Site cobra promessas feitas por políticos em campanha

The PIX-JOCKEY / Flickr

-

Um site pioneiro no Paquistão, lançado por uma organização ligada a uma agência internacional de notícias, está a monitorizar as promessas feitas por políticos no país e a cobrar o seu cumprimento.

O Truth Tracker foi lançado pela UPI Next, entidade sem fins lucrativos ligada à United Press International. Uma equipa de 25 repórteres espalhados por diversas partes do Paquistão vasculha panfletos, manifestos, programas de campanha, discursos, sites de políticos e entrevistas à imprensa, à caça de promessas.

O editor do Truth Tracker, Mubasher Bukhari, diz à BBC que o objectivo do projecto é melhorar a responsabilização – ou “accountability”, um termo em inglês usado em política para descrever a obrigação que políticos têm de responder pelos seus actos e atender às necessidades da população.

“Nós registamos as promessas, e continuamos a lembrar aos políticos os seus compromissos com o povo. Mas também justificamos a razão de algumas promessas não terem sido cumpridas”, conta Bukhari.

Categorias

O site classifica as promessas em cinco categorias diferentes: quebradas, cumpridas, em andamento, ameaçadas e não iniciadas.

Nas eleições do ano passado, o então candidato Nawaz Sharif prometeu casas a todas as famílias de baixa renda. Uma vez eleito, segundo o Truth Tracker, nada foi feito até agora. Esta é  uma das promessas que estão na categoria “não iniciada“.

Outro exemplo aconteceu na província do Punjab, onde a maior autoridade local, Shahbaz Sharif, prometeu explorar opções de energia alternativa num esforço para pôr fim à crise energética que afecta o Paquistão.

O governo do Punjab começou a construir uma fábrica de energia solar no deserto de Cholistan. Para a Truth Tracker, a promessa está “em andamento“.

O sociólogo Rasul Bakhsh Rais acredita que iniciativas como esta são essenciais para a democracia.

“No Paquistão, os políticos têm atitudes diferentes quando estão no poder. Os cidadãos não devem esperar cinco anos para poder questioná-los – isso tem que ser feito de forma contínua”, diz Rais.

“E agora isso pode acontecer, com a ajuda de novas tecnologias de informação, e através de ferramentas como sites deste tipo.”

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

“As brasileiras são mercadoria". Professor da UP suspenso por comentários machistas e xenófobos nas aulas

Após uma denúncia que reuniu assinaturas de mais de uma centena de alunas, o professor auxiliar Pedro Cosme da Costa Vieira foi suspenso pelo período máximo de 90 dias, da Faculdade de Economia da Universidade …

Houve buzinão na Luz (mas sem "carinho"). Jesus culpa covid-19 pela crise do Benfica

Algumas dezenas de adeptos protestaram junto ao Estádio da Luz com um buzinão, entre gritos de "Rua Vieira" devido aos maus resultados do Benfica. Antes disso, Jorge Jesus tinha apelado a um "buzinão de carinho" …

Marcelo remete diretamente para o Governo limites ao ruído nos prédios

O chefe de Estado incluiu o detalhe "decreto-lei do Governo", no novo decreto para a renovação do estado de emergência, para permitir que o Executivo limite o ruído nos prédios. No último decreto que executou o …

Clubes ingleses decidiram: não há público, acabou a época

Decisão não afeta a Premier League mas antecipa o final de quatro divisões do futebol inglês. Na época passada os campeonatos também não chegaram ao fim. Muitos dos campeonatos não-profissionais (em várias modalidades) estão parados, não …

Cães podem ter consciência corporal tal como os humanos

Os cães podem não ser capazes de se reconhecer em frente a um espelho, mas isso não significa que não tenham um certo nível de autoconsciência. De acordo com o site Science Alert, um novo estudo …

Moratórias de crédito à habitação terminam a 31 em Março. Famílias terão de procurar opções

Todas as moratória públicas para o crédito à habitação terminam a 30 de Setembro, mas a dos bancos expira já no próximo mês. Uma das soluções para quem não consegue cumprir os pagamentos é a …

Finanças: Mais dinheiro para a TAP só com novo acordo com Bruxelas

O Ministério das Finanças refere que, enquanto não houver a luz verde de Bruxelas ao plano de reestruturação, não há mais apoio público à companhia aérea.  A TAP só garante a liquidez até final de março, …

Primeiros fundos chegam até junho. Costa pede “consenso” no Plano de Recuperação

O ministro do Planeamento, Nelson de Souza, anunciou esta quarta-feira no Parlamento, que os novos subsídios europeus do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para 2021-2026 chegarão até ao mês de junho. De acordo com o …

Descobertos "ingredientes para a vida" em rochas com 3,5 mil milhões de anos

Investigadores descobriram moléculas orgânicas em formações rochosas super antigas na Austrália, revelando o que dizem ser a primeira evidência detalhada dos primeiros ingredientes químicos que poderiam ter sustentado as formas de vida microbianas primitivas da …

Juventus: FC Porto deverá ter Dybala pela frente (durante 30 minutos)

Uma das figuras do campeão italiano pode reduzir a lista longa de lesionados no plantel. E o regresso deverá acontecer contra o campeão português. Paulo Dybala continua fora dos jogos da Juventus mas há uma data …