática preventiva: acuso-te já para que não me venham a acusar“, escreve Sócrates, acrescentando que “é difícil acreditar que as necessidades atuais de capital da Caixa Geral de Depósitos se devam à responsabilidade do Governo que governou… há cinco anos”.

O ex-primeiro-ministro diz que a Caixa Geral de Depósitos (CGD) foi capitalizada em 2012, “outros bancos fizeram operações idênticas e passados uns anos devolveram (ou estão a devolver) o dinheiro emprestado pelo Estado”.

“Se isso não aconteceu na Caixa é difícil não deduzir que o falhanço no reembolso da dívida e nas necessidades acrescidas de capital tenha a ver com o que se passou nos anos subsequentes”, escreve.

Sócrates afirma ainda “peremptoriamente” que nunca interveio junto da administração da CGD “para que fosse concedido qualquer crédito” e nunca ninguém lhe pediu que o fizesse.

Para o ex-primeiro-ministro, “no centro deste ataque político” está “a imputação feita pelo Ministério Público relativa a Vale do Lobo”, no âmbito da Operação Marquês, em que o ex-primeiro-ministro é arguido.

“Nunca tive conhecimento – nem tinha de ter – de nenhuma decisão da Caixa relativa a esse empreendimento turístico (…), até 2015, altura em que o assunto passou a ser noticiado, não conhecia nem os acionistas nem os gestores nem ninguém ligado a tal empreendimento”, garante.

No artigo, Sócrates considera ainda que a proposta do PSD para a comissão de inquérito visa também “desacreditar tudo o que é público“, sublinhando que “a Caixa teve problemas com créditos concedidos como tiveram todos os bancos em Portugal e no mundo”.

“A iniciativa tem implícita o infame princípio de transformar eventuais más decisões (…) em crimes ou de corrupção ou de amiguismo. Esta é uma estratégia de terra queimada de quem está disposto a pôr de lado os fundamentos do Estado de Direito Democrático julgando sem acusação e condenando sem julgamento. (…) Para a direita política parece que chegou o tempo em que os fins justificam os meios, transformando o espaço da política em território de ‘pequenos inquisidores'”, escreve.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. Eu por acaso nem estava a dar tino a isto do inquérito da Caixa, mas para o Sócrates ter vindo logo dizer “estão a atacar-me”, ele lá saberá o que lá fez – e alguma há-de ter sido.

    • O 44 está mesmo aflito… Oh Socas pq não te calas? Qto mais barafustas mais dás nas vistas. Quem não deve não teme e tu temes o quê? Se temes é pq há gato escondido com o rabo de fora. Deixa que investiguem, criatura!!! Ao menos o povo tira as duvidas… Bolas, pq esse alarido?

  2. Senão tens culpa no cartório não sei qual a tua preocupação!! Vigarista, ladrão já andas á pelo menos 1 década a a roubar, vigarizar e ludibriar tudo e todos e por habito tens te fazer de COITADINHO = Calimero. Da-vas p/ desenho animado, umas vezes és o Calimero, outras o Peter Pan que vive no país do Nunca e outras o Pinóquio. Estavas é muito bem calado, assim todos nós ficamos a saber que tens rabo de palha.

  3. Este facínora do sócrates só devia estar calado pois desde a implantação da república ninguém fez tanto mal ao país e aos portugueses como ele. Anda a contas com a justiça, mas era na prisão que devia estar e obrigado a trabalhos forçados para o resto da vida. Para além de corrupto foi incompetente como governante.

  4. já está tudo não passa de uma cabala. o Sr. de Évora que ainda devia lá estar pensa que é dono das pessoas e ainda pensa em governar.

  5. Como é possivel este preso 44 estar a falar de coisas de há cinco anos. anda uma vida a enganar e agora é um serio homem, tem que responder por varios processos mas ainda anda com amigos influentes que tambem dem e muito a nossa sociedade

  6. Tanto medo, tanta pseudo indignação e tanto esbracejar só faz ver quem andava distraído que realmente é urgente um inquérito parlamentar às “actividades” que fizeram desaparecer milhares de milhões de euros nas mãos de um grupo de “grandes amigos” deste senhor e dos que agora mandam… e que também estão desesperados com o inquérito!

  7. Meu Deus ao que isto chegou!!!!!!!!!!!!!!
    Este malandro a opinar!! Não tem mesmo vergonha na cara, estou tão farto desta “gentalha”, isto começa a ser demais quer seja do PS, PSD, chega de roubar seus malandros. Eu cada vez pago mais impostos e cada vez tenho menos regalias, agora até tenho que ouvir o Socrates a opinar sobre estes assuntos e pedir a Deus para que me dê forças para retirar este meu desejo de que apareça alguém com “tomates” que pregue dois tiros de zagalote na cabeça de dois ou três corruptos destes, pouco me interessa se são do PS ou do PSD.
    Não vejo mesmo outra solução.. ESTOU FARTO DE SER ROUBADO

  8. Então os dementes defensores do Sócrates agira já não vem aqui falar? É que por impossível que pareça ainda havia uns lorpas que o vinham defender… Só espero que de uma vez por todas o enviem para a prisão. De lá não deveria ter saído. Por causa de este animal o País esta de rastos e refém de muitos lobos!

  9. Uma coisa é certa: nos últimos 5 anos, de certeza que nada do que aconteceu na CGD foi da responsabilidade do Sócrates!…
    O PSD esteve os últimos 4 anos no governo e só agora é que ficou “curioso”…
    Estranho…

    • Está completamente enganado, muita coisa pode ser da responsabilidade dele, directa ou indirectamente, não se esqueça que a caixa sempre foi do PS, e se o PSD pede é porque não tem medo, ao contrario do seu amigo que está pelos arames, ganhe tino e não defenda o que é indefensável.

  10. Há certos políticos e partidos que imaginam que isto é tudo deles, é o caso deste senhor e da troika governativa, antes todos os inquéritos estavam corretos à banca privada agora aqui d’el-rei que nada está a ser justo embora vão cedendo porque daria demasiado nas vistas se o não fizessem, em todo o caso será melhor que essa gente se convença que não pretendemos chegar a um regime como em Angola ou Venezuela.

  11. Não tardou e apareceu 1 obstinado pelo ladrão do Sócrates. Tanta ignorância….. Não dá para acreditar como é q alguém o defende…. É mau demais!

  12. O homem sente-se Invisivel porque ninguém o apanha. Então só resta gritar..
    – Ei estou aqui!! Venham me caçar!! Não me estão a ver????

RESPONDER

Mais duas mortes e 501 casos nas últimas 24 horas em Portugal

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que Portugal registou, nas últimas 24 horas, 501 novos casos de covid-19. O relatório desta quinta-feira (15 de abril) dá também conta de mais duas mortes …

PCP quer criar crime de enriquecimento injustificado com pena agravada para políticos

O PCP propôs esta quinta-feira, no Parlamento, a criação do crime de enriquecimento injustificado, com penas até três anos, mas que é agravado para titulares de cargos políticos e públicos, até aos cinco. O projeto dos …

Câmara de Lisboa estende testagem gratuita a todos os moradores

A Câmara de Lisboa decidiu alargar, a partir de quinta-feira, a testagem gratuita nas farmácias à covid-19 a todos os moradores, deixando o programa de estar limitado às freguesias com maior incidência da doença, foi …

"Fechaduras", testemunha do julgamento de Tancos, está em parte incerta

Paulo Lemos, conhecido como "Fechaduras", testemunha da acusação e da defesa no caso de Tancos, não compareceu em 08 de março à audiência e voltou a não aparecer esta quinta-feira, com o Tribunal de Santarém …

General que lidera o SIRESP apresenta demissão

O Diário de Notícias avança, esta quinta-feira, que o general que lidera o SIRESP apresentou demissão, tendo invocado "razões pessoais". De acordo com o Diário de Notícias, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, já recebeu …

Agente que matou Daunte Wright vai ser acusada por homicídio de segundo grau

A polícia que matou a tiro, no domingo, um jovem afro-americano em Brooklyn Center, no Minnesota, Estados Unidos, vai ser acusada por homicídio de segundo grau. Depois de ter apresentado a demissão da polícia de Brooklyn …

Sócrates acusa juiz de ir "além do seu poder" e PS de "profunda canalhice"

O ex-primeiro-ministro afirmou que o juiz de instrução "não tem o direito" de o indiciar "de crimes novos" e acusou o "mandante" de Fernando Medina na liderança do PS de "profunda canalhice". Foi a primeira entrevista …

Ana Gomes critica "silêncio ensurdecedor" do PS (e teme que ainda exista "o culto de Sócrates")

A ex-candidata à Presidência da República Ana Gomes criticou esta quinta-feira António Costa e outros dirigentes do PS por se manterem em silêncio relativamente ao caso Operação Marquês e responsabilizou vários governos pela ineficácia no …

Líder do CDS/Madeira recebeu 30 mil euros do financiador do Chega, a seis semanas das regionais

Rui Barreto, líder do CDS na Madeira, recebeu um total de 29.880 euros de César do Paço, o conhecido financiador do Chega. O "empréstimo" foi concedido a poucas semanas das eleições regionais que levaram o …

Autarcas e bombeiros exigem que Governo mantenha SIRESP a funcionar

As declarações do presidente da Altice Portugal de que o SIRESP ia "acabar a 30 de junho" fizeram soar os alarmes. Autarcas e bombeiros querem que o Governo mantenha a rede de emergência. Na quarta-feira, em …