Sobrinho de Eduardo dos Santos alvo de buscas da PJ

(dr) makaangola.org

O general Bento dos Santos “Kangamba”

Suspeitas do crime de branqueamento de capitais levaram hoje o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e a PJ a realizarem buscas relacionadas com a atividade de um militar angolano em Portugal, disse à agência Lusa fonte ligada ao processo.

Segundo a mesma fonte, esta investigação é também acompanhada pelo Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC). A fonte não precisou se se tratam de buscas domiciliárias ou em que local foram realizadas, mas afastou a ideia de decorrerem em todo o país.

Segundo avançou a SIC, o caso envolve um general angolano, sobrinho do Presidente angolano, Jose Eduardo dos Santos.

De acordo com a informação que constava do site do DN pelas 12h, as buscas decorrem “no âmbito de um processo que investiga as ligações entre o ex-Banco Espírito Santo e o Banco Espírito Santo Angola (BESA)”.

Ainda segundo informações recolhidas pelo DN, “alguns empresários angolanos com atividade em Portugal terão sido alvo de buscas, para os investigadores recolherem documentação sobre as suas movimentações financeiras”.

PGR esclarece que investigação não está ligada ao universo Espírito Santo

A Procuradoria-Geral da República (PGR) esclareceu que as buscas que hoje decorrem no âmbito de investigações do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) não estão relacionadas com o “universo Espírito Santo”.

Numa resposta enviada à agência Lusa, o gabinete de imprensa da PGR indica apenas que “estão a decorrer buscas no âmbito de investigações do DCIAP” e que estas “não estão relacionadas com o denominado ‘universo Espírito Santo'”.

Segundo o Expresso, “trata-se do general Bento dos Santos (Kangamba), que está a ser alvo de buscas da PJ e será constituído arguido”

Autoridades brasileiras decretam prisão de Bento Kangamba por tráfico de mulheres

O general Bento Kangamba, que tem gabinete na Casa de Segurança do Presidente José Eduardo dos Santos, foi indiciado pelas autoridades brasileiras em Outubro do ano passado, no âmbito de uma operação contra um esquema internacional de prostituição.

Segundo o jornal Estado de São Paulo, “tio Bento”, como é chamado o general pelos membros da sua quadrilha, é casado com uma sobrinha do presidente angolano.

Presidente da Kabuscorp, um grupo industrial com sede em Angola, segundo o mesmo jornal o general  é influente no mundo dos negócios.

Kangamba é o maior patrocinador do Vitória de Guimarães e dono de uma equipa de futebol em Angola – duas actividades alegadamente usadas na lavagem de dinheiro do crime organizado.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas medem, pela primeira vez, a distância até um magnetar na Via Láctea

Com a ajuda do observatório Very Long Baseline Array (VLBA), uma equipa de astrónomos conseguiu medir, pela primeira vez, a distância até ao magnetar XTE J1810-197, localizado na Via Láctea.  Os magnetares são um tipo de …

Detetado fator climático determinante para a propagação do coronavírus

Altas temperaturas combinadas com baixa humidade propiciam que as gotículas contaminadas com o novo coronavírus evaporem mais rapidamente, reduzindo a sua capacidade de infetar pessoas. De acordo com os cientistas, citados pelo canal estatal russo RT, …

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …