Sobrinho de Kim Jong-un está cansado de fugir do tio

Depois de perder o pai num ataque com armas químicas, Kim Han-sol refugiou-se fora da Coreia do Norte. Aos 21 anos, o sobrinho do líder norte-coreano foge da perseguição de um dos homens mais poderosos do mundo, que segundo um canal sul coreano estará envolvido na morte do irmão.

De acordo com informações da TV Chosun, Kim Han-sol é filho de Kim Jong-nam, meio irmão Kim Jong-un, que em fevereiro foi morto num aeroporto da Malásia. Duas mulheres são suspeitas de terem usado uma arma química, o VX, para o assassinar.

Após a morte do pai, Kim Han-sol vive sob “proteção ferrenha” da mãe, Ri Hye-kyong, que também protege a filha de 19 anos, Kim Sol-hui. “Isso mantém Kim Han-sol seguro, mas também o deixa frustrado”, explicou o canal.

De acordo com a mesma estação, o jovem ter-se-à tornado alcoólico, e desenvolveu o hábito de ingerir bebidas alcoólicas durante o dia, devido à fuga a que a família tem sido sujeita desde a morte do pai – que de acordo com a imprensa sul-coreana terá tido a participação direta do líder norte coreano.

“Kim Han-sol tem dito às pessoas que o rodeiam que está feliz por sentir que a sua família está segura, mas o programa de proteção é sufocante, e lamenta que tivesse mais liberdade em Macau”, diz o canal de TV sul-coreano.

Primogénito do ex-líder norte-coreano Kim Jong-il, Kim Jong-nam foi preterido a favor de Kim Jong-un. Antes de ser assassinado, vivia com a família em Macau, onde trabalhava num hotel. O seu exílio da Coreia do Norte começou em 2001.

(cv) The New York times

Kim Han-sol, filho de Kim Jong-nam e sobrinho de Kim Jong-un, bisneto de Kim Il-sung

O interesse na morte de Kim Han-sol é justificado. Acredita-se que este é o último sobrevivente da descendência Baekdu, a linhagem direta do fundador da Coreia do Norte, Kim Il-sung, e do seu filho Kim Jong-il, o que poderia transformá-lo numa ameaça potencial para o tio, Kim Jong-un.

E na realidade, desde que subiu ao poder após a morte do pai, em 2011, o atual líder norte-coreano tem eliminado consistentemente todas as ameaças à sua posição.

Numa entrevista aos meios de comunicação finlandeses em 2012, Kim Han-sol criticou abertamente o regime norte-coreano e o governo do tio, dizendo que sempre sonhou um dia retornar à pátria para “melhorar as coisas”. Na altura da entrevista, Kim estudava num colégio internacional na Bósnia, e passou por uma experiência educacional na França.

O paradeiro do sobrinho de Kim Jong-un e da família é desconhecido, embora os governos da Holanda, China, Estados Unidos tenham oferecido asilo à família.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

      • Concordo, só não concordo com o dizerem que um louco é um dos homens mais poderosos do Mundo, sem ser no seu país este sr tem poderes para???
        Por esse prisma qualquer presidente de qualquer país pode ser “um dos homens mais poderosos do mundo”.
        E não vale a pena andar sempre a insistir na 3ª guerra mundial porque não irá haver nenhuma 3ª guerra mundial, esqueçam isso.

RESPONDER

Numa vila turca, os muçulmanos têm rezado na direção errada durante décadas

Os muçulmanos de uma pequena aldeia no oeste da Turquia foram obrigados a ajustar as suas orações, depois de descobrirem que estavam a rezar na direção errada durante décadas.  A descoberta partiu do imã Isa Kaya, …

Há um superaglomerado de galáxias escondido no Universo primitivo

É a maior estrutura astronómica alguma vez conhecida do antigo Universo. As evidências sugerem que a sua massa seja equivalente às maiores estruturas encontradas no Universo atual. A equipa de investigadores, liderada por Olga Cucciati, do …

Trump anuncia saída dos EUA de tratado nuclear com a Rússia

Os Estados Unidos vão retirar-se de um tratado sobre armas nucleares assinado com a Rússia durante a Guerra Fria, anunciou hoje o presidente norte-americano, Donald Trump, acusando Moscovo de violar o acordo “há muitos anos”. “A …

Os portugueses têm menos filhos do que gostariam

A diretora da representação do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) disse que em Portugal a fertilidade desejada está bastante abaixo da realizada, tendo o país uma taxa de fecundidade baixa. Mónica Ferro, que neste …

"Piranha" da era dos dinossauros aterrorizou os mares do Jurássico

Uma nova espécie de peixe, semelhante a uma piranha e que viveu há 150 milhões, no tempo dos dinossauros, é descrita na edição desta sexta-feira da revista científica Current Biology. O peixe ósseo tinha dentes como …

OE2019. Bloco anuncia voto a favor, Rio critica "orgia orçamental"

O Bloco de Esquerda reagiu à proposta de Orçamento de Estado de 2019, afirmando que o partido vai votar a favor do documento na sua generalidade. Já Rui Rio, em sentido oposto, vai propor à Comissão …

Lâminas de gelo na lua Europa vão dificultar a sua exploração

A lua Europa, uma das principais candidatas para procurar vida fora da Terra, tem uma espécie de floresta de lâminas de gelo que pode dificultar a aterragem de veículos espaciais. Um estudo recente, publicado na Nature …

Milhares de londrinos saíram à rua para pedir novo referendo sobre o Brexit

Centenas de milhares de pessoas saíram este sábado às ruas de Londres para protestar contra o ‘Brexit’, a decisão do Reino Unido de sair da União Europeia, e em defesa de um novo referendo. Segundo a …

Em Monchique, as máquinas de lavar roupa usadas são abrigos para gatos

Máquinas de lavar e de secar roupa usadas estão a ser transformadas em obras de arte urbana para abrigar gatos na vila de Monchique, no Algarve, num projeto pioneiro no sul do país implementado pela …

Cientistas criam a câmara mais rápida do mundo para captar lasers

Três cientistas criaram uma tecnologia chamada "Fotografia ultra-rápida compactada de 10 biliões de frames por segundo" (T-CUP). Cem vezes mais rápida que o método de gravação mais rápido anteriormente usado. Investigadores a trabalhar com lasers avançados …