/

Sobreviveu ao tsunami com a camisola das quinas e quer jogar em Portugal

@MartunisCR8 / Twitter

A aldeia de Martunis no dia 26 de dezembro de 2004, após o tsunami

A aldeia de Martunis no dia 26 de dezembro de 2004, após o tsunami

O jovem indonésio Martunis, que foi encontrado com a camisola da seleção portuguesa 21 dias depois do tsunami que devastou o sudeste asiático em 2004, diz-se apaixonado por Portugal e que quer emigrar para jogar futebol.

“Eu realmente quero jogar em Portugal e jogar na seleção”, afirma o jovem, vestido com o equipamento da seleção portuguesa de futebol, dez anos depois de ter sido encontrado a deambular pelas praias de Aceh, vestido com uma camisola do então capitão da equipa, Rui Costa.

A história de Martunis, a criança de 7 anos que foi encontrada desidratada, mal nutrida e assustada numa praia isolada de Banda Aceh, no norte da ilha indonésia de Sumatra, três semanas após o tsunami, conquistou o coração da equipa portuguesa.

Para além de uma doação de 40 mil euros, que serviu para construir a casa onde Martunis vive atualmente, a Federação de Futebol Português ofereceu-lhe uma viagem a Portugal em 2005.

“Desde a infância que sonho em ser um jogador de futebol profissional como o Cristiano Ronaldo. É o melhor jogador do mundo, é uma pessoa bondosa e, além disso, é bonito”, sublinha, respondendo que preferia jogar em Portugal em vez do Real Madrid ou da seleção do seu próprio país.

O indonésio, cuja timidez não deixa esconder o entusiasmo, diz que encara Cristiano Ronaldo – com quem já esteve várias vezes e com quem partilha o tipo de penteado – “como um pai”.

@MartunisCR8 / Twitter

Martunis com Cristiano Ronaldo

Martunis com Cristiano Ronaldo

Martunis espera que o internacional português “receba o prémio de melhor jogador do mundo em 2014 e possa levar a equipa portuguesa a ser campeã da Europa ou do mundo”.

O jovem atacante, que está ligado à escola sócio desportiva da Fundação Real Madrid em Aceh, pratica futebol diariamente e é conhecido como o Ronaldo da Indonésia, pela ligação que tem ao jogador português.

O indonésio apresenta-se como MartunisCR8 no Twitter e como Martunis Ronaldo no Facebook, onde partilha fotografias em que aparece com o jogador do Real Madrid.

Para além das cicatrizes dos arranhões que tem em várias partes do corpo, Martunis ainda sente o “trauma” quando há um terramoto, por exemplo, e tem dificuldades em recordar os 21 dias em que esteve desaparecido.

Efeitos do Tsunami

O encontro de 2013 entre Cristiano e Martunis criou novos laços entre os dois Ronaldos, que vivem em lados opostos do globo, através do apoio que ambos deram à promoção dos mangais.

O português tornou-se embaixador do Fórum de Conservação dos Mangais de Bali, porque ficou impressionado com a devastação que encontrou em Aceh em 2005, e o indonésio passou a ser o embaixador dos mangais na região de Aceh, uma atribuição conferida pelo Ministério das Florestas local.

O tsunami de há dez anos destruiu muitos mangais da região de Aceh, mas nos locais fartos em florestas de mangues o efeito das ondas gigantes foi menos devastador.

Em Banda Aceh, as ondas arrastaram embarcações de grande dimensão, que hoje são atrações turísticas no centro de uma cidade que tem apostado no turismo de tsunami, uma consequência natural do facto de receber muitos curiosos que querem ver os efeitos do desastre.

Aceh foi uma das zonas mais afetadas pelo maremoto de 2004, considerado o maior desastre natural dos últimos 100 anos.

A Indonésia encontra-se localizada sobre o chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica abalada anualmente por cerca de 7.000 terramotos, a maior parte dos quais moderados.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.