/

Snowden teme pela vida depois de ameaças norte-americanas

1

mw238 / Flickr

-

O advogado russo de Edward Snowden disse hoje que o ex-analista informático da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos teme pela sua vida desde que recebeu ameaças, através da Internet, de responsáveis norte-americanos não identificados.

“Há verdadeiras ameaças à sua vida que existem efetivamente”, disse Anatoli Kucherena ao canal de notícias russo Vesti 24.

Acusado de espionagem por Washington pela divulgação de programas secretos de espionagem da NSA, Snowden, 30 anos, obteve em agosto o estatuto temporário de refugiado na Rússia e não aparece em público desde então.

Segundo a agência France Presse, o advogado referia-se a um artigo, publicado na semana passada pelo site de informações ‘BuzzFeed’, intitulado “Espiões americanos querem a morte de Snowden”.

“Adorava meter-lhe uma bala na cabeça”, afirmou um membro do Pentágono citado pelo artigo. “Num mundo onde não houvesse restrições para matar um americano, matava-o eu mesmo”, disse um analista da NSA também citado no artigo.

Kucherena disse hoje que “essas declarações são apelos a represálias físicas contra Edward Snowden”.

Segundo o advogado, Snowden é acompanhado permanentemente por guarda-costas e está a considerar tomar medidas adicionais de segurança.

“Edward está a tratar estas ameaças como ameaças reais à sua vida e ao seu bem-estar. Atualmente, pode não ser suficiente ter seguranças privados”, disse Kucherena.

O advogado indicou, por outro lado, que tenciona pedir às autoridades norte-americanas para averiguarem o artigo e possivelmente pedirem ao site que identifique as fontes.

“Pensamos que o governo dos Estados Unidos deve tomar nota dessas declarações. As pessoas que fizeram essas declarações extremistas, fizeram-nas usando uma máscara, não revelando a sua identidade. Vamos pedir que essas máscaras sejam retiradas”, disse.

Kucherena disse que o seu cliente ficou especialmente preocupado com as declarações de um elemento dos serviços de informações do exército que descreveu um cenário específico para um possível envenenamento de Snowden.

Esse elemento, não identificado, disse ao ‘BuzzFeed’ que Snowden podia ser tocado de raspão na rua por um transeunte, que na verdade seria um agente norte-americano, “não pensaria nada, no momento, mas (pouco depois) começaria a sentir-se tonto”. “E, de repente, ficamos a saber que morreu no duche”, acrescentou.

Kucherena considerou difícil acreditar que as declarações daquela fonte tenham sido “simplesmente um comentário sarcástico para os ‘media’” e que, por isso, as encara como uma ameaça real.

/Lusa

1 Comment

  1. É o preço a pagar pela liberdade de expressão dele e dos outros! Não sei o que este rapaz fez de mais grave do que todos os corretores de bolsa que faliram em NY…etc etc… etc… além de guerras com sangue real.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.