Sobrinho de Kim Jong-un está cansado de fugir do tio

Depois de perder o pai num ataque com armas químicas, Kim Han-sol refugiou-se fora da Coreia do Norte. Aos 21 anos, o sobrinho do líder norte-coreano foge da perseguição de um dos homens mais poderosos do mundo, que segundo um canal sul coreano estará envolvido na morte do irmão.

De acordo com informações da TV Chosun, Kim Han-sol é filho de Kim Jong-nam, meio irmão Kim Jong-un, que em fevereiro foi morto num aeroporto da Malásia. Duas mulheres são suspeitas de terem usado uma arma química, o VX, para o assassinar.

Após a morte do pai, Kim Han-sol vive sob “proteção ferrenha” da mãe, Ri Hye-kyong, que também protege a filha de 19 anos, Kim Sol-hui. “Isso mantém Kim Han-sol seguro, mas também o deixa frustrado”, explicou o canal.

De acordo com a mesma estação, o jovem ter-se-à tornado alcoólico, e desenvolveu o hábito de ingerir bebidas alcoólicas durante o dia, devido à fuga a que a família tem sido sujeita desde a morte do pai – que de acordo com a imprensa sul-coreana terá tido a participação direta do líder norte coreano.

“Kim Han-sol tem dito às pessoas que o rodeiam que está feliz por sentir que a sua família está segura, mas o programa de proteção é sufocante, e lamenta que tivesse mais liberdade em Macau”, diz o canal de TV sul-coreano.

Primogénito do ex-líder norte-coreano Kim Jong-il, Kim Jong-nam foi preterido a favor de Kim Jong-un. Antes de ser assassinado, vivia com a família em Macau, onde trabalhava num hotel. O seu exílio da Coreia do Norte começou em 2001.

(cv) The New York times

Kim Han-sol, filho de Kim Jong-nam e sobrinho de Kim Jong-un, bisneto de Kim Il-sung

O interesse na morte de Kim Han-sol é justificado. Acredita-se que este é o último sobrevivente da descendência Baekdu, a linhagem direta do fundador da Coreia do Norte, Kim Il-sung, e do seu filho Kim Jong-il, o que poderia transformá-lo numa ameaça potencial para o tio, Kim Jong-un.

E na realidade, desde que subiu ao poder após a morte do pai, em 2011, o atual líder norte-coreano tem eliminado consistentemente todas as ameaças à sua posição.

Numa entrevista aos meios de comunicação finlandeses em 2012, Kim Han-sol criticou abertamente o regime norte-coreano e o governo do tio, dizendo que sempre sonhou um dia retornar à pátria para “melhorar as coisas”. Na altura da entrevista, Kim estudava num colégio internacional na Bósnia, e passou por uma experiência educacional na França.

O paradeiro do sobrinho de Kim Jong-un e da família é desconhecido, embora os governos da Holanda, China, Estados Unidos tenham oferecido asilo à família.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

      • Concordo, só não concordo com o dizerem que um louco é um dos homens mais poderosos do Mundo, sem ser no seu país este sr tem poderes para???
        Por esse prisma qualquer presidente de qualquer país pode ser “um dos homens mais poderosos do mundo”.
        E não vale a pena andar sempre a insistir na 3ª guerra mundial porque não irá haver nenhuma 3ª guerra mundial, esqueçam isso.

RESPONDER

Ator britânico esteve morto 7 minutos. Agora pinta o que viu no "além"

Shiv Grewal, ator britânico da companhia de teatro Royal Shakespeare Company, sofreu um ataque cardíaco há 5 anos, ficando durante 7 minutos em morte clínica. Agora, revela através da sua arte o que acredita ser …

Já há provas: Homem de Neandertal ocupou Vale do Côa antes do Homo sapiens sapiens

Uma equipa multidisciplinar colocou a descoberto, no Vale do Côa, provas que mostram "com clareza" que o homem de Neandertal ocupou de forma continuada aquele território antes da chegada do Homo sapiens sapiens. "A presença continuada …

Cristiano Ronaldo diz que foi "uma decisão fácil" escolher a Juventus

O futebolista português disse que escolher a Juventus "foi uma decisão fácil", tendo em conta a dimensão do clube campeão italiano, pelo qual assinou por quatro anos, após nove épocas no Real Madrid. "Como disse muitas …

Trump e Putin congratulam-se com cimeira "produtiva e útil"

Os Presidentes dos EUA e da Rússia congratularam-se, em Helsínquia, com a sua primeira cimeira, que consideraram produtiva e muito útil, respetivamente. “Acabo de concluir uma reunião com o Presidente Vladimir Putin sobre uma série de …

Apenas 9% da população idosa portuguesa é saudável

A população idosa portuguesa tem baixos níveis de saúde, em comparação com a de outros países europeus, de acordo com “o maior estudo” sobre envelhecimento realizado na Europa e esta segunda-feira divulgado pela Universidade de …

Câmara de Lisboa vai sortear casas a preços baixos para a classe média

A Câmara de Lisboa assina, nesta segunda-feira, um protocolo com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social que lhe vai permitir sortear vários imóveis desta entidade, para arrendamento a preços baixos, por famílias da …

"Num país a sério, já havia chefes militares e um ministro demitido"

"O caso de Tancos é uma vergonha nacional." Palavras de Luís Marques Mendes que no seu habitual espaço de comentário na SIC, referiu ainda "se este fosse um país a sério, já havia chefes militares …

Adeptos da Juventus receberam Ronaldo em delírio (e com um pedido especial)

A loucura tomou conta da cidade de Turim, casa da Juventus, com a chegada de Cristiano Ronaldo. O jogador português é hoje apresentado oficialmente como reforço do clube italiano, após nove épocas no Real Madrid, …

Pensões atribuídas este ano pela Segurança Social vão ser recalculadas

As pensões atribuídas este ano pela Segurança Social vão ser recalculadas, de acordo com a portaria publicada esta segunda-feira em Diário da República, que permite revalorizar os salários que servem de base ao cálculo das …

Mergulhador disse-lhe para meter o submarino onde dói mais. Musk chamou-lhe "pedófilo"

Elon Musk, o multi-milionário da Tesla, envolveu-se numa acesa troca de insultos no Twitter com um dos mergulhadores que participaram no resgate das 12 crianças da Tailândia, chegando mesmo a chamar-lhe "pedófilo". O CEO da Tesla …