Soares zangado com Costa na palhaçada das bofetadas vai para Paris descansar

oscepa / Flickr

O ministro da Cultura, João Soares

João Soares, que na sexta-feira se demitiu do cargo de ministro da Cultura por causa da polémica das bofetadas, diz que vai descansar para Paris, depois daquilo que define como “uma palhaçada”, prometendo falar do assunto na próxima semana.

Em nome da sua liberdade de expressão e porque “acredita no projecto de António Costa”, eis como João Soares justifica a sua demissão do cargo de ministro da Cultura, em declarações divulgadas pelo jornal Expresso, na edição impressa deste sábado.

A decisão foi tomada depois da polémica com as “bofetadas” que o ex-ministro prometeu na quinta-feira aos cronistas Augusto M. Seara e Vasco Pulido Valente, de depis de ter recebido esta sexta-feira uma verdadeira bofetada de luva branca de António Costa.

Na altura, o primeiro-ministro “pediu desculpas pelas bofetadas” e lembrou que os ministros devem ser “contidos” na forma como se expressam, “até na mesa do café”.

As palavras do primeiro-ministro não terão agradado a João Soares, conta o jornal Expresso, realçando que o ex-ministro não gostou da forma como Costa o repreendeu publicamente.

Em entrevista conjunta ao Diário de Notícias e à TSF, o primeiro-ministro António Costa considerou, no entanto, que João Soares teria “autoridade” para continuar como ministro, atribuindo-lhe plenamente a decisão de sair do ministério da Cultura.

Mas o jornal Público adianta que “Costa já não andava satisfeito com o desempenho de Soares”, nomeadamente por causa da forma como afastou António Lamas do Centro Cultural de Belém e nomeou o seu adjunto Elísio Summavielle para o lugar.

Sobre a polémica das bofetadas,  declarações ao Expresso, João Soares fala de “uma palhaçada”, enota que nunca deixou de “dizer fosse o que fosse que pensasse”. “Só aceito que me respeitem assim”, sublinha.

“Vou descansar dois ou três dias a Paris”, revela o ex-ministro.

Uma pausa para pensar antes de esclarecer o caso em entrevista a dar na próxima semana, disse na SIC Notícias.

ZAP

PARTILHAR

21 COMENTÁRIOS

  1. Se eu pudesse, de cada vez que existe uma “palhaçada” ( e são muitas) no meu emprego, ir descansar para Paris…. há mas eu não iria para Paris… ficava por cá por terras nortenhas onde o bom vinho verde impera e a boa mesa!

  2. Maior P….ço não há como ele.
    4 meses, foi o tempo necessário para restabelecer os pagamentos anuais para uma certa fundação que tinham sido cortados pelo anterior executivo…

  3. Paris parece ser o refúgio de políticos portugueses falhados, corruptos ou caídos em desgraça. E certamente não será numa pensão. Este caso faz recordar o Sócrates. Eles fazem o que a maioria dos portugueses não consegue fazer, passar uma temporada rodeados de luxo em Paris.

    • estes sabe-se pra onde vão. aonde anda o irrevogavel cuja palhaçada em 2013 ao contrário desta custou milhões aos cofres públicos. o que diriam se um destes ministros fizesse uma porcaria anedótica, patética e nojenta birra de menino mimado como a que fez essa catherine deneuve do parque Eduardo VII.

  4. Ó parolo, vai antes para Cabinda e leva uma pá para cavar uma cova ao lado do Savimbi e deita-te nela. Mas que a tapem com chumbo a verver para nao cheirar mal. Leva o papá contigo seu boy engolidor de palhas!

    • Paris parece ser o refúgio da escumalha do PS.Será que vai para a casa dos Santos Silva, famoso amigo do 44 e onde esteve também o filho do Silva Pereira, outro grande amigo do bandalho do Sócrates.

      Já em tempos idos o papá deste inútil, Mário Soares, esteve no exílio em Paris.Quem me dera que o meu Pai me mandasse para Paris…

      Paris dá sempre outro glamour à esquerda ciosa dos seus pergaminhos.

  5. Cuidado com os atentados em Paris! Não vá João Soares estar no local errado, na hora errada e AINDA LEVAR UMAS BOFETADAS DE TERRORISTAS.

  6. Paris está a ser o refúgio dos socialistas portugueses vamos lá a ver se este será mais um que vai aproveitar a tirar um curso e termina na prisão.

  7. quando o João chegar tenham medo muito medo. ai vai haver novamente não bofetadas mas sim ” beaucoup des slaps “

  8. Tanta inxuvalhice hipócrita, os senhores são tal como os abutres que quando lhe chaira a morte é logo o fernesim do ataque à vitima. Neste caso alguem cai em desgraça e toca a atacar e a roer até aos ossos. Atacar alguem nas redes sociais ou em outro sitio virtual de opinião é o lugar idial para se ver o que há de mais vil no ser humano. Quem nunca pecou que atire a primaira pedra, quem nuca cometeu erros, mesmo estando a ocupar lugares de estádo ou outros que tais.

  9. Paris foi o local onde se planeou a tomada do poder político em Portugal(à custa dos ingénuos militares)com a maçonaria amiga do Soares por um lado e os interesses marxistas-leninistas por outro.Como nos podemos admirar então do estado a que chegou Portugal nas mãos desta “gente” pseudo-democrática?

RESPONDER

Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior. Debaixo das …

Fotografia da Rainha Isabel II removida da Universidade de Oxford devido à "história colonial"

Um grupo de estudantes da Universidade de Oxford removeu uma fotografia da Rainha Isabel II da sua área comum devido aos seus laços com a “história colonial”. A atitude gerou uma onda de controvérsia. A imprensa …

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …