Sobe para 16 o número de mortos na erupção do vulcão Whakaari na Nova Zelândia

Michael Schade / Twitter

Erupção do vulcão Whakaari, na Nova Zelândia, filmada por turistas

O número de mortos na erupção do vulcão na Nova Zelândia subiu para 16. Esta quarta-feira, o vulcão Whakaari libertou mais vapor e lama, o que levou as autoridades a adiar os planos para recuperar os corpos.

O número de mortos na erupção do vulcão na Nova Zelândia subiu para 16, após a morte de duas pessoas que estavam a receber tratamento hospitalar, de acordo com as autoridades. As vítimas mais recentemente contabilizadas encontravam-se hospitalizadas no Hospital Middlemore de Auckland e a outra no Hospital Waikato, em Hamilton.

Esta quarta-feira, o vulcão Whakaari, que entrou em erupção na segunda-feira, libertou mais vapor e lama, o que levou as autoridades a adiar os planos para recuperar os corpos.

Os tremores vulcânicos em White Island tinham aumentado de intensidade até atingirem níveis que não eram registados desde a erupção em 2016, segundo a agência governamental de monitorização sísmica GeoNet. Este organismo estima um risco de uma nova erupção nas próximas 24 horas na ordem dos 40% a 60%.

Entretanto, a Austrália estava a tratar do envio de um avião militar para trazer alguns dos australianos feridos na erupção para a Austrália para receberem cuidados médicos especializados. As autoridades esperam transportar 10 feridos para os Estados de New South Wales e Victoria, a partir de quinta-feira.

Na segunda-feira, dia da erupção, foram confirmados seis mortos. Os corpos de outros oito mortos estarão na ilha coberta de cinzas. Outras 30 pessoas continuam hospitalizadas, incluindo 25 em estado crítico. Muitos dos feridos que sofreram queimaduras graves têm sido tratados em unidades de queimados na Nova Zelândia.

Das 47 pessoas da ilha no momento da erupção, com idades entre 13 e 72 anos, 24 eram da Austrália, nove dos Estados Unidos, cinco da Nova Zelândia, quatro da Alemanha, dois da China, dois do Reino Unido e um da Malásia. A erupção do vulcão enviou uma coluna de vapor e cinzas estimada em 3.660 metros (12.000 pés) para o ar.

Na sequência desta erupção, várias pessoas têm-se questionado sobre a razão de os turistas terem sido autorizados a visitar a ilha após os responsáveis pela monitorização sísmica terem elevado o nível de alerta no mês passado. Todos os anos mais de 10 mil pessoas visitam a ilha.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Jóias de ouro e prata cheias de plástico. Alegada fraude da Tous investigada

A justiça espanhola está a investigar uma alegada fraude com as jóias de ouro e prata da marca Tous que tem lojas em Portugal, depois da denúncia de uma Associação de Consumidores que avança que …

Bagão Félix do lado de Francisco Rodrigues dos Santos na corrida à liderança do CDS

O ex-ministro das Finanças, António Bagão Félix, está do lado do líder da Juventude Popular, Francisco Rodrigues dos Santos, na corrida à liderança do CDS-PP. Francisco Rodrigues dos Santos é um dos favoritos do congresso do …

Isabel dos Santos constituída arguida em Angola

A empresária angolana foi constituída arguida, anunciou, esta quarta-feira, a Procuradoria-Geral da República de Angola. O anúncio foi feito pelo procurador-geral, Heldér Pitta Grós, em conferência de imprensa em Luanda, capital de Angola. Isabel dos Santos …

Oficiais de justiça começam greve parcial até ao final do ano

O Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) inicia uma greve, esta quarta-feira, que se prolonga até 21 de dezembro e contempla as horas de almoço e após a conclusão do horário diário. A greve, em moldes …

Arménio Carlos sai da CGTP em fevereiro. Sucessor é escolhido no congresso

Arménio Carlos deixa a CGTP em fevereiro, mas ainda não se sabe quem será o próximo secretário-geral, mantendo-se a dúvida até ao congresso. O secretário-geral da Intersindical, Arménio Carlos, completou 64 anos em junho e, por isso, …

Madonna cancela mais um concerto no Coliseu de Lisboa

A cantora cancelou mais um concerto em Lisboa, marcado para esta quarta-feira, "devido a dores associadas a uma lesão", anunciou a promotora Everything is New nas redes sociais. "Lamentamos informar que Madonna não poderá atuar esta …

Portugal garante melhor classificação de sempre no Europeu de Andebol

A seleção portuguesa de andebol garantiu, esta quarta-feira, a melhor classificação de sempre em Europeus, ao vencer a Hungria, por 34-26, na última jornada do Grupo II da ronda principal. Com este triunfo em Malmö, na …

Francisco Assis defende candidatura de Ana Gomes à Presidência

O antigo líder parlamentar do PS defendeu, esta quarta-feira, que a ex-eurodeputada dava uma boa candidata à Presidência da República. "Acho que não há personalidade em melhores condições do que Ana Gomes para ser candidata à …

Número de mortos com coronavírus na China quase duplica para 17

O número de vítimas mortais de um novo tipo de pneumonia na China subiu para 17, com a morte de mais oito pacientes, enquanto o número total de infetados atingiu os 444, revelaram as autoridades …

"Inaceitável". Tribunal de Contas responde a Fernando Medina

O Tribunal de Contas garantiu, esta terça-feira, que foi "coerente e conforme à lei" na auditoria ao património da Segurança Social e considerou "inaceitáveis" tomadas de posição públicas que não o respeitem institucionalmente. Em causa está …