Proteção Civil não pode enviar SMS sobre tempestades, mas a EMEL enviou (tarde demais)

Paulo Novais / EPA

Deveria ter sido enviada no sábado, mas muitos munícipes de Lisboa só receberam a mensagem da EMEL a avisar da tempestade Leslie no domingo. A ANPC já descartou qualquer responsabilidade.

Muitos munícipes de Lisboa receberam uma SMS, na manhã deste domingo, alertando-os para os efeitos da tempestade Leslie. As mensagens foram enviadas pela Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa (EMEL), mas chegaram tarde demais. A Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) já descartou qualquer responsabilidade.

A mensagem enviada pela EMEL, segundo o Sapo24, teve uma distribuição faseada, chegando a vários clientes fora do tempo útil. Considerando o teor da mensagem, tudo indica que esta deveria ter sido recebida sábado, quando o país se preparava para enfrentar a tempestade Leslie.

Na mensagem, dava-se conta do seguinte: “É importante que se mantenha em casa após as 18h”. No entanto, as 18h referidas na mensagem eram as de sábado, quando se previa que o furacão começasse a atingir a capital com ventos e chuvas fortes. Muitas pessoas só receberam a SMS no domingo. O Público tentou contactar a EMEL, mas está ainda à espera de esclarecimentos.

Duarte Costa, comandante nacional da ANPC, admitiu que a estrutura ponderou o envio de SMS, mas optou por não o fazer porque não existe um protocolo criado para estas situações. Além disso, a rota do furacão Leslie era incerta. Em alternativa, a Proteção Civil optou por uma presença constante juntos dos órgãos e comunicação social.

Para estabelecer o protocolo com as operadoras para o envio de mensagens, a ANPC teve de pedir a autorização da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD). No pedido, a ANPC pediu que a CNPD se pronunciasse “sobre a possibilidade de envio de mensagens curtas (SMS) à população localizada em zonas para as quais tenha sido declarado o estado de alerta de alerta especial de nível vermelho, relacionado com incêndios florestais”.

No caso de outras emergências, a ANPC afirma não poder enviar estas mensagens, já que a autorização diz apenas respeito à ameaça de incêndios florestais. O envio de mensagens implica, segundo a CNPD, “um desvio de finalidade da utilização de dados pessoais, ademais sensíveis”. Por esse motivo, “o envio de SMS deve restringir-se a situações de excecionalidade”.

As redes sociais encheram-se de perguntas, com alguns utilizadores a queixarem-se e outros a reagir com surpresa. “Nem sequer sei como é que a EMEL tem o meu número de telefone”, questionaram alguns, com várias pessoas a afirmarem que nunca instalaram a aplicação para telemóveis da EMEL, não têm carro e nem vivem em Lisboa.

A tempestade Leslie provocou mais estragos nos distritos de Coimbra, Aveiro, Leiria, Viseu, Lisboa e Porto. No total, registaram-se 1890 ocorrências, sobretudo queda de árvores e de estruturas, e mais de 300 mil pessoas foram afetadas por cortes de energia.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …