Mais dois casos de legionella no CUF Descobertas. Medidas preventivas já foram tomadas

Miguel A. Lopes / Lusa

O número de infetados no Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, sobe agora para seis, segundo informação confirmada pela Direção-Geral de Saúde. Choques térmico e químico estão entre as ações de prevenção já tomadas pela unidade privada.

Entre as medidas preventivas tomadas no Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, estão um choque térmico e outro químico. De acordo com o a Renascença, a Direção-Geral da Saúde diz estar a acompanhar o caso.

“Foram tomadas todas as medidas preventivas para interromper a cadeia de transmissão”, garante em entrevista à Renascença Graça Freitas, diretora-geral da Saúde.

Segundo a responsável, “além de recolhidas águas para análise e produtos biológicos dos doentes, foram feitas as intervenções necessárias, nomeadamente um choque térmico, um choque químico e foram, por medida de precaução, suspensos os banhos de chuveiro“.

O choque térmico consiste “numa temperatura elevada da água na rede para eliminar a bactéria” e o choque químico “serve para reforçar a quantidade de químicos desinfetantes que essa água tem”, explica Graça Freitas.

As análises estão em curso no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, pelo que resta “esperar pelos resultados”. Para já, a suspeita é de que a fonte de infeção esteja dentro do hospital e, tal como o diretor clínico adjunto, a diretora-geral da Saúde admite que possam surgir mais casos de infeção.

Graça Freitas destaca que esta se trata de uma questão de saúde pública, e que a intervenção é igual num hospital público ou privado. Tendo em conta o período de incubação – normalmente de dez dias – recomenda-se a todas as pessoas que estiveram internadas e que apresentem sintomas da doença que se apresentem para uma avaliação.

Confirmados mais dois casos de legionella

Foram confirmados mais dois casos de legionella no Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, aumentando o número de vítimas para seis. Em comunicado, a DGS realça que “os doentes, cinco mulheres e um homem, encontram-se estáveis“.

Havia, até agora, registo de quatro mulheres infetadas. Esta segunda-feira, Graça Freitas adiantou à TVI24 que os dois novos casos referem-se a uma mulher e um homem que estão internados em hospitais do mesmo grupo.

A bactéria legionella é responsável por uma forma de pneumonia grave, que se inicia habitualmente com sintomas de tosse seca, febre, arrepios, dores de cabeça e musculares e dificuldades respiratórias.

Esta infeção pode ser contraída por via aérea, através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada. Embora grave, a infeção tem tratamento efetivo.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …

Joacine quer mais direitos para deputados sem partido. "Está a antecipar" o futuro

A deputada Joacine Katar Moreira, do partido Livre, defendeu esta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos. A deputada única do Livre assumiu esta posição no final de uma reunião do …

França confirma 3 casos de coronavírus chinês. Já chegou à Austrália e Malásia

Depois de França ter confirmado três pessoas infetadas com o novo coronavírus oriundo da China, também a Austrália e Malásia reportaram casos. As autoridades da Malásia anunciaram este sábado terem registado os primeiros três casos de …

Amadora. Agredido motorista de autocarro que denunciou Cláudia Simões

Foi agredido o motorista de autocarro que chamou a PSP para denunciar a passageira Cláudia Simões, que alegou posteriormente ter sido agredida pelos agentes da polícia. As agressões tiveram lugar na noite desta sexta-feira, em …

"Dos 4 mil euros que ganho, 3 mil vão para os frades". O padre Vítor Melícias recusa que Tomás Correia ainda controle o Montepio

O padre Vítor Melícias, presidente da Assembleia Geral do Montepio, diz que Tomás Correia "faz falta, mas fez muito bem" em abandonar a liderança da mutualista Montepio. "Dizer que Tomás Correia continua a controlar através …

Amesterdão prepara-se para comprar dívidas dos seus jovens

A partir de fevereiro, a capital dos Países Baixos vai comprar dívidas dos seus jovens para ajudá-los a recomeçar e a construir um futuro. Numa nota publicada esta semana na página oficial do Governo local …