Alegada suspensão do serviço chega com referências multibanco para ser feito o pagamento. Olhe para o número da entidade.
Não é o primeiro método de tentativa de fraude, não há-de ser o último.
Nos últimos dias, muitos portugueses começaram a receber mensagens no telemóvel, a avisar que o serviço de electricidade vai ser suspenso se não for pago um alegado valor em atraso.
“Caro cliente, iremos realizar no dia de hoje a suspensão da sua electricidade. Pague no Multibanco o valor em atraso para evitar a suspensão do seu serviço”.
Esta é a SMS que começou a circular por muitos telemóveis, que tem entidade, referência e valor para ser pago.
A mensagem surge também com uma “assinatura”: EDP.
Mas não, não é uma SMS da EDP. E, para verificar isso, basta olhar para a entidade: nunca é habitual 20174; ou 23013, no caso de clientes residenciais. Para clientes empresariais, as entidades certas são 12223 e 21196.
A EDP (verdadeira) tem uma página dedicada precisamente a tentativas de fraude.
A empresa destaca que o caso mais comum de tentativa de fraude é precisamente o envio de uma SMS com solicitação de pagamento de alegadas facturas em atraso; ou então pede-se para pagar uma taxa de regularização da factura. Ambos com a ameaça de interrupção do fornecimento de energia.
Também há fraude presencial: aparece na casa do consumidor um alegado técnico, com colete e/ou com cartão de identificação da EDP falsos. Diz que vai retirar as leituras do contador, no fim pede a assinatura do cliente para confirmação da sua presença – mas essa assinatura está na verdade a alterar o comercializador de energia com quem tem contrato.
A fraude digital é semelhante à SMS mas com duas diferenças: chega por e-mail e é enviado um link, com fins maliciosos. Nestes casos, a EDP lembra que só envia facturas para pagar através de um endereço: [email protected]. E nunca envia links.
Bem …..logo que não cortem a Eletricidade , no problemo!