Site de genealogia “salva” homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos.

Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 anos, foi assassinada na mesma casa onde ambos viviam na Califórnia. A moradia pertencia à avó do arguido e patroa da vítima, que teria acolhido Jane e a filha após se ter divorciado do marido. Na mesma casa vivia a filha da patroa, o neto Ricky Davis e a namorada Connie Dahl.

Na madrugada de 7 de julho de 1985, Ricky e a sua namorada encontraram a filha da vítima à porta de casa. Na altura, a jovem disse que se encontrava ali por ter medo de ser repreendida pela mãe, depois de ter ido a uma festa e ter chegado de madrugada a casa

Os três jovens acabaram por entrar juntos em casa. Quando entraram na habitação, encontraram sangue e Jane Hylton inanimada. Segundo os depoimentos prestados à polícia, os jovens chamaram de imediato o serviço de emergência, mas a vítima acabou mesmo por falecer.

Na altura, o marido da vítima chegou a ser considerado suspeito, mas acabou por ser ilibado. Em novembro de 1999, o caso foi reaberto e Connie Dahl, a namorada de Ricky, foi chamada a prestar depoimento novamente.

Segundo o Northern California Innocence Project, o seu depoimento foi completamente diferente do primeiro, pelo que acabou por alterar por completo o caso. Desta forma, no segundo depoimento, Connie incriminou o seu namorado como sendo o principal homicida de Jane Hylton, admitindo até envolvimento no crime.

Em agosto de 2005, Ricky Davis é levado para a prisão para começar a cumprir a pena de 16 anos de cadeia até prisão perpétua, pelo homicídio em 2.º grau de Jane Hylton.

Nove anos depois, em 2014, o Northern California Innocence Project volta a pegar no caso para exigir à procuradoria de El Dorado, na California, novos exames genéticos e de ADN aos vestígios do crime de 1985, uma vez que Ricky foi condenado praticamente apenas com o depoimento da namorada.

É então que os peritos forenses detetam ADN que não pertence ao condenado, que, entretanto, havia passado nove anos preso. Face às evidências, o caso é reaberto e, em 2019, ordenada a repetição do julgamento.

Segundo o The Guardian, na passada quinta-feira, dia 12 de fevereiro, Ricky Davis foi ilibado do crime e abandonou a prisão sem cadastro criminal, após passar quase 15 anos na prisão. A Procuradoria norte-americana confirmou que um outro suspeito foi identificado e detido em Roseville, apesar de a sua identidade não ter sido revelada.

Ricky Davis foi ilibado graças aos testes de ADN e às novas técnicas de análise genealógica forense. As autoridades recorreram a um banco público de amostras de ADN chamado GEDMatch, que contém um milhão de perfis de ADN. Esta base permite associar membros diretos da família ou membros mais afastados, como primos de 4.º ou 5.º grau.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Lei de segurança nacional. Taiwan teme ser próximo alvo da China (e Hong Kong pode ser o novo Tibete)

A decisão de Pequim em impor a Hong Kong uma lei draconiana sobre segurança faz crescer os receios de que Taiwan possa ser o próximo alvo da República Popular da China. Por outro lado, teme-se …

Patrick Mahomes assina o maior contrato da história do desporto: 10 anos por 446 milhões

O jogador de futebol americano Patrick Mahomes fez história ao assinar o maior contrato de sempre do mundo do desporto. O quarterback dos Kansas City Chiefs renovou por dez temporadas, num valor total de 446 …

Centeno rejeita conflito de interesses. “Não conseguia emprego em Portugal nas próximas décadas"

O antigo ministro das Finanças está esta quarta-feira a ser ouvido no Parlamento, naquela que é a sua primeira grande prova de fogo no caminho que terá que percorrer até chegar ao cargo de governador …

Centenas de holandeses nas ruas de Albufeira. GNR obrigada a intervir

A Guarda Nacional Republicana (GNR) levantou, no domingo, dezenas de autos de contraordenação a estabelecimentos e a pessoas, em Albufeira, no Algarve, por desrespeito das regras impostas devido à pandemia da Covid-19, disse esta terça-feira …

Soares atravessou jejum de golos, mas há uma estatística em que ninguém o bate

O avançado portista Tiquinho Soares é o jogador que mais golos faz de cabeça, em Portugal e na Europa. Esta temporada, já leva sete cabeceamento certeiros. Tiquinho Soares esteve 12 jogos sem marcar qualquer golo com …

"Dêem a Portugal uma Ponte Aérea". Escocês faz petição e diz que decisão do Reino Unido é injusta

Um escocês admirador de Portugal considera a exclusão da lista de países isentos de quarentena nas chegadas ao Reino Unido “injusta” e “pouco transparente” e por isso promoveu uma petição popular a pedir o levantamento …

Juiz Carlos Alexandre está em isolamento profilático

O juiz Carlos Alexandre encontra-se em isolamento profilático depois de ter participado, no final de junho, numa busca a uma agência bancária em que estiverem envolvidas três pessoas infetadas com covid-19. De acordo com a RTP, …

Jogo de loucos em Itália. Milan de Ibrahimovic derrota Juve de CR7 com golo português

Cristiano Ronaldo fez o 2-0 para a Juventus em casa do AC Milan, porém, o campeão perdeu 4-2 e desperdiçou a oportunidade de ampliar para 10 os pontos de vantagem para a Lazio, derrotada em …

A maior promessa do futebol alemão pede para sair. Chelsea prepara 100 milhões de euros

O internacional alemão Kai Havertz pediu à direção do Leverkusen para sair este verão. O Chelsea é o principal candidato à contratação do médio, tendo de desembolsar 100 milhões de euros. Kai Havertz é provavelmente a …

"A sombra de Sarkozy" e a filha de imigrantes cabo-verdianos. Novo Governo de Macron vira à direita

É um "Governo mais à direita do que nunca". O desabafo é do líder dos socialistas franceses, Olivier Faure, numa crítica ao Presidente Emmanuel Macron pelas escolhas que fez para o novo Governo do país. …