O forte sismo registado na noite de quarta-feira no Chile provocou pelo menos oito mortos e a retirada de um milhão de pessoas. O alerta de tsunami já foi levantado em todas as regiões do país.
“Lamentamos a morte de cinco cidadãos chilenos, apresentamos as condolências do governo a todas as respetivas famílias (…) Estimamos o número de retirados em um milhão de pessoas”, informou inicialmente o subsecretário do Ministério do Interior, Mahmoud Aleuy.
As autoridades chilenas emitiram um alerta de tsunami em toda a costa do país depois de um sismo de magnitude 8,3 na escala de Richter, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), registado às 19:54 de quarta-feira (23:54 em Lisboa), ter abalado o norte, centro e sul do território.
Milhares de chilenos passaram esta noite em zonas elevadas nas suas localidades costeiras, situadas a mais de 30 metros acima do nível do mar, escreve a agência Efe.
O Departamento Nacional de Situações de Emergência do Chile já levantou esse alerta depois do violento sismo que já provocou, de acordo com o último balanço oficial, oito mortos.
“O alerta de tsunami foi levantado em todo o território nacional”, anunciam as autoridades chilenas nas suas contas do Twitter.
ZAP / Lusa
Muita Luz e muita Força para ultrapassar as adversidades.