Site cobra promessas feitas por políticos em campanha

The PIX-JOCKEY / Flickr

-

Um site pioneiro no Paquistão, lançado por uma organização ligada a uma agência internacional de notícias, está a monitorizar as promessas feitas por políticos no país e a cobrar o seu cumprimento.

O Truth Tracker foi lançado pela UPI Next, entidade sem fins lucrativos ligada à United Press International. Uma equipa de 25 repórteres espalhados por diversas partes do Paquistão vasculha panfletos, manifestos, programas de campanha, discursos, sites de políticos e entrevistas à imprensa, à caça de promessas.

O editor do Truth Tracker, Mubasher Bukhari, diz à BBC que o objectivo do projecto é melhorar a responsabilização – ou “accountability”, um termo em inglês usado em política para descrever a obrigação que políticos têm de responder pelos seus actos e atender às necessidades da população.

“Nós registamos as promessas, e continuamos a lembrar aos políticos os seus compromissos com o povo. Mas também justificamos a razão de algumas promessas não terem sido cumpridas”, conta Bukhari.

Categorias

O site classifica as promessas em cinco categorias diferentes: quebradas, cumpridas, em andamento, ameaçadas e não iniciadas.

Nas eleições do ano passado, o então candidato Nawaz Sharif prometeu casas a todas as famílias de baixa renda. Uma vez eleito, segundo o Truth Tracker, nada foi feito até agora. Esta é  uma das promessas que estão na categoria “não iniciada“.

Outro exemplo aconteceu na província do Punjab, onde a maior autoridade local, Shahbaz Sharif, prometeu explorar opções de energia alternativa num esforço para pôr fim à crise energética que afecta o Paquistão.

O governo do Punjab começou a construir uma fábrica de energia solar no deserto de Cholistan. Para a Truth Tracker, a promessa está “em andamento“.

O sociólogo Rasul Bakhsh Rais acredita que iniciativas como esta são essenciais para a democracia.

“No Paquistão, os políticos têm atitudes diferentes quando estão no poder. Os cidadãos não devem esperar cinco anos para poder questioná-los – isso tem que ser feito de forma contínua”, diz Rais.

“E agora isso pode acontecer, com a ajuda de novas tecnologias de informação, e através de ferramentas como sites deste tipo.”

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Japão promete "uma sociedade neutra em termos de carbono" até 2050

O Japão quer alcançar a neutralidade de carbono até 2050, disse hoje o primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga, um caminho que se afigura complicado, devido à dependência do país do carvão. Numa altura em que cada vez …

"Nada nos vai fazer recuar". Macron desperta a raiva do mundo muçulmano (e enfurece Erdogan)

Emmanuel Macron, presidente de França, assumiu posições muito claras na defesa da liberdade de exibir as caricaturas de Maomé, no âmbito da homenagem ao professor decapitado na semana passada, suscitando protestos em vários países muçulmanos. "Nada …

Merkel avisa Alemanha que os próximos meses vão ser “muito difíceis”

A chanceler alemã, Angela Merkel, avisou a Alemanha de que os próximos meses vão ser "muito difíceis", já que o número de infeções por covid-19 continua a crescer diariamente, tendo-se registado 8.685 nas últimas …

Portugal acusado de bloquear lei europeia contra evasão fiscal pelas multinacionais

Os governos português e sueco estão a ser acusados de bloquear, no Conselho da União Europeia (UE), a deliberação de uma lei contra a evasão fiscal por parte de grandes empresas multinacionais digitais. Segundo anunciou esta …

Consumo de antibióticos desce 22% durante a pandemia. Menos 1,1 milhões de embalagens vendidas

O consumo de antibióticos registou uma descida na ordem dos 22% nos primeiros oito meses deste ano. Venderam-se menos 1,1 milhões de embalagens, quando comparado com igual período do ano passado. Entre janeiro e agosto deste …

Portugal regista mais 2.447 casos e 27 mortes por covid-19

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 2.447 casos positivos e 27 mortes por covid-19. A informação foi divulgada, esta segunda-feira, no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico divulgado hoje revela que …

Testes rápidos devem ser aplicados em surtos em escolas ou lares

A Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2, hoje publicada, determina que em situações de surto em escolas, lares ou outras instituições devem ser utilizados preferencialmente testes rápidos no sentido de aplicar "rapidamente as medidas adequadas …

Em Berlim, Marta Temido defende reforma e reforço de poder da OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) deve ser alvo de uma reforma substancial que leve ao reforço do seu poder internacional na sequência da pandemia de Covid-19, defendeu esta segunda-feira a ministra da Saúde, Marta …

PJ faz buscas à Fiscalização e Contratação da Câmara de Barcelos

A investigação, relacionada com contractos efetuados no pelouro da vereadora Anabela Real, estão a ser investigados pela Polícia Judiciária. A Polícia Judiciária (PJ) fez hoje buscas na Câmara de Barcelos, tendo como alvo principal os serviços …

Governo ordena "encerramento compulsivo" do Instituto Superior de Gestão e Administração de Leiria

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, determinou o "encerramento compulsivo" do Instituto Superior de Gestão e Administração de Leiria, instituição privada detida pelo grupo Lusófona, que deverá fechar portas até ao fim …