/

Mais dois casos de legionella no CUF Descobertas. Medidas preventivas já foram tomadas

4

Miguel A. Lopes / Lusa

O número de infetados no Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, sobe agora para seis, segundo informação confirmada pela Direção-Geral de Saúde. Choques térmico e químico estão entre as ações de prevenção já tomadas pela unidade privada.

Entre as medidas preventivas tomadas no Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, estão um choque térmico e outro químico. De acordo com o a Renascença, a Direção-Geral da Saúde diz estar a acompanhar o caso.

“Foram tomadas todas as medidas preventivas para interromper a cadeia de transmissão”, garante em entrevista à Renascença Graça Freitas, diretora-geral da Saúde.

Segundo a responsável, “além de recolhidas águas para análise e produtos biológicos dos doentes, foram feitas as intervenções necessárias, nomeadamente um choque térmico, um choque químico e foram, por medida de precaução, suspensos os banhos de chuveiro“.

O choque térmico consiste “numa temperatura elevada da água na rede para eliminar a bactéria” e o choque químico “serve para reforçar a quantidade de químicos desinfetantes que essa água tem”, explica Graça Freitas.

As análises estão em curso no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, pelo que resta “esperar pelos resultados”. Para já, a suspeita é de que a fonte de infeção esteja dentro do hospital e, tal como o diretor clínico adjunto, a diretora-geral da Saúde admite que possam surgir mais casos de infeção.

Graça Freitas destaca que esta se trata de uma questão de saúde pública, e que a intervenção é igual num hospital público ou privado. Tendo em conta o período de incubação – normalmente de dez dias – recomenda-se a todas as pessoas que estiveram internadas e que apresentem sintomas da doença que se apresentem para uma avaliação.

Confirmados mais dois casos de legionella

Foram confirmados mais dois casos de legionella no Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, aumentando o número de vítimas para seis. Em comunicado, a DGS realça que “os doentes, cinco mulheres e um homem, encontram-se estáveis“.

Havia, até agora, registo de quatro mulheres infetadas. Esta segunda-feira, Graça Freitas adiantou à TVI24 que os dois novos casos referem-se a uma mulher e um homem que estão internados em hospitais do mesmo grupo.

A bactéria legionella é responsável por uma forma de pneumonia grave, que se inicia habitualmente com sintomas de tosse seca, febre, arrepios, dores de cabeça e musculares e dificuldades respiratórias.

Esta infeção pode ser contraída por via aérea, através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada. Embora grave, a infeção tem tratamento efetivo.

ZAP //

4 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.