“Tão lentamente quanto humanamente possível”. Site simula como era usar a Internet nos anos 90

Se é jovem e gostaria de experimentar as velocidades lentas da Internet dos anos 90, está com sorte. Um novo site simula a experiência dolorosa à qual já não estamos habituados com as redes atuais.

Nos anos 90, se alguém na sua casa precisasse de usar o telefone ao mesmo tempo, a Internet tinha de ser desligada. Nessa época, a humanidade progrediu ao ponto de desenvolver foguetes e energia nuclear, mas não era possível usar a Internet e um telefone ao mesmo tempo.

O site https://slowww.ml/ foi criado por Terence Eder e simula a velocidade da Internet nos anos 90.

“Uma coisa que a maioria dos sites tenta fazer é tentar exibir a página o mais rápido possível. Portanto, decidi fazer o oposto. Criei um servidor da Web (a brincar) que funciona tão lentamente quanto humanamente possível“, escreveu o criador do site Terence Eder, numa publicação de blogue.

“Isso fornece uma página a cerca de 175 bits por segundo. Sim, bits. Não bytes”, escreveu Eder. “Está deliberadamente configurado para ser tão rápido quanto um humano adulto pode ler. Por que precisa que as suas páginas sejam entregues mais rapidamente do que se consegue ler?”

O projeto oferece uma experiência autêntica de carregamento de imagens, além de explicar como tudo funciona, e vale auma quantidade absurda do tempo que demora a carregar.

Eder disse que, inicialmente, queria usar o site como um auxiliar de ensino de HTML – antes de decidir torná-lo um exercício de frustração e paciência.

“Retardar as coisas pode tornar a web mais calma e menos perturbadora? Será um lugar mais atencioso para dialogar? Parece bom”, disse Eder. “Provavelmente, o confinamento deixou-se meio maluco”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Até sou de antes desse tempo… e sei bem do que escreve… Carregamento de jogos via cassetes áudio e gravador de cassetes portátil… bem bom!!! E a barulheira que aquilo fazia a carregar? Discos rígidos? nem pensar, não existiam. Começaram pelas hard-cards nos Schneider – Amstrad CPC 6128 – Europc, cujo teclado era ao mesmo tempo consola com placa gráfica, board, memória, saídas RS232, LPT1, drive de disquetes 3,5″ e com monitor ambar ou verde.

RESPONDER

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" a incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …