/

Marques Mendes acredita que Sócrates tem ajudado a extrema-direita a crescer

3

Mário Cruz / Lusa

Luís Marques Mendes

Segundo Luís Marques Mendes, José Sócrates “tem dado um contributo enorme, enorme, enorme para o crescimento da extrema-direita em Portugal”.

No seu habitual espaço de comentário no Jornal da Noite da SIC, Luís Marques Mendes defendeu que a decisão instrutória da Operação Marquês “foi um arraso na confiança das pessoas na justiça”.

“Há uma situação de descrença e desconfiança em relação à justiça e às instituições”, garante, apontando que em Portugal esses indicadores “nunca estiveram num nível tão baixo”, referiu.

Marques Mendes criticou o antigo primeiro-ministro pelo seu mau exemplo, pois além de “ativo tóxico”, “tem dado um contributo enorme, enorme, enorme para o crescimento da extrema-direita em Portugal”, afirmou o comentador.

O ex-deputado do PSD frisa que é “obrigatório” os responsáveis políticos e institucionais tomarem uma “posição pública” sobre esta “crise e degradação” da justiça, e apontarem formas de resolver o problema no futuro.

De acordo com Marques Mendes, uma das formas poderá ser a proposta de lei apresentada aos partidos pela Associação Sindical dos Juízes Portugueses, referentes às declarações de rendimentos e património dos titulares de cargos públicos.

Contudo, o comentador diz não perceber como o Governo deu a entender “que não quer fazer nada”. “Espero que os outros partidos , com o PSD à cabeça, tomem a iniciativa de avançar com isto”, concluiu.

Relativamente às reações à Operação Marquês, Marques Mendes destaca a entrevista de José Sócrates à TVI e classifica a prestação do ex-primeiro-ministro: “igual a si próprio”, “egocêntrico”, “violento”, “sempre a fazer-se de vítima” e quase ameaçando o jornalista.

“Tem uma relação muito difícil com a verdade, sempre teve”, acrescentou. “Houve um momento em que Sócrates se matou politicamente”, recordou, referindo-se ao facto de não ter explicado as suspeitas de corrupção, nem a razão de viver “na dependência de um amigo que era lobista do mundo empresarial.”

Marques Mendes considera ainda que que Fernando Medina “falou bem” ao criticar Sócrates, e que é natural o PS não defender o seu ex-líder, mas sublinha que o PS devia fazer uma “reflexão” sobre o que aconteceu.

Em relação à pandemia, o comentador mostrou-se otimista e acredita que a terceira fase de desconfinamento vai acontecer “com alguma tranquilidade e segurança”. Ainda assim,   pediu prudência.

Questionado sobre o processo de vacinação, Luís Marques Mendes prevê também um cenário positivo, lembrando que as 183 mil doses administradas este fim-de-semana, um “ótimo sinal”.

Por fim, Marques Mendes deu ainda um parecer sobre algumas escolhas do PSD para as autarquias do país e apontou alguns erros desnecessários, sendo o maior de todos a escolha da candidata à Amadora, Susana Garcia, uma pessoa identificada com o Chega. “O PSD perde no país sem ganhar nada na Amadora”, concluiu.

Ana Isabel Moura, ZAP //

3 Comments

  1. Bem… Este pequenino não sabe mesmo o que diz… um tipo de “esquerda” a ajudar a extrema direita a crescer… Para além de bufo e papagaio, não tem muito que se lhe diga em termos de inteligência. Há realmente quem está a ajudar a extrema direita a crescer! A extrema direita camuflada! Tipo… A incompetência absurda do Rui Rio e a total inexperiência do “puto” do CDS. Ent~~ao a extrema direita vai buscar apoiantes á… esquerda? Bai sonhare, ó pequenino!
    “Por fim, Marques Mendes deu ainda um parecer sobre algumas escolhas do PSD para as autarquias do país e apontou alguns erros desnecessários, sendo o maior de todos a escolha da candidata à Amadora, Susana Garcia, uma pessoa identificada com o Chega.” Sim… Depois é o Sócrates que está a ajudar a extrema direita a crescer. É que nem coerente ele consegue ser… Cresce e aparece!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.