Sismo de magnitude de 6,3 abala Porto Rico, que se prepara para uma tempestade tropical

Joel Rouse / Wikimedia

Devastação causada pelo Furacão Maria em Great Carrot Bay, Porto Rico

Um sismo de 6,3 de magnitude na escala de Richter foi registado na segunda-feira à noite em Porto Rico, informou o Serviço Meteorológico Nacional de San Juan. Não existem, até ao momento, registo de vítimas ou danos materiais.

O epicentro do sismo, que ocorreu às 23h24 (3h24 em Lisboa), foi localizado a 62 quilómetros ao norte de San Juan, Porto Rico. Foram sentidas pelo menos três réplicas, incluindo uma de magnitude 4,7, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). As autoridades de Porto Rico não emitiram qualquer alerta de tsunami. A governadora Wanda Vázquez pediu calma aos cidadãos para garantirem segurança.

Porto Rico e as Ilhas Virgens estão também sob aviso de tempestade tropical, que deverá atingir ainda nesta terça-feira os dois territórios. As aulas nas escolas públicas e universidades foram suspensas e as agências governamentais vão estar encerradas devido à passagem da tempestade tropical Karen.

De acordo com a informação do Centro Nacional de Furacões norte-americano (NHC), a depressão Karen irá passar próximo de Porto Rico e das Ilhas Virgem, com ventos sustentados de 55 quilómetros por hora. Espera-se chuva intensa ao longo de quarta-feira, que podem causar cheias repentinas e deslizamento de terras, especialmente em zonas montanhosas.

​Vázquez garantiu que a ilha está preparada para a chegada da tempestade, durante as próximas horas, e reiterou o pedido à população para estar preparada para o evento.

Recentemente, Porto Rico foi vítima da passagem do furacão Dorian, que passou sobre a ilha de Santa Lúcia e entrou nas Caraíbas com ventos de 85 quilómetros por hora.

Nos últimos dois anos, o presidente dos Estados Unidos criticou fortemente Porto Rico, um território que não tem direito de voto nas eleições presidenciais, indicando que os seus líderes são “um desastre”.

Depois de visitar Porto Rico em 2017, Trump disse que o furacão Maria não era “uma verdadeira catástrofe” como o Katrina, em 2005, e no ano passado negou que o furacão tivesse causado quase três mil mortos.

Recentemente, Donald Trump, terá sugerido que se bombardeasse os furacões de forma a evitar que estes chegassem aos Estados Unidos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais. Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação …

Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, …

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …

Brexit: Hoje era o Dia D (mas afinal, fica tudo na mesma)

Devia ter sido o dia decisivo para o Brexit no Parlamento do Reino Unido, mas o processo foi mais uma vez adiado.  Foi aprovada uma emenda que obriga o primeiro-ministro Boris Johnson a pedir um novo …