Sobrinho de Eduardo dos Santos alvo de buscas da PJ

(dr) makaangola.org

O general Bento dos Santos “Kangamba”

Suspeitas do crime de branqueamento de capitais levaram hoje o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e a PJ a realizarem buscas relacionadas com a atividade de um militar angolano em Portugal, disse à agência Lusa fonte ligada ao processo.

Segundo a mesma fonte, esta investigação é também acompanhada pelo Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC). A fonte não precisou se se tratam de buscas domiciliárias ou em que local foram realizadas, mas afastou a ideia de decorrerem em todo o país.

Segundo avançou a SIC, o caso envolve um general angolano, sobrinho do Presidente angolano, Jose Eduardo dos Santos.

De acordo com a informação que constava do site do DN pelas 12h, as buscas decorrem “no âmbito de um processo que investiga as ligações entre o ex-Banco Espírito Santo e o Banco Espírito Santo Angola (BESA)”.

Ainda segundo informações recolhidas pelo DN, “alguns empresários angolanos com atividade em Portugal terão sido alvo de buscas, para os investigadores recolherem documentação sobre as suas movimentações financeiras”.

PGR esclarece que investigação não está ligada ao universo Espírito Santo

A Procuradoria-Geral da República (PGR) esclareceu que as buscas que hoje decorrem no âmbito de investigações do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) não estão relacionadas com o “universo Espírito Santo”.

Numa resposta enviada à agência Lusa, o gabinete de imprensa da PGR indica apenas que “estão a decorrer buscas no âmbito de investigações do DCIAP” e que estas “não estão relacionadas com o denominado ‘universo Espírito Santo'”.

Segundo o Expresso, “trata-se do general Bento dos Santos (Kangamba), que está a ser alvo de buscas da PJ e será constituído arguido”

Autoridades brasileiras decretam prisão de Bento Kangamba por tráfico de mulheres

O general Bento Kangamba, que tem gabinete na Casa de Segurança do Presidente José Eduardo dos Santos, foi indiciado pelas autoridades brasileiras em Outubro do ano passado, no âmbito de uma operação contra um esquema internacional de prostituição.

Segundo o jornal Estado de São Paulo, “tio Bento”, como é chamado o general pelos membros da sua quadrilha, é casado com uma sobrinha do presidente angolano.

Presidente da Kabuscorp, um grupo industrial com sede em Angola, segundo o mesmo jornal o general  é influente no mundo dos negócios.

Kangamba é o maior patrocinador do Vitória de Guimarães e dono de uma equipa de futebol em Angola – duas actividades alegadamente usadas na lavagem de dinheiro do crime organizado.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Lixo espacial cadente iluminou os céus na Austrália

Na sexta-feira passada, pedaços de lixo espacial de um foguetão russo iluminaram os céus na Austrália. Os especialistas dividem-se na possibilidade de bocados dele caírem na Terra. Na sexta-feira passada, num final de tarde como tantos …

Cientistas criaram uma borracha que até rasga (mas concerta-se sozinha)

Investigadores da Universidade Flinders, na Austrália, desenvolveram um novo tipo de borracha que consegue regenerar sozinha. A equipa de investigadores da universidade australiana criou um novo tipo de borracha e um catalisador que, em conjunto, podem …

Dez anos depois, voltou a ser avistado um guepardo do noroeste africano

Naturalistas na Argélia filmaram um guepardo do noroeste africano, uma subespécie listada na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como estando em "perigo crítico", pela primeira vez em dez anos. De acordo …

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …