/

Refugiado sírio faz-se explodir e fere 12 pessoas na Alemanha

7

Daniel Karmann / EPA

-

Refugiado sírio fez-se explodir perto de um festival de música, na cidade alemã de Ansbach, onde estariam 2.500 pessoas. A explosão fez 12 feridos, três em estado grave.

O alegado autor de uma explosão este domingo na Alemanha era um refugiado sírio que já tinha passado por um hospital psiquiátrico, afirmou hoje o ministro do Interior da Baviera, que não excluiu a possibilidade de atentado islamita.

“Trata-se, infelizmente, de um novo atentado” e “não está excluída” a motivação islamita, afirmou Joachim Herrmann, numa conferência de imprensa.

O ministro revelou que o suspeito, de 27 anos, que morreu na explosão, já havia tentado suicidar-se por duas vezes e era um sírio que viu negado o seu pedido de asilo no ano passado.

A explosão ocorreu na cidade de Ansbach, na Baviera, no domingo à noite, em frente de um restaurante e perto do local onde iria realizar-se um festival de música, onde estavam concentradas cerca de 2.500 pessoas.

Segundo a polícia, a explosão deixou outras 12 pessoas feridas, três delas com gravidade.

Antes de acionar o explosivo, o homem tentou aceder ao recinto do festival, o que não conseguiu fazer por não ter bilhete, segundo as informações divulgadas na conferência de imprensa das autoridades da Baviera.

O suspeito vivia num albergue de Ansbach e chegou à Alemanha há dois anos. Pediu asilo, mas foi-lhe negado no ano passado e o processo de repatriamento estava suspenso por causa da situação na Síria.

A polícia criou uma linha de telefone para receber informações de possíveis testemunhas e divulgou um endereço eletrónico para onde podem ser enviadas fotografias e vídeos relacionados com a explosão.

Um hotel e algumas casas na área foram evacuados por motivos de segurança.

Um importante dispositivo policial, comporto por cerca de 200 agentes, isolou a zona da explosão, para onde se deslocaram de imediato meios de socorro.

Este é a o terceiro episódio violento na Baviera em pouco mais de uma semana.

Na sexta-feira, Ali Sonboly, um jovem alemão de origem iraniana, de 18 anos, matou nove pessoas e fez 35 feridos num tiroteio junto ao centro comercial Olympia, em Munique.

Na semana anterior, um jovem de 17 anos atacou à machadada passageiros num comboio regional, acabando por ferir gravemente cinco pessoas.

/Lusa

7 Comments

  1. Quando é que os jornalistas (em todo o mundo) vão entender que sempre que dão um grande destaque aos actos tresloucados de um demente, isso torna-o um “mártir herói” e inspira outros dementes a imitá-lo?… Estes seres humanos desterrados, desesperados, procuram loucamente uma razão de existir e, se a sociedade anfitriã não os consegue integrar com verdadeira solidariedade e compaixão, eles vão acabar por reagir com actos tresloucados… Os jornalistas podem dar as notícias destes ataques sem grande alarido, sem divulgar os nomes dos assassinos, sem mostrar o rosto deles e os vídeos de ódio que eles gravam, de modo a não os glorificar nem incentivar outros desequilibrados a seguir-lhes os passos, como está a acontecer todos os dias. Isto é um fenómeno de imitação “Copycat”, e os media têm uma responsabilidade séria em prevenir isso… Nós, como sociedade anfitriã, temos de ser capazes de livrar-nos do medo daquilo que vem de fora, e encontrar dentro de nós uma capacidade de os fazer sentir bem-vindos e integrados, desde que respeitem, como é óbvio, os nossos costumes e liberdades, mas sem os fazer sentir uns marginais e sem os empurrar para o desespero e para o radicalismo… Este fenómeno da migração é uma grande oportunidade para crescermos em consciência enquanto humanos fraternos, amantes da paz e do respeito pela diferença.

  2. Completamente de acordo com o Mario Casanova. A comunicação social é o principal responsável pelo que está a acontecer devido ao mediatismo que dá a estes assuntos.
    Um bom exemplo é o futebol (por incrível que pareça) onde foi proibido passar imagens de pessoas que invadem o campo, e o facto é que cada vez acontece menos.

  3. É uma vergonha fazerem censura aos comentários enviados e só publicarem dois comentários ideológicos, que vão todos na mesma direção. Os comentários menos favoráveis aos refugiados são todos censurados. Voltamos ao tempo da ditadura.

  4. O que os autores dos dois primeiros comentários não entendem, ou fazem questão absoluta de não entenderem, é que todos os atentados ocorridos tem fonte ideológica, isto é, os seus autores são muçulmanos que odeiam os ocidentais, principamente: judeus e cristãos. Não importa o que foi feito para integrá-los. Foram educados para essa finalidade.

  5. É uma vergonha fazerem censura aos comentários enviados e só publicarem dois comentários ideológicos, que vão todos na mesma direção. Os comentários menos favoráveis aos refugiados são todos censurados. Voltamos ao tempo da ditadura. Como vcs podem perceber, eu só fiz copiar e colar o comentário anterior já que o meu comentário foi suprimido. Acho que tem que exaltar o islã.

  6. Parece-me que todos, ou quase todos, os refugiados da Síria sofrem de doença psiquiátrica e os europeus que vão morrendo é que ainda são os culpados.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.