Site de genealogia “salva” homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos.

Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 anos, foi assassinada na mesma casa onde ambos viviam na Califórnia. A moradia pertencia à avó do arguido e patroa da vítima, que teria acolhido Jane e a filha após se ter divorciado do marido. Na mesma casa vivia a filha da patroa, o neto Ricky Davis e a namorada Connie Dahl.

Na madrugada de 7 de julho de 1985, Ricky e a sua namorada encontraram a filha da vítima à porta de casa. Na altura, a jovem disse que se encontrava ali por ter medo de ser repreendida pela mãe, depois de ter ido a uma festa e ter chegado de madrugada a casa

Os três jovens acabaram por entrar juntos em casa. Quando entraram na habitação, encontraram sangue e Jane Hylton inanimada. Segundo os depoimentos prestados à polícia, os jovens chamaram de imediato o serviço de emergência, mas a vítima acabou mesmo por falecer.

Na altura, o marido da vítima chegou a ser considerado suspeito, mas acabou por ser ilibado. Em novembro de 1999, o caso foi reaberto e Connie Dahl, a namorada de Ricky, foi chamada a prestar depoimento novamente.

Segundo o Northern California Innocence Project, o seu depoimento foi completamente diferente do primeiro, pelo que acabou por alterar por completo o caso. Desta forma, no segundo depoimento, Connie incriminou o seu namorado como sendo o principal homicida de Jane Hylton, admitindo até envolvimento no crime.

Em agosto de 2005, Ricky Davis é levado para a prisão para começar a cumprir a pena de 16 anos de cadeia até prisão perpétua, pelo homicídio em 2.º grau de Jane Hylton.

Nove anos depois, em 2014, o Northern California Innocence Project volta a pegar no caso para exigir à procuradoria de El Dorado, na California, novos exames genéticos e de ADN aos vestígios do crime de 1985, uma vez que Ricky foi condenado praticamente apenas com o depoimento da namorada.

É então que os peritos forenses detetam ADN que não pertence ao condenado, que, entretanto, havia passado nove anos preso. Face às evidências, o caso é reaberto e, em 2019, ordenada a repetição do julgamento.

Segundo o The Guardian, na passada quinta-feira, dia 12 de fevereiro, Ricky Davis foi ilibado do crime e abandonou a prisão sem cadastro criminal, após passar quase 15 anos na prisão. A Procuradoria norte-americana confirmou que um outro suspeito foi identificado e detido em Roseville, apesar de a sua identidade não ter sido revelada.

Ricky Davis foi ilibado graças aos testes de ADN e às novas técnicas de análise genealógica forense. As autoridades recorreram a um banco público de amostras de ADN chamado GEDMatch, que contém um milhão de perfis de ADN. Esta base permite associar membros diretos da família ou membros mais afastados, como primos de 4.º ou 5.º grau.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …