Governo declara situação de alerta devido ao risco de incêndio

1

Paulo Cunha / Lusa

O Governo declarou a situação de alerta em Portugal Continental, esta quinta-feira, devido às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um “significativo agravamento do risco de incêndio rural”.

O Ministério da Administração Interna (MAI) avançou, hoje, em comunicado, que a situação de alerta abrange o período compreendido entre as 00h00 de sexta-feira e as 23h59 de domingo.

“Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio rural, os ministros da Administração Interna e do Ambiente e Ação Climática assinaram, esta quinta-feira, o despacho que determina a declaração da situação de alerta em todo o território do continente.”

Segundo a mesma nota, esta declaração “surge na sequência da ativação do estado de alerta especial de nível vermelho – do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro – para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais em 10 distritos: Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Porto e Aveiro”.

Nos restantes oito distritos, ou seja, Beja, Évora, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Portalegre e Setúbal, “foi ativado o estado de alerta laranja”.

Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), estão previstos para os próximos dias uma subida gradual da temperatura máxima, noites tropicais, baixa humidade relativa do ar e vento fraco a moderado, cita o Diário de Notícias.

ZAP // Lusa

 

 

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.