Sobrinho de Kim Jong-un está cansado de fugir do tio

Depois de perder o pai num ataque com armas químicas, Kim Han-sol refugiou-se fora da Coreia do Norte. Aos 21 anos, o sobrinho do líder norte-coreano foge da perseguição de um dos homens mais poderosos do mundo, que segundo um canal sul coreano estará envolvido na morte do irmão.

De acordo com informações da TV Chosun, Kim Han-sol é filho de Kim Jong-nam, meio irmão Kim Jong-un, que em fevereiro foi morto num aeroporto da Malásia. Duas mulheres são suspeitas de terem usado uma arma química, o VX, para o assassinar.

Após a morte do pai, Kim Han-sol vive sob “proteção ferrenha” da mãe, Ri Hye-kyong, que também protege a filha de 19 anos, Kim Sol-hui. “Isso mantém Kim Han-sol seguro, mas também o deixa frustrado”, explicou o canal.

De acordo com a mesma estação, o jovem ter-se-à tornado alcoólico, e desenvolveu o hábito de ingerir bebidas alcoólicas durante o dia, devido à fuga a que a família tem sido sujeita desde a morte do pai – que de acordo com a imprensa sul-coreana terá tido a participação direta do líder norte coreano.

“Kim Han-sol tem dito às pessoas que o rodeiam que está feliz por sentir que a sua família está segura, mas o programa de proteção é sufocante, e lamenta que tivesse mais liberdade em Macau”, diz o canal de TV sul-coreano.

Primogénito do ex-líder norte-coreano Kim Jong-il, Kim Jong-nam foi preterido a favor de Kim Jong-un. Antes de ser assassinado, vivia com a família em Macau, onde trabalhava num hotel. O seu exílio da Coreia do Norte começou em 2001.

(cv) The New York times

Kim Han-sol, filho de Kim Jong-nam e sobrinho de Kim Jong-un, bisneto de Kim Il-sung

O interesse na morte de Kim Han-sol é justificado. Acredita-se que este é o último sobrevivente da descendência Baekdu, a linhagem direta do fundador da Coreia do Norte, Kim Il-sung, e do seu filho Kim Jong-il, o que poderia transformá-lo numa ameaça potencial para o tio, Kim Jong-un.

E na realidade, desde que subiu ao poder após a morte do pai, em 2011, o atual líder norte-coreano tem eliminado consistentemente todas as ameaças à sua posição.

Numa entrevista aos meios de comunicação finlandeses em 2012, Kim Han-sol criticou abertamente o regime norte-coreano e o governo do tio, dizendo que sempre sonhou um dia retornar à pátria para “melhorar as coisas”. Na altura da entrevista, Kim estudava num colégio internacional na Bósnia, e passou por uma experiência educacional na França.

O paradeiro do sobrinho de Kim Jong-un e da família é desconhecido, embora os governos da Holanda, China, Estados Unidos tenham oferecido asilo à família.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

      • Concordo, só não concordo com o dizerem que um louco é um dos homens mais poderosos do Mundo, sem ser no seu país este sr tem poderes para???
        Por esse prisma qualquer presidente de qualquer país pode ser “um dos homens mais poderosos do mundo”.
        E não vale a pena andar sempre a insistir na 3ª guerra mundial porque não irá haver nenhuma 3ª guerra mundial, esqueçam isso.

RESPONDER

Família de Prince vai processar hospital que tratou músico dias antes de morrer

A família apresentou o processo por morte por negligência contra um médico e um farmacêutico do Trinity Medical Center, nos Estados Unidos, o hospital que assistiu Prince antes de morrer. Os herdeiros de Prince vão processar …

Acordo suspende julgamento de Rúben Semedo por crime de agressão

O julgamento do futebolista português do Villarreal, por uma alegada agressão no exterior de uma discoteca, foi suspenso, esta terça-feira, para as duas partes chegarem a acordo. Rúben Semedo, de 23 anos, é acusado de agredir …

250 padres vão aprender a exorcizar no Vaticano

Cerca de 250 padres, vindos de 50 países, chegaram a Roma para, entre outras coisas, aprender a identificar uma "possessão demoníaca", ouvir testemunhos de colegas e conhecer os rituais para a "expulsão de demónios". A prática …

Santa Maria impedido de formar internos de otorrino

A Ordem dos Médicos decidiu que o Hospital Santa Maria, em Lisboa, fica impedido de formar internos na especialidade de otorrinolaringologia, confirmou à Lusa o presidente do colégio de especialidade. Artur Condé disse que, "até nova …

Maçã fatiada na mala de mão valeu multa de 500 dólares a passageira

500 dólares, ficar sem o visto "global entry" e ter de ser revistada para o resto da vida foi o preço que Crystal Tadlock teve de pagar por levar uma maçã fatiada na mala de mão. Crystal …

Ex-Presidente Bush hospitalizado um dia após funeral da mulher

O ex-Presidente norte-americano, de 93 anos, foi hospitalizado no Texas no domingo, um dia após as exéquias da mulher, devido a "uma infeção que se disseminou no sangue". "O Presidente Bush foi admitido no hospital Houston …

IKEA avisa clientes por lapso no fabrico de placa de fogão

Uma falha no injetor de um dos bicos de uma placa de fogão vendida pelo IKEA levou o grupo sueco a pedir aos clientes que tenham comprado o produto antes de 1 de janeiro deste …

PS pressionado pelo governo brasileiro por causa de Lula. "É tudo falso"

O professor Boaventura de Sousa Santos garante que Ana Catarina Mendes, faltou a um evento solidário por pressão do governo brasileiro. "É falso", desmente a secretária-geral adjunta do PS. Boaventura Sousa Santos, diretor do Centro de …

Bruxelas multa Altice em 124 milhões de euros por compra da PT Portugal

A Comissão Europeia sanciona a multinacional Altice com o pagamento de uma multa de 124,5 milhões de euros por violação das regras comunitárias, no âmbito da compra da PT Portugal, operação que concretizou antes da …

Com 12 anos, apanhou um comboio, dois aviões e foi para Bali sozinho

Drew, nome fictício, é um menino de 12 anos, natural de Sydney que não gostou de ouvir a mãe a dizer não a uma viagem a Bali. Pôs os pés ao caminho e foi sozinho. Drew, …