Marques Mendes acredita que Sócrates tem ajudado a extrema-direita a crescer

Mário Cruz / Lusa

Luís Marques Mendes

Segundo Luís Marques Mendes, José Sócrates “tem dado um contributo enorme, enorme, enorme para o crescimento da extrema-direita em Portugal”.

No seu habitual espaço de comentário no Jornal da Noite da SIC, Luís Marques Mendes defendeu que a decisão instrutória da Operação Marquês “foi um arraso na confiança das pessoas na justiça”.

“Há uma situação de descrença e desconfiança em relação à justiça e às instituições”, garante, apontando que em Portugal esses indicadores “nunca estiveram num nível tão baixo”, referiu.



Marques Mendes criticou o antigo primeiro-ministro pelo seu mau exemplo, pois além de “ativo tóxico”, “tem dado um contributo enorme, enorme, enorme para o crescimento da extrema-direita em Portugal”, afirmou o comentador.

O ex-deputado do PSD frisa que é “obrigatório” os responsáveis políticos e institucionais tomarem uma “posição pública” sobre esta “crise e degradação” da justiça, e apontarem formas de resolver o problema no futuro.

De acordo com Marques Mendes, uma das formas poderá ser a proposta de lei apresentada aos partidos pela Associação Sindical dos Juízes Portugueses, referentes às declarações de rendimentos e património dos titulares de cargos públicos.

Contudo, o comentador diz não perceber como o Governo deu a entender “que não quer fazer nada”. “Espero que os outros partidos , com o PSD à cabeça, tomem a iniciativa de avançar com isto”, concluiu.

Relativamente às reações à Operação Marquês, Marques Mendes destaca a entrevista de José Sócrates à TVI e classifica a prestação do ex-primeiro-ministro: “igual a si próprio”, “egocêntrico”, “violento”, “sempre a fazer-se de vítima” e quase ameaçando o jornalista.

“Tem uma relação muito difícil com a verdade, sempre teve”, acrescentou. “Houve um momento em que Sócrates se matou politicamente”, recordou, referindo-se ao facto de não ter explicado as suspeitas de corrupção, nem a razão de viver “na dependência de um amigo que era lobista do mundo empresarial.”

Marques Mendes considera ainda que que Fernando Medina “falou bem” ao criticar Sócrates, e que é natural o PS não defender o seu ex-líder, mas sublinha que o PS devia fazer uma “reflexão” sobre o que aconteceu.

Em relação à pandemia, o comentador mostrou-se otimista e acredita que a terceira fase de desconfinamento vai acontecer “com alguma tranquilidade e segurança”. Ainda assim,   pediu prudência.

Questionado sobre o processo de vacinação, Luís Marques Mendes prevê também um cenário positivo, lembrando que as 183 mil doses administradas este fim-de-semana, um “ótimo sinal”.

Por fim, Marques Mendes deu ainda um parecer sobre algumas escolhas do PSD para as autarquias do país e apontou alguns erros desnecessários, sendo o maior de todos a escolha da candidata à Amadora, Susana Garcia, uma pessoa identificada com o Chega. “O PSD perde no país sem ganhar nada na Amadora”, concluiu.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Bem… Este pequenino não sabe mesmo o que diz… um tipo de “esquerda” a ajudar a extrema direita a crescer… Para além de bufo e papagaio, não tem muito que se lhe diga em termos de inteligência. Há realmente quem está a ajudar a extrema direita a crescer! A extrema direita camuflada! Tipo… A incompetência absurda do Rui Rio e a total inexperiência do “puto” do CDS. Ent~~ao a extrema direita vai buscar apoiantes á… esquerda? Bai sonhare, ó pequenino!
    “Por fim, Marques Mendes deu ainda um parecer sobre algumas escolhas do PSD para as autarquias do país e apontou alguns erros desnecessários, sendo o maior de todos a escolha da candidata à Amadora, Susana Garcia, uma pessoa identificada com o Chega.” Sim… Depois é o Sócrates que está a ajudar a extrema direita a crescer. É que nem coerente ele consegue ser… Cresce e aparece!

RESPONDER

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …