/

Sismo de 7,3 sentido no leste da Indonésia

Um forte sismo de magnitude 7,3 na escala de Richter foi hoje sentido no leste da Indonésia, de acordo com o instituto de geofísica dos Estados Unidos da América (USGS), não tendo sido emitido um aviso de tsunami.

De acordo com a AFP, o sismo ocorreu na ilha de Halmahera, no arquipélago das Molucas, a uma profundidade de 10 quilómetros. No ano passado, morreram mais de 1.600 pessoas após um terramoto nestas ilhas próximas das Celebes.

“Ainda não há relatos de danos a infraestruturas”, disse Iksan Subur, funcionário da agência de mitigação de desastres da Indonésia. Em declarações à Reuters, Iksan contou que “as pessoas entraram em pânico e saíram a correr das suas casas. Algumas pessoas que moram perto do oceano estão a mudar-se para lugares mais altos”.

De acordo com o jornal britânico Express, inicialmente, as autoridades indonésias emitiram um alerta para um possível tsunami, por volta das 9:30. No entanto, mais tarde, a agência de meteorologia da Indonésia disse não haver perigo iminente por enquanto.

Após o sismo sentiram-se tremores menores de magnitude 5.8, que ainda foram sentidos em ilhas vizinhas. A Indonésia, com mais de 17 mil ilhas vulcânicas, fica localizada no Anel de Fogo do Pacífico, a principal falha onde ocorrem grande parte dos terramotos. A atividade sísmica neste local tem aumentado nas últimas semanas.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.