O alerta de tsunami na Indonésia, onde este domingo se registou um sismo de magnitude 6,9, foi levantado, indicou o instituto norte-americano de geofísica.
Um sismo de magnitude 6,9 na escala de Richter abalou este domingo a Indonésia, tendo sido emitido um alerta de tsunami pouco depois que foi entretanto cancelado.
Segundo o Observador, o sismo teve origem no mar, a dez quilómetros de profundidade, com epicentro na zona este do arquipélago indonésio, junto a Sulawesi, no mar das Molucas. Foi sentido às 16h08 de Portugal Continental, mais seis horas em Jacarta.
Esta região é propícia a este tipo de fenómenos por se incluir no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma região de grande interação entre placas tectónicas que provoca a acumulação de energia nas rochas e muita atividade vulcânica.
Quando é libertada, essa energia dá origem a terramotos com magnitude considerável e, por vezes, tão elevada quanto a que desencadeou o trágico tsunami no Natal de 2004.
Em junho, a Indonésia registou um sismo de magnitude 7,3 que foi sentido na Austrália e em Timor-Leste. O abalo teve origem no mar de Banda, a 208 quilómetros de profundidade.