Sismo de magnitude de 6,3 abala Porto Rico, que se prepara para uma tempestade tropical

Joel Rouse / Wikimedia

Devastação causada pelo Furacão Maria em Great Carrot Bay, Porto Rico

Um sismo de 6,3 de magnitude na escala de Richter foi registado na segunda-feira à noite em Porto Rico, informou o Serviço Meteorológico Nacional de San Juan. Não existem, até ao momento, registo de vítimas ou danos materiais.

O epicentro do sismo, que ocorreu às 23h24 (3h24 em Lisboa), foi localizado a 62 quilómetros ao norte de San Juan, Porto Rico. Foram sentidas pelo menos três réplicas, incluindo uma de magnitude 4,7, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). As autoridades de Porto Rico não emitiram qualquer alerta de tsunami. A governadora Wanda Vázquez pediu calma aos cidadãos para garantirem segurança.

Porto Rico e as Ilhas Virgens estão também sob aviso de tempestade tropical, que deverá atingir ainda nesta terça-feira os dois territórios. As aulas nas escolas públicas e universidades foram suspensas e as agências governamentais vão estar encerradas devido à passagem da tempestade tropical Karen.

De acordo com a informação do Centro Nacional de Furacões norte-americano (NHC), a depressão Karen irá passar próximo de Porto Rico e das Ilhas Virgem, com ventos sustentados de 55 quilómetros por hora. Espera-se chuva intensa ao longo de quarta-feira, que podem causar cheias repentinas e deslizamento de terras, especialmente em zonas montanhosas.

​Vázquez garantiu que a ilha está preparada para a chegada da tempestade, durante as próximas horas, e reiterou o pedido à população para estar preparada para o evento.

Recentemente, Porto Rico foi vítima da passagem do furacão Dorian, que passou sobre a ilha de Santa Lúcia e entrou nas Caraíbas com ventos de 85 quilómetros por hora.

Nos últimos dois anos, o presidente dos Estados Unidos criticou fortemente Porto Rico, um território que não tem direito de voto nas eleições presidenciais, indicando que os seus líderes são “um desastre”.

Depois de visitar Porto Rico em 2017, Trump disse que o furacão Maria não era “uma verdadeira catástrofe” como o Katrina, em 2005, e no ano passado negou que o furacão tivesse causado quase três mil mortos.

Recentemente, Donald Trump, terá sugerido que se bombardeasse os furacões de forma a evitar que estes chegassem aos Estados Unidos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas conseguiram controlar as decisões de macacos através de estimulação cerebral

Ondas ultrassónicas de alta frequência, destinadas a regiões cerebrais específicas, podem mesmo influenciar o comportamento dos macacos. O cérebro é um órgão muito difícil de tratar. Além de a grande maioria dos medicamentos ter vários efeitos …

Raios cósmicos podem ter desempenhado um papel fundamental na origem da vida

A influência dos raios cósmicos no início da vida na Terra pode explicar a preferência da natureza pela estrutura das moléculas biológicas. Dois investigadores da Universidade de Stanford, nos EUA, sugerem que a interação entre proto-organismos …

Astrónomos descobrem um novo tipo de asteróide perto de Júpiter (e tem uma misteriosa cauda)

Uma equipa de astrónomos descobriu um novo tipo de asteróide com uma cauda semelhante à de cometa que orbita perto de Júpiter num enxame de rochas espaciais chamado Troianos. O LD2 2019, como é conhecido, desafia …

A estrela mais próxima do Sistema Solar não está sozinha. Há um planeta a orbitá-la

Uma equipa internacional, composta por vários investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) conseguiu, através do espetrógrafo ESPRESSO, confirmar a existência do planeta que orbita a estrela mais próxima do Sistema Solar, …

App deteta sinais de anemia. Basta fotografar a pálpebra com o smartphone

Uma equipa de cientistas desenvolveu um novo software capaz de tornar o diagnóstico de doenças do sangue muito mais simples, usando a câmara de um smartphone para avaliar os níveis de hemoglobina. A hemoglobina é uma …

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …