Milhares de paquistaneses esperam por ajuda após sismo que matou 37 pessoas

Mast Irham / EPA

Milhares de paquistaneses aguardam por ajuda depois do terramoto de magnitude 5,8 ter atingido a região da Caxemira, esta terça-feira, provocando pelo menos 37 mortos.

Pelo menos 37 pessoas morreram e mais de 500 ficaram feridas. O comissário local Mohamed Tayyab indicou que o número de vítimas mortais aumentou nas últimas horas devido à morte de pessoas hospitalizadas, alertando que é possível que aumente ainda mais, já que alguns feridos estão em estado grave.

Um total de 167 pessoas permanecem hospitalizadas em tratamento, enquanto os restantes feridos foram tendo alta ao longo do dia.

Temendo tremores secundários, muitas pessoas permaneceram em áreas abertas. A área mais atingida foi o distrito de Mirpur, onde milhares de casas e prédios ficaram danificados, muitos reduzidos a pilhas de tijolos e escombros.

Sob o céu nublado, dezenas de pessoas foram vistas a atravessar os prédios em ruínas, de acordo com um jornalista da agência de notícias Associated Press (AP). Outros estavam em choque com o sismo e um pequeno número de voluntários tentou fornecer-lhes comida.

As autoridades paquistanesas disseram que estão a fornecer ajuda humanitária às pessoas afetadas pelo terramoto, mas um jornalista da AP não viu tendas nas áreas afetadas.

Mohammad Afzal, presidente da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres, disse que tendas, alimentos e cobertores devem começar a chegar às áreas afetadas ainda nesta quarta-feira, acrescentando que “cada vítima do terremoto será cuidada”.

Afzal disse que os médicos estão a tratar centenas de pessoas, algumas das quais com vários ferimentos. As autoridades locais foram vistas a reparar uma estrada importante perto do epicentro do terremoto. No início do dia de hoje, os familiares enterraram os mortos em Mirpur e nas aldeias vizinhas.

A Autoridade Nacional de Gestão de Desastres disse hoje em comunicado que 135 casas foram seriamente danificadas pelo terramoto, enquanto outras 315 sofreram danos menores na Caxemira. O Exército informou em comunicado que três pontes foram danificadas pelo sismo e que várias estradas foram bloqueadas.

Mirpur fica na região montanhosa da Caxemira, dividida entre o Paquistão e os países vizinhos. A Caxemira sofreu o impacto do sismo de terça-feira e quase todas as vítimas e danos foram relatados nesta região. Uma pessoa morreu em Jehlum, uma cidade na província oriental de Punjab, onde o tremor também foi sentido.

“O terramoto superficial ocorreu a 10 quilómetros de profundidade e foi por isso que causou tantos danos em Mirpur, na Caxemira”, que não está longe do epicentro do terremoto, disse o meteorologista Muhammad Riaz, na terça-feira.

O terremoto também sacudiu a capital, Islamabad, e partes do noroeste do Paquistão, mas não causou danos.

O Paquistão é propenso a violentos distúrbios sísmicos. Um terramoto de magnitude 7,6 em 2005 matou milhares de pessoas. O sul da Ásia tem um alto nível de sismicidade pela proximidade aos Himalaias, onde chocam as duas placas continentais da Índia e da Euroásia, que convergem a uma velocidade relativa de 40 a 50 milímetros por ano.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …

Inteligência artificial decifra manuscrito que pode mudar história da Austrália

A Terra Australis Incognita, hoje conhecida como Austrália, foi descrita por um jesuíta espanhol quase cem anos antes da descoberta em 1770 pelo marinheiro britânico James Cook, segundo um manuscrito decifrado através de inteligência artificial. A …