SNS vai continuar sem oferta dentária e oftalmológica

Este ano, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem mais dinheiro, mas vai continuar a não garantir a assistência mínima necessária em cuidados dentários e oftalmológicos. 

Se partir um dente ou precisar de usar óculos e não puder pagar a um médico privado, também não encontrará resposta no SNS. Terá de esperar por uma consulta com o médico de família e pela referenciação para o especialista hospitalar. Na melhor das hipóteses, segundo o semanário Expresso, vai ter acesso à reparação dentária ou à correção visual seis meses depois.

O Governo garante que no Orçamento do Estado para a Saúde em 2020 estão previstas verbas para reforçar a saúde oral e visual. No entanto, quem está no terreno afirma que não é nada de concreto. A única referência é o alargamento da oferta de saúde oral nos cuidados primários, com uma verba de 1,8 milhões de euros, que para os peritos ouvidos pelo semanário é uma opção errada.

O projeto para oferecer dentista em centros de saúde e Unidades de Saúde Familiar (USF), mediante a referenciação pelo médico de família, teve início em 2016 e deveria estar já em 200 pontos do país, mas, segundo o Expresso, ainda não há em 100.

Além disso, são sobretudo intervenções preventivas ou para tratamentos SOS. Os tratamentos mais onerosos – de reabilitação e com próteses -ficam de fora.

Outras das promessas por garantir é o alargamento do cheque-dentista. Os dentistas têm feito um apelo prioritário à inclusão das crianças aos dois anos mas não há qualquer evidência de que o Governo vá avançar.

Na oftalmologia, o cenário é ainda pior, segundo o Expresso, uma vez que não há qualquer aposta clara na assistência aos portugueses e os oftalmologistas preparam-se para apresentar um plano B ao Governo: vão reunir consultórios privados que queiram prestar serviços ao SNS, por convenção como nos exames ou por cheque-visão.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ia jurar que já fui a várias consultas de oftalmologia num hospital público (a última foi há menos de um ano!) mas, se a notícia diz que “vai continuar sem oferta no SNS”, devo ter sonhado!…

RESPONDER

SEF detém suspeito de auxiliar pessoas a emigrar ilegalmente para a Irlanda

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, na segunda-feira, um cidadão europeu por suspeitas da prática do crime de auxílio à imigração ilegal. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, em Lisboa, um cidadão …

Afinal, primeira morte por covid-19 na Europa foi na Sérvia

Um trabalhador da construção civil morreu de covid-19 em fevereiro de 2020 em Belgrado, 10 dias antes de outra pessoa ter morrido em França, podendo ter sido afinal a primeira morte pela doença no continente, …

Vacina da Johnson & Johnson considerada eficaz pelos Estados Unidos

O regulador norte-americano, a Food and Drug Administration, aprovou a vacina produzida pela Johnson & Johnson para utilização de emergência em todo o país. A vacina de dose única da Johnson & Johnson contra a covid-19 …

Banco de Portugal alerta sobre investimento em Bitcoin e outras criptomoedas

O Banco de Portugal (BdP) lançou esta quarta-feira um novo aviso aos consumidores sobre os riscos relativos ao investimento em bitcoin e outras criptomoedas, devido à "recente volatilidade observada nos preços de determinados ativos virtuais". "Não …

Sismo de magnitude 5,7 perto da capital da Islândia

O epicentro do terramoto, registado às 10:05 (mesma hora em Lisboa), situa-se perto do Monte Keilir, na Islândia. Um sismo de magnitude 5,6 abalou esta manhã o sudoeste da Islândia, incluindo a capital, Reiquejavique, sem vítimas …

Portugal terá de pedir mais fundos a Bruxelas, diz Durão Barroso

O antigo primeiro-ministro e antigo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, acredita que Portugal terá de pedir mais fundos a Bruxelas, considerando que a crise será mais grave que o que está atualmente previsto. Em entrevista …

Maioria dos portugueses quer manter escolas fechadas (e quase metade defende encerramento até à Páscoa)

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias, Diário de Notícias e TSF revela que a maior parte dos portugueses defende o prolongamento do encerramento das escolas. A eventualidade de voltar a reabrir as escolas …

Costa anuncia apoio a recandidatura de Guterres à ONU. EUA querem voltar à instituição

O primeiro-ministro António Costa formalizou, esta quarta-feira, o apoio de Portugal à recandidatura de António Guterres a secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocupa o cargo desde 2016. "António Guterres serviu de forma exemplar …

PS e PSD vão chumbar audição do presidente do Tribunal Constitucional requerida pelo PAN

O PS e o PSD vão votar contra o requerimento do PAN para chamar o presidente do Tribunal Constitucional, João Caupers, à comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, por considerarem que não é competência do parlamento …

Mais 1480 infetados com covid-19 e 50 mortes em Portugal

Nas últimas 24 horas, Portugal registou 50 mortes e 1.480 novos casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico da DGS, foram confirmados mais 1.480 novos casos de infeção …