Soares atravessou jejum de golos, mas há uma estatística em que ninguém o bate

Rodrigo Antunes / Lusa

O avançado portista Tiquinho Soares é o jogador que mais golos faz de cabeça, em Portugal e na Europa. Esta temporada, já leva sete cabeceamento certeiros.

Tiquinho Soares esteve 12 jogos sem marcar qualquer golo com a camisola do FC Porto. O avançado brasileiro quebrou a maldição no último encontro com o Belenenses SAD, no domingo, batendo Koffi com um cabeceamento preciso aos 31 minutos. O jogador chegou, assim, aos 17 golos esta temporada.

O jogo aéreo é uma das principais qualidades do avançado portista e os números falam por si. Tanto em Portugal como nos principais campeonatos europeus, Tiquinho Soares é quem mais marca de cabeça. O golo frente ao Belenenses foi o sétimo de cabeça esta temporada, o quinto no campeonato, escreve o jornal OJOGO.

A sua capacidade finalizadora pelos ares é também histórica no FC Porto. Nos últimos dez anos, Soares conta com 25 cabeceamentos certeiros, assumindo-se como a principal ameaça aérea da história recente dos portistas. Apenas Jackson Martínez (24) e Falcao (21) se conseguem aproximar do avançado canarinho.

Esta época, na Liga NOS, apenas Paulinho, do SC Braga, consegue igualar a estatística de Soares, com cinco tentos de cabeça. Desde que está em Portugal, Tiquinho marcou de cabeça 34 dos seus 87 golos.

Já nas principais ligas europeias, há apenas três jogadores que conseguem igualar o registo do portista. Lewandowski (Bayern Munique), Sebastian Andersson (Union Berlin) e Vanaken (Club Brugge) contam com os mesmos sete golos de cabeça que Tiquinho.

Se olharmos para os melhores marcadores de cabeça da Liga nos últimos dez anos, apenas o ex-Sporting Bas Dost consegue igualar os número de Soares: 26 golos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.