Sobrinho de Kim Jong-un está cansado de fugir do tio

Depois de perder o pai num ataque com armas químicas, Kim Han-sol refugiou-se fora da Coreia do Norte. Aos 21 anos, o sobrinho do líder norte-coreano foge da perseguição de um dos homens mais poderosos do mundo, que segundo um canal sul coreano estará envolvido na morte do irmão.

De acordo com informações da TV Chosun, Kim Han-sol é filho de Kim Jong-nam, meio irmão Kim Jong-un, que em fevereiro foi morto num aeroporto da Malásia. Duas mulheres são suspeitas de terem usado uma arma química, o VX, para o assassinar.

Após a morte do pai, Kim Han-sol vive sob “proteção ferrenha” da mãe, Ri Hye-kyong, que também protege a filha de 19 anos, Kim Sol-hui. “Isso mantém Kim Han-sol seguro, mas também o deixa frustrado”, explicou o canal.

De acordo com a mesma estação, o jovem ter-se-à tornado alcoólico, e desenvolveu o hábito de ingerir bebidas alcoólicas durante o dia, devido à fuga a que a família tem sido sujeita desde a morte do pai – que de acordo com a imprensa sul-coreana terá tido a participação direta do líder norte coreano.

“Kim Han-sol tem dito às pessoas que o rodeiam que está feliz por sentir que a sua família está segura, mas o programa de proteção é sufocante, e lamenta que tivesse mais liberdade em Macau”, diz o canal de TV sul-coreano.

Primogénito do ex-líder norte-coreano Kim Jong-il, Kim Jong-nam foi preterido a favor de Kim Jong-un. Antes de ser assassinado, vivia com a família em Macau, onde trabalhava num hotel. O seu exílio da Coreia do Norte começou em 2001.

(cv) The New York times

Kim Han-sol, filho de Kim Jong-nam e sobrinho de Kim Jong-un, bisneto de Kim Il-sung

O interesse na morte de Kim Han-sol é justificado. Acredita-se que este é o último sobrevivente da descendência Baekdu, a linhagem direta do fundador da Coreia do Norte, Kim Il-sung, e do seu filho Kim Jong-il, o que poderia transformá-lo numa ameaça potencial para o tio, Kim Jong-un.

E na realidade, desde que subiu ao poder após a morte do pai, em 2011, o atual líder norte-coreano tem eliminado consistentemente todas as ameaças à sua posição.

Numa entrevista aos meios de comunicação finlandeses em 2012, Kim Han-sol criticou abertamente o regime norte-coreano e o governo do tio, dizendo que sempre sonhou um dia retornar à pátria para “melhorar as coisas”. Na altura da entrevista, Kim estudava num colégio internacional na Bósnia, e passou por uma experiência educacional na França.

O paradeiro do sobrinho de Kim Jong-un e da família é desconhecido, embora os governos da Holanda, China, Estados Unidos tenham oferecido asilo à família.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

      • Concordo, só não concordo com o dizerem que um louco é um dos homens mais poderosos do Mundo, sem ser no seu país este sr tem poderes para???
        Por esse prisma qualquer presidente de qualquer país pode ser “um dos homens mais poderosos do mundo”.
        E não vale a pena andar sempre a insistir na 3ª guerra mundial porque não irá haver nenhuma 3ª guerra mundial, esqueçam isso.

RESPONDER

Queda de helicóptero da TV Globo faz duas vítimas mortais

Um helicóptero da Rede Globo caiu, esta terça-feira, na Praia do Pina, no Recife, provocando duas vítimas mortais. Um helicóptero da TV Globo caiu esta terça-feira na praia do Pina, em Boa Viagem, na zona sul …

Tribunal de Beja pediu exame psiquiátrico a um morto

A Directora de Psiquiatria do Hospital de Beja nem queria acreditar quando recebeu do tribunal da cidade uma solicitação para realizar uma perícia médico-legal psiquiátrica a um morto. "Obviamente, não é possível", foi a resposta. Ana …

Erupção violenta no vulcão Mayon pode estar iminente. 40 mil pessoas procuram abrigo

O monte Mayon, o vulcão mais ativo das Filipinas, continuou esta terça-feira a emitir lava e cinzas, obrigando cerca de 40 mil habitantes a procurar abrigo em centros de evacuação. A lava foi projetada até 700 …

Polícia quer enviar cães pisteiros à Casa dos Horrores para procurar cadáveres

A polícia norte-americana quer enviar cães pisteiros nas novas buscas à casa do casal Turpin, acusado de ter mantido em cativeiro durante vários anos os seus 13 filhos, em Perris, na Califórnia, para procurar eventuais …

Portugueses fogem da Venezuela e refazem a vida em Madrid

Madrid é uma cidade de refúgio de muitos luso-venezuelanos, principalmente jovens da segunda e terceira geração de emigrantes portugueses, que falam melhor castelhano e que tiveram de sair da Venezuela. "Viemos para Madrid devido à situação …

Corrida para evitar a nova lei já esgotou os eucaliptos nos viveiros

A semente de eucalipto mais recomendada pelas celuloses, por crescer mais depressa, está esgotada nos viveiros devido à corrida dos proprietários que tentam fazer novas plantações antes da entrada em vigor da nova lei que …

"Tinham que meter Manuel Vicente no processo"

Orlando Figueira, o ex-procurador do Ministério Público (MP) acusado de ter recebido subornos de Manuel Vicente, o ex-vice-presidente de Angola, negou todas as acusações de que é alvo. Em tribunal, Figueira ilibou Manuel Vicente e …

Nem escondido num porta-bagagens Puigdemont vai poder regressar a Espanha

Espanha montou um sistema de vigilância para assegurar a prisão do líder independentista Carles Puigdemont no caso de este tentar regressar à Catalunha, mesmo que tente voltar escondido num porta-bagagens. O ministro da Administração Interna espanhol, …

Papa Francisco pede desculpa por ter "magoado" vítimas de abusos sexuais

Esta segunda-feira, Papa Francisco pediu desculpa às vítimas por ter usado uma expressão menos feliz ao exigir que apresentem provas de que o bispo chileno Juan Barros encobriu um sacerdote condenado por abusos sexuais. Durante a …

75 famílias afetadas pelos incêndios aceitaram indemnizações propostas

A Provedora da Justiça revelou que 75 famílias afetadas pelos incêndios de junho e outubro aceitaram as indemnizações propostas. De acordo com o Jornal de Notícias, até esta terça-feira, a Provedora de Justiça recebeu 162 requerimentos …