/

Sobrinho de Kim Jong-un está cansado de fugir do tio

3

Depois de perder o pai num ataque com armas químicas, Kim Han-sol refugiou-se fora da Coreia do Norte. Aos 21 anos, o sobrinho do líder norte-coreano foge da perseguição de um dos homens mais poderosos do mundo, que segundo um canal sul coreano estará envolvido na morte do irmão.

De acordo com informações da TV Chosun, Kim Han-sol é filho de Kim Jong-nam, meio irmão Kim Jong-un, que em fevereiro foi morto num aeroporto da Malásia. Duas mulheres são suspeitas de terem usado uma arma química, o VX, para o assassinar.

Após a morte do pai, Kim Han-sol vive sob “proteção ferrenha” da mãe, Ri Hye-kyong, que também protege a filha de 19 anos, Kim Sol-hui. “Isso mantém Kim Han-sol seguro, mas também o deixa frustrado”, explicou o canal.

De acordo com a mesma estação, o jovem ter-se-à tornado alcoólico, e desenvolveu o hábito de ingerir bebidas alcoólicas durante o dia, devido à fuga a que a família tem sido sujeita desde a morte do pai – que de acordo com a imprensa sul-coreana terá tido a participação direta do líder norte coreano.

“Kim Han-sol tem dito às pessoas que o rodeiam que está feliz por sentir que a sua família está segura, mas o programa de proteção é sufocante, e lamenta que tivesse mais liberdade em Macau”, diz o canal de TV sul-coreano.

Primogénito do ex-líder norte-coreano Kim Jong-il, Kim Jong-nam foi preterido a favor de Kim Jong-un. Antes de ser assassinado, vivia com a família em Macau, onde trabalhava num hotel. O seu exílio da Coreia do Norte começou em 2001.

(cv) The New York times

Kim Han-sol, filho de Kim Jong-nam e sobrinho de Kim Jong-un, bisneto de Kim Il-sung

O interesse na morte de Kim Han-sol é justificado. Acredita-se que este é o último sobrevivente da descendência Baekdu, a linhagem direta do fundador da Coreia do Norte, Kim Il-sung, e do seu filho Kim Jong-il, o que poderia transformá-lo numa ameaça potencial para o tio, Kim Jong-un.

E na realidade, desde que subiu ao poder após a morte do pai, em 2011, o atual líder norte-coreano tem eliminado consistentemente todas as ameaças à sua posição.

Numa entrevista aos meios de comunicação finlandeses em 2012, Kim Han-sol criticou abertamente o regime norte-coreano e o governo do tio, dizendo que sempre sonhou um dia retornar à pátria para “melhorar as coisas”. Na altura da entrevista, Kim estudava num colégio internacional na Bósnia, e passou por uma experiência educacional na França.

O paradeiro do sobrinho de Kim Jong-un e da família é desconhecido, embora os governos da Holanda, China, Estados Unidos tenham oferecido asilo à família.

3 Comments

      • Concordo, só não concordo com o dizerem que um louco é um dos homens mais poderosos do Mundo, sem ser no seu país este sr tem poderes para???
        Por esse prisma qualquer presidente de qualquer país pode ser “um dos homens mais poderosos do mundo”.
        E não vale a pena andar sempre a insistir na 3ª guerra mundial porque não irá haver nenhuma 3ª guerra mundial, esqueçam isso.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.