Sobe para 7 o número de infetados com legionella no CUF Descobertas

Miguel A. Lopes / Lusa

O número de infetados com legionella no CUF Descobertas, em Lisboa, subiu para sete. A bactéria detetada naquela unidade de saúde privada infetou seis mulheres e um homem, que se encontram estáveis.

Até esta segunda-feira de manhã, foram diagnosticados sete casos de Doença dos Legionários com ligação ao Hospital CUF Descobertas, em Lisboa. Segundo a Direção Geral da Saúde (DGS), a bactéria legionella, detetada naquela unidade de saúde privada, infetou seis mulheres e um homem, que se encontram estáveis.

Em comunicado, a DGS refere que as autoridades de saúde, em articulação com o Conselho de Administração do Hospital CUF Descobertas e em colaboração com o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, mantêm a necessária intervenção junto do hospital para assegurar o diagnóstico e o tratamento dos doentes.

“As entidades envolvidas continuam a acompanhar a evolução da situação e a Direção-Geral da Saúde atualizará a informação sempre que necessário”, acrescenta a DGS. Reforçaram ainda a vigilância epidemiológica e ambiental e procederam à aplicação de novas medidas necessárias para interromper a transmissão.

O hospital CUF Descobertas, em Lisboa, está já a contactar todos os doentes que estiveram internados entre os dias 6 e 26 de janeiro para despistar eventuais casos. Esta segunda-feira, já tinham sido contactadas 160 das 800 pessoas que estiveram internadas na unidade de saúde.

A “Legionella pneumophila” é a bactéria responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia.

A incubação da doença tem um período de cinco a seis dias depois da infeção, podendo ir até dez dias. Embora grave, a infeção tem tratamento efetivo.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.