Mais dois casos de legionella no CUF Descobertas. Medidas preventivas já foram tomadas

Miguel A. Lopes / Lusa

O número de infetados no Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, sobe agora para seis, segundo informação confirmada pela Direção-Geral de Saúde. Choques térmico e químico estão entre as ações de prevenção já tomadas pela unidade privada.

Entre as medidas preventivas tomadas no Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, estão um choque térmico e outro químico. De acordo com o a Renascença, a Direção-Geral da Saúde diz estar a acompanhar o caso.

“Foram tomadas todas as medidas preventivas para interromper a cadeia de transmissão”, garante em entrevista à Renascença Graça Freitas, diretora-geral da Saúde.

Segundo a responsável, “além de recolhidas águas para análise e produtos biológicos dos doentes, foram feitas as intervenções necessárias, nomeadamente um choque térmico, um choque químico e foram, por medida de precaução, suspensos os banhos de chuveiro“.

O choque térmico consiste “numa temperatura elevada da água na rede para eliminar a bactéria” e o choque químico “serve para reforçar a quantidade de químicos desinfetantes que essa água tem”, explica Graça Freitas.

As análises estão em curso no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, pelo que resta “esperar pelos resultados”. Para já, a suspeita é de que a fonte de infeção esteja dentro do hospital e, tal como o diretor clínico adjunto, a diretora-geral da Saúde admite que possam surgir mais casos de infeção.

Graça Freitas destaca que esta se trata de uma questão de saúde pública, e que a intervenção é igual num hospital público ou privado. Tendo em conta o período de incubação – normalmente de dez dias – recomenda-se a todas as pessoas que estiveram internadas e que apresentem sintomas da doença que se apresentem para uma avaliação.

Confirmados mais dois casos de legionella

Foram confirmados mais dois casos de legionella no Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, aumentando o número de vítimas para seis. Em comunicado, a DGS realça que “os doentes, cinco mulheres e um homem, encontram-se estáveis“.

Havia, até agora, registo de quatro mulheres infetadas. Esta segunda-feira, Graça Freitas adiantou à TVI24 que os dois novos casos referem-se a uma mulher e um homem que estão internados em hospitais do mesmo grupo.

A bactéria legionella é responsável por uma forma de pneumonia grave, que se inicia habitualmente com sintomas de tosse seca, febre, arrepios, dores de cabeça e musculares e dificuldades respiratórias.

Esta infeção pode ser contraída por via aérea, através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada. Embora grave, a infeção tem tratamento efetivo.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Países entram numa "guerra secreta" por ventiladores, admite agente da Mossad

Muitos países estão a utilizar os seus serviços de informações para a compra de material de saúde encomendado por outros, sobretudo ventiladores, para enfrentar a crise do novo coronavírus, disse um agente da Mossad, encarregado …

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …

"Posso ir?" Há uma app que lhe diz como estão as filas nos supermercados

A comunidade tecnológica tech4COVID19 criou uma aplicação móvel que permite aos seus utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados. A app, sob o nome "Posso ir?", pretende orientar os utilizadores nas idas aos …