Sobrinho de Eduardo dos Santos alvo de buscas da PJ

(dr) makaangola.org

O general Bento dos Santos “Kangamba”

Suspeitas do crime de branqueamento de capitais levaram hoje o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e a PJ a realizarem buscas relacionadas com a atividade de um militar angolano em Portugal, disse à agência Lusa fonte ligada ao processo.

Segundo a mesma fonte, esta investigação é também acompanhada pelo Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC). A fonte não precisou se se tratam de buscas domiciliárias ou em que local foram realizadas, mas afastou a ideia de decorrerem em todo o país.

Segundo avançou a SIC, o caso envolve um general angolano, sobrinho do Presidente angolano, Jose Eduardo dos Santos.

De acordo com a informação que constava do site do DN pelas 12h, as buscas decorrem “no âmbito de um processo que investiga as ligações entre o ex-Banco Espírito Santo e o Banco Espírito Santo Angola (BESA)”.

Ainda segundo informações recolhidas pelo DN, “alguns empresários angolanos com atividade em Portugal terão sido alvo de buscas, para os investigadores recolherem documentação sobre as suas movimentações financeiras”.

PGR esclarece que investigação não está ligada ao universo Espírito Santo

A Procuradoria-Geral da República (PGR) esclareceu que as buscas que hoje decorrem no âmbito de investigações do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) não estão relacionadas com o “universo Espírito Santo”.

Numa resposta enviada à agência Lusa, o gabinete de imprensa da PGR indica apenas que “estão a decorrer buscas no âmbito de investigações do DCIAP” e que estas “não estão relacionadas com o denominado ‘universo Espírito Santo'”.

Segundo o Expresso, “trata-se do general Bento dos Santos (Kangamba), que está a ser alvo de buscas da PJ e será constituído arguido”

Autoridades brasileiras decretam prisão de Bento Kangamba por tráfico de mulheres

O general Bento Kangamba, que tem gabinete na Casa de Segurança do Presidente José Eduardo dos Santos, foi indiciado pelas autoridades brasileiras em Outubro do ano passado, no âmbito de uma operação contra um esquema internacional de prostituição.

Segundo o jornal Estado de São Paulo, “tio Bento”, como é chamado o general pelos membros da sua quadrilha, é casado com uma sobrinha do presidente angolano.

Presidente da Kabuscorp, um grupo industrial com sede em Angola, segundo o mesmo jornal o general  é influente no mundo dos negócios.

Kangamba é o maior patrocinador do Vitória de Guimarães e dono de uma equipa de futebol em Angola – duas actividades alegadamente usadas na lavagem de dinheiro do crime organizado.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Gana é o primeiro país a receber vacinas financiadas pelo Covax

O programa Covax já começou a fornecer as primeiras remessas de vacinas contra a covid-19. O Gana foi o primeiro país a receber doses. Gana deve receber o primeiro lote de vacinas contra o SARS CoV-2, …

"Como produtos de exportação". Filipinas querem trocar os seus enfermeiros por vacinas da Europa

As Filipinas estão a pedir ao Reino Unido e à Alemanha que forneçam centenas de milhares de vacinas contra a covid-19 em troca do envio de enfermeiros filipinos para ajudar na linha de frente da …

Despacho da ACT limita capacidade de intervenção dos inspetores do trabalho

Um despacho assinado pela inspetora-geral da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) está a limitar a capacidade de intervenção dos inspetores. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Jornal de Negócios, que escreve que o …

Só muda o preâmbulo. Decreto do novo estado de emergência já seguiu para o Parlamento

O novo decreto do estado de emergência já seguiu para o Parlamento. Marcelo Rebelo de Sousa só mudou o preâmbulo do documento. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, publicou esta quarta-feira o decreto do …

Governo já está a desenhar um plano de desconfinamento. Rio quer desconfinar por regiões ou concelhos

Depois de uma primeira ronda de audiências, onde anunciou que o decreto do novo estado de emergência será igual ao da última quinzena, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta quarta-feira, o Bloco de Esquerda, o …

Serviços de inteligência desvalorizaram ameaça de invasão ao Capitólio

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos subestimaram o perigo de invasão ao Capitólio, admitiram vários responsáveis durante uma audiência no Senado, realizada esta terça-feira. Depois da absolvição do antigo Presidente dos Estados Unidos, que estava …

Polícias que prestam serviço no 112 não recebem subsídio desde setembro

Os agentes e militares que fazem a triagem das chamadas do 112 não auferem a gratificação mensal pelo serviço prestado ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) desde setembro do ano passado. Segundo o Jornal de Notícias, …

Contrariando ordem judicial, Malásia deportou mais de mil pessoas para Myanmar

A Malásia entregou 1086 cidadãos que tinham fugido de Myanmar aos militares que organizaram o golpe de Estado de 01 de fevereiro, estando entre esses requerentes de asilo já registados oficialmente junto da Organização das …

Assassino da jornalista Daphne Caruana Galizia condenado a 15 anos de prisão

Vincent Muscat, um dos três homens acusados do assassínio, em outubro de 2017, da jornalista anticorrupção de Malta Daphne Caruana Galizia, foi condenado a uma pena de 15 anos de prisão pelo tribunal da La …

Venezuela avisa embaixadora da UE : tem 72 horas para abandonar o país

Isabel Brilhante Pedrosa, embaixadora da União Europeia, foi declarada persona non grata pelo Governo venezuelano e deverá abandonar o país. O Governo venezuelano notificou, esta quarta-feira, a embaixadora da União Europeia (UE), a portuguesa Isabel Brilhante …