Só Portugal e Lituânia é que ainda não têm 5G na União Europeia

Portugal e a Lituânia eram os dois países da União Europeia (UE) sem serviços de quinta geração (5G) no final de junho, de acordo com último relatório do Observatório Europeu para o 5G.

“No final de junho de 2021, 25 países da UE-27 desfrutavam de serviços 5G”, refere o relatório, sendo que Portugal faz parte do reduzido grupo de dois que não disponibiliza tecnologia 5G.

Atualmente, Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Estónia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, República Checa, Roménia e Suécia são os países da UE que já têm serviços 5G.

“Em muitos países há mais do que um fornecedor de serviço 5G”, refere o Observatório Europeu para o 5G, no relatório divulgado este mês.

Por exemplo, todos os quatro operadores na Dinamarca (TDC, Telenor, Telia, 3); em França (Bouygues Telecom, Free Mobile, Orange e SFR); na Itália (TIM, Illiad, WindTre e Vodafone); em Espanha (Orange, Masmovil, Telefonica e Vodafone) e na Suécia (Tele2, Telenor, Tre e Telia) oferecem serviços comerciais de quinta geração.

Em países como Áustria (T-Mobile, A1 e Hutchison); Bulgária e República Checa (Telefonica, T-Mobile e Vodafone); Finlândia (DNA, Elisa e Telia); Alemanha (T-Mobile, Telefonica e Vodafone); Grécia (Vodafone, Cosmote e Wind Hellas); Irlanda (Eur, Three e Vodafone); Luxemburgo (Post, Tango e Orange); Países Baixos (KPN, T-Mobile e VodafoneZiggo); Polónia (Orange, Plus e Play); e Roménia (Digi, Vodafone e Orange) são três os fornecedores de serviços 5G (móvel e/ou FWA).

“Novos lançamentos de serviços comerciais ocorreram durante o segundo trimestre de 2021, com a Orange Slovakia e Melita a tornar-se em maio” deste ano “a primeira rede 5G nacional de Malta”.

Relativamente ao desenvolvimento do 5G fora da Europa, o Observatório europeu salienta que “em outras regiões do mundo” a quinta geração tem progredido “a um ritmo rápido também”.

“Estimamos que estão perto de 180 os operadores que fornecem serviços comerciais 5G em todo o mundo no final de junho” deste ano, lê-se no documento.

No início de 2019 começaram a ser disponibilizados dispositivos 5G e no final de junho “mais de 600 dispositivos 5G foram anunciados”.

Portugal avança hoje para 133.º dia de licitação principal do leilão 5G, depois de na véspera as propostas dos operadores terem somado 336,4 milhões de euros, contra 335,7 milhões de euros no dia anterior.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Trump processa sobrinha e New York Times por investigação sobre os seus impostos

O antigo Presidente norte-americano processou a sobrinha e o jornal The New York Times devido à divulgação de um artigo no qual é alegado que Donald Trump estaria envolvido em "esquemas de evasão fiscal". Donald Trump …

Há 31 surtos ativos em ATL, creches e jardins-de-infância

Dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) revelam que existem, atualmente, 31 surtos ativos em estabelecimentos de ensino como centros de atividades de tempos livres (ATL), creches e jardins-de-infância. Na última segunda-feira, "foram registados 31 surtos ativos …

Principal assessor do Presidente ucraniano vítima de tentativa de assassinato

Serhiy Shefir, principal assessor do Presidente da Ucrânia, foi alvo de uma tentativa de assassinato esta quarta-feira. O carro onde seguia Serhiy Shefir foi "atingido por mais de dez balas", disse a polícia ucraniana, citada …

Koeman apareceu na conferência de imprensa, leu um comunicado e saiu

Treinador do Barcelona, com "cara de poucos amigos", não conversou com os jornalistas. Mas avisou: seria um "êxito" ficar nos lugares cimeiros do campeonato. Não é inédito mas é muito pouco usual: Ronald Koeman apareceu numa conferência …

Oito mortes e 891 casos de covid-19. Internamentos e incidência continuam a descer

Portugal registou, esta terça-feira, 891 novos casos e oito mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

A máscara de Marcos Rojo deixou uma criança a chorar

Imagem impressionante, na véspera de um jogo do Boca Juniors. Adaptando a ideia da publicação que será reproduzida mais abaixo, o futebol não é só uma bola a circular num relvado entre 22 jogadores. O futebol …

Erupção do vulcão nas Canárias pode durar até 84 dias

A erupção vulcânica de Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma pode durar entre 24 e 84 dias, com uma média geométrica de cerca de 55 dias, segundo cálculos do Instituto Vulcanológico das Ilhas …

PCP insiste que Governo vá “mais longe” e baixe o preço da energia

O PCP insistiu esta terça-feira que o Governo não se deve ficar pelo “não aumento” dos preços da energia, mas sim ir “mais longe”, intervindo para baixar estes valores, apontando que o executivo tem instrumentos …

Amnistia Internacional acusa farmacêuticas de recusar aumento da oferta de vacinas

Quando faltam 100 dias para o fim de 2021, a organização não governamental apela às farmacêuticas que forneçam dois mil milhões de vacinas a 82 países com rendimento baixos e médio-baixos, no sentido de se …

Lituânia avisa cidadãos para não comprarem telemóveis chineses devido à censura dos dispositivos

A tensão continua a aumentar entre a Lituânia e a China. O país europeu está agora a recomendar aos cidadãos que não comprem telemóveis chineses porque os dispositivos censuram alguns termos. O Ministério da Defesa da …