“Ela fez-nos a vida negra”. Sobrinha de Sócrates exige parte da herança da avó

Manuel De Almeida / Lusa

“Vou lutar por aquilo que é da minha filha por direito.” As palavras são da viúva do irmão de José Sócrates, António Pinto de Sousa, que faleceu em 2011 depois de o ex-primeiro-ministro ter assumido, no processo Operação Marquês, que tinha por hábito ir ao cofre da mãe buscar dinheiro.

A sobrinha de Sócrates tem 17 anos, mas “não tem nenhum contacto” com o tio. “Se a vir na rua nem a conhece”, revela ao Correio da Manhã (CM) Tânia Gouveia, a viúva de António Pinto de Sousa.

A cunhada de Sócrates diz que a sua filha é “ignorada pela família paterna” e reclama o dinheiro que a sogra, Maria Adelaide Monteiro, doou ao ex-governante ao longo dos anos.

“Ela fez-nos a vida negra”, desabafa Tânia Gouveia, frisando que “aquilo que foi doado em vida ao outro filho também pertence às herdeiras, que são as netas”.

“Vou lutar por aquilo que é da minha filha por direito”, promete também a viúva, assumindo que é uma batalha “muito difícil”.

O processo Operação Marquês faz referência a imóveis vendidos pela mãe de Sócrates a Carlos Santos Silva, o empresário amigo do antigo primeiro-ministro. Negócios que lhe renderam 775 mil euros, dos quais doou 555 mil euros a Sócrates, como reporta o CM.

Mas o juiz Ivo Rosa considerou “razoável” que Maria Adelaide Monteiro tenha beneficiado José Sócrates por ele ser, na altura, o único filho vivo.

No âmbito do mesmo processo, Sócrates assumiu que a mãe o ajudou financeiramente ao longo dos anos. Chegou a dizer que tinha o hábito de ir buscar dinheiro ao cofre dela para os seus gastos pessoais, nomeadamente para pagar viagens e férias.

Em entrevista recente à TVI, o ex-primeiro-ministro também sublinhou que a sua “mãe era rica” depois de ter recebido “três heranças nos anos 80” de uma tia-avó, do avô e de um tio.

Mãe de Sócrates investigada por furto qualificado

O CM ainda nota que, em 2012, Tânia Gouveia acusou a mãe de Sócrates por furto qualificado depois de ela ter, alegadamente, esvaziado duas contas bancárias partilhadas com o filho falecido, no valor de 117 mil euros.

Além disso, a queixa referia um cofre no BPI que foi “encontrado vazio” e onde António Pinto de Sousa teria uma “avultada quantia”, segundo Tânia Gouveia.

A mãe de Sócrates e o próprio Sócrates teriam chaves de acesso a esse cofre, conforme salienta o mesmo jornal. E “segundo o contrato de aluguer do cofre, José Sócrates estava autorizado a utilizá-lo e não o irmão falecido“, constata também o CM.

Este inquérito está prestes a prescrever, mas “funcionários da Caixa Geral de Depósitos e do BPI afirmaram que, apesar de António ser o segundo titular, era a sua mãe a dona do dinheiro”, destaca o CM.

Maria Adelaide terá ainda sido investigada por, alegadamente, se ter “apoderado de vários objectos”, nomeadamente “relógios, botões de punho de prata e ouro” que estariam na casa de António Pinto de Sousa, ainda segundo o CM que nota que o caso foi
arquivado por falta de provas.

  ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Mas quem é que faz a vida negra a quem? A sobrinha não tem direito à herança que seria do pai se fosse vivo? Parece que não! E o dr. juiz Ivo Rosa também acha bem este esbrugar. Nem a família escapa!!

    • Fosca-se que a mãe é da mesma laia do filho. É mesmo uma família especialista em ladroagem. É como é que aquele juiz se prestou a ajudar/defender o da cela 44 ?

  2. Isto certamente é algum tipo de patologia mental com origem genética, partilhada por mãe e filho … chama-se “esquizometeaobolso”.

  3. Isto é uma comédia do carvalho! Agora a neta quer uma pretensa herança que nunca existiu! A pedir, então que peça a que o Sócrates disse que a mãe tinha, uns 50 milhões ou qualquer coisa do género.
    LOL

  4. Imagine-se agora , quando for a mulher do amigo Carlos Silva a requerer a meação da fortuna que pelos vistos lhe pertence de direito ….valores , casa de Paris, quadros etc…
    Os bens já não estão arrestados por se desconfiar que pertencia a Sócrates , logo a senhora tem caminho livre para avançar .
    Estou em crer que Sócrates não iria gostar nada …

  5. Ia ao cofre da mãe, depois do banco, do amigo e, finalmente, do Estado. Trata-se de uma filocofrose obsessivo-compulsiva com tendência a prescrever.

  6. O que é que eu tenho a ver com isso? Não sou amiga, da Família ou Herdeira… Não existem notícas mais interessantes por esse mundo fora?

  7. É normal desse corrupto e sua mãe dado que nem a família escapa. DEUS NÃO DORME a justiça de Deus irá em breve julgar esses corruptos e ladrões e outros que já partiram..

  8. Se a al qaeda em vez de dar dinheiro para matarem agentes desse dinheiro para limpar o sebo a este á Mae e ao carlos Silva, havia mais Gente a Participar, alguns até de Borla

RESPONDER

Votação das leis sobre teletrabalho só para depois do Orçamento

As recentes alterações às propostas têm aproximado os partidos, mas as compensações dadas aos trabalhadores pelos custos adicionais do teletrabalho e o direito a desligar continuam sem consenso. Apesar do calendário inicial apontar que os projectos …

O temido aconteceu: Engenheiros criam cão robô com sniper às costas

A Ghost Robotics criou um cão robô com uma arma equipada às costas. O SPUR "é o futuro dos sistemas de armas não tripuladas". A evolução da robótica e da Inteligência Artificial tem sido recebida de …

Morreu Armanda Passos, uma “referência maior da pintura contemporânea nacional”

Armanda Passos faleceu aos 77 anos na passada madrugada. Ferro Rodrigues lamenta a perda de uma "referência maior da pintura contemporânea" portuguesa. A pintora Armanda Passos morreu hoje, aos 77 anos, confirmou a Universidade do Porto, …

Os números que levam o Bayern a dizer: "O Benfica tem medo de nós"

Alemães destacam sete dados, antes da deslocação a Lisboa. Formação do Benfica destacada pelo Bayern. O Bayern Munique, na antevisão ao jogo com o Benfica na terceira jornada da Liga dos Campeões, publicou um artigo com …

Covid-19: Letónia vai adotar confinamento de quase um mês por aumento de infeções

A Letónia inicia, na quinta-feira, um confinamento de quase um mês, que incluirá recolher obrigatório, devido ao agravamento do número de infeções por covid-19 no país, onde a taxa de vacinação é das mais baixas …

É oficial. Rui Rio recandidata-se à liderança do PSD e vai a votos contra Rangel

Rui Rio vai assim enfrentar Paulo Rangel nas directas marcadas para 4 de Dezembro e tentar segurar a liderança do PSD. Depois de muita especulação, Rui Rio confirmou hoje que vai avançar com a recandidatura à …

Mais 832 casos e seis mortes por covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal conta mais mais 1010 recuperados. A maioria dos novos casos são em Lisboa e Vale do Tejo e no Norte. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e 832 casos de infecção pelo …

Costa admite voltar a baixar imposto sobre os combustíveis devido ao aumento da receita do IVA

O aumento extraordinário da receita de IVA decorrente da subida do preço dos combustíveis será devolvido semanalmente através de uma redução do imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP), afirmou esta terça-feira o primeiro-ministro. Em resposta a …

Extinto incêndio no Hospital CUF Descobertas em Lisboa e sem necessidade de evacuar edifício

O incêndio que deflagrou hoje, pelas 12:20, no Hospital CUF Descobertas, no Parque das Nações, em Lisboa, foi extinto pelas 12:50, e não houve necessidade de evacuar o edifício, disse à Lusa fonte do Regimento …

Infarmed alerta para dois sites de venda ilegal de medicamentos

A Autoridade Nacional do Medicamento afirma que não é possível assegurar a qualidade, eficácia, segurança e autenticidade dos fármacos adquiridos em dois websites ilegais de venda de medicamentos. O Infarmed alertou esta terça-feira para a existência …