Proteção Civil não pode enviar SMS sobre tempestades, mas a EMEL enviou (tarde demais)

Paulo Novais / EPA

Deveria ter sido enviada no sábado, mas muitos munícipes de Lisboa só receberam a mensagem da EMEL a avisar da tempestade Leslie no domingo. A ANPC já descartou qualquer responsabilidade.

Muitos munícipes de Lisboa receberam uma SMS, na manhã deste domingo, alertando-os para os efeitos da tempestade Leslie. As mensagens foram enviadas pela Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa (EMEL), mas chegaram tarde demais. A Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) já descartou qualquer responsabilidade.

A mensagem enviada pela EMEL, segundo o Sapo24, teve uma distribuição faseada, chegando a vários clientes fora do tempo útil. Considerando o teor da mensagem, tudo indica que esta deveria ter sido recebida sábado, quando o país se preparava para enfrentar a tempestade Leslie.

Na mensagem, dava-se conta do seguinte: “É importante que se mantenha em casa após as 18h”. No entanto, as 18h referidas na mensagem eram as de sábado, quando se previa que o furacão começasse a atingir a capital com ventos e chuvas fortes. Muitas pessoas só receberam a SMS no domingo. O Público tentou contactar a EMEL, mas está ainda à espera de esclarecimentos.

Duarte Costa, comandante nacional da ANPC, admitiu que a estrutura ponderou o envio de SMS, mas optou por não o fazer porque não existe um protocolo criado para estas situações. Além disso, a rota do furacão Leslie era incerta. Em alternativa, a Proteção Civil optou por uma presença constante juntos dos órgãos e comunicação social.

Para estabelecer o protocolo com as operadoras para o envio de mensagens, a ANPC teve de pedir a autorização da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD). No pedido, a ANPC pediu que a CNPD se pronunciasse “sobre a possibilidade de envio de mensagens curtas (SMS) à população localizada em zonas para as quais tenha sido declarado o estado de alerta de alerta especial de nível vermelho, relacionado com incêndios florestais”.

No caso de outras emergências, a ANPC afirma não poder enviar estas mensagens, já que a autorização diz apenas respeito à ameaça de incêndios florestais. O envio de mensagens implica, segundo a CNPD, “um desvio de finalidade da utilização de dados pessoais, ademais sensíveis”. Por esse motivo, “o envio de SMS deve restringir-se a situações de excecionalidade”.

As redes sociais encheram-se de perguntas, com alguns utilizadores a queixarem-se e outros a reagir com surpresa. “Nem sequer sei como é que a EMEL tem o meu número de telefone”, questionaram alguns, com várias pessoas a afirmarem que nunca instalaram a aplicação para telemóveis da EMEL, não têm carro e nem vivem em Lisboa.

A tempestade Leslie provocou mais estragos nos distritos de Coimbra, Aveiro, Leiria, Viseu, Lisboa e Porto. No total, registaram-se 1890 ocorrências, sobretudo queda de árvores e de estruturas, e mais de 300 mil pessoas foram afetadas por cortes de energia.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"É com Vieira que o FC Porto consegue tirar a final da Taça do Jamor"

Rui Gomes da Silva, candidato à presidência do Benfica, apontou baterias ao atual presidente das águias, Luís Filipe Vieira, poucas horas depois de a Federação Portuguesa de Futebol ter anunciado que a final da Taça …

Rui Rio propôs fim dos debates quinzenais sem consultar deputados

A bancada do PSD só recebeu as propostas do partido para alterar o regimento da Assembleia da República mais de 24 horas depois do anúncio feito por Rui Rio, na terça-feira, no Porto. Rui Rio, líder …

TAP escapa à nacionalização. Estado assume controlo com 72,5% da companhia

O Estado e os acionistas privados da TAP estão perto de chegar a acordo, devendo a companhia aérea escapar à nacionalização. Ainda não há fumo branco, mas o acordo sobre o futuro da TAP deverá …

Encontradas 115 crianças enterradas com moedas na boca na Polónia

Trabalhadores que construíam uma nova estrada na Polónia encontraram os restos de 115 corpos de crianças enterras com moedas na boca. Durante os trabalhos de construção de uma autoestrada em Jezowe, na Polónia, trabalhadores descobriram restos …

À frente de Figo, Futre e Ronaldo. Joelson é o terceiro mais novo de sempre a estrear-se pelo Sporting

O Sporting venceu esta quinta-feira na receção ao Gil Vicente, por 2-1, no jogo de encerramento da 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. A partida marcou também a estreia do jovem extremo Joelson …

Austrália pondera dar refúgio a quem abandone Hong Kong

O primeiro-ministro australiano disse esta quinta-feira que o Governo está a ponderar dar refúgio aos residentes de Hong Kong que desejem abandonar a ex-colónia britânica devido à nova lei de segurança nacional imposta por Pequim. Scott …

Vieira ainda sonha com Jesus (e a Libertadores pode ajudar no regresso)

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, não desistiu de voltar a colocar Jorge Jesus no comando técnico da equipa da Luz e, caso a Taça dos Libertadores não seja realizada, o regresso do treinador …

Marta Temido garante que não há descontrolo em Lisboa (mas assume falhas)

Em entrevista à RTP, a ministra da Saúde garantiu que não há "descontrolo" na evolução da pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas sublinhou que se trata de uma "situação de sobressalto, …

A genética ajuda a determinar o quão afetuosas são as mulheres (mas não os homens)

A genética desempenha um papel importante no nível de afetividade das mulheres, mas o mesmo não acontece entre os homens, concluiu uma nova investigação científica levada a cabo com gémeos. Na nova investigação, recentemente publicada …

Prémio para profissionais do SNS é "uma esmola". "Mais valia terem estado quietos"

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, diz que a proposta que prevê prémios e mais férias para os profissionais de saúde é uma "afronta" para enfermeiros. Para a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, a …