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Siri poderá estar a ouvir as nossas conversas privadas

Mesmo quando não é solicitada, a Siri pode estar a ouvir as nossas conversas privadas. Um trabalhador da Apple expôs a situação ao jornal The Guardian, mostrando preocupações com a falta de privacidade e transparência.

Em declarações ao The Guardian, um whistleblower alegou que os trabalhadores da Apple responsáveis pelo controlo de qualidade da Siri, frequentemente ouvem as conversas privadas das pessoas, mesmo quando a assistente de voz não é requisitada.

Algumas das gravações ouvidas são gravadas por engano, explica o jornal britânico. Uma das tarefas dos trabalhadores é verificar se a assistente de voz está a ser ativada deliberada ou acidentalmente pelo utilizador. Entre as gravações não intencionadas, por vezes são ouvidos negócios de droga, detalhes médicos e relações sexuais.

A Apple garante que os dados são usados para “ajudar a Siri e os comandos de voz a entender melhor e reconhecer” aquilo que estamos a dizer. No entanto, a empresa não confirma que este trabalho é feito por trabalhadores que ouvem as conversas privadas das pessoas.

Um whistleblower, que trabalha para Apple, mostra-se preocupado com esta falta de transparência da empresa, principalmente tendo em conta a quantidade de gravações não intencionadas que é recolhida.

“Hey, Siri” é o comando de voz necessário para ativar a assistente de voz, mas pelo que o The Guardian apurou, o simples som de um fecho de umas calças ou de um casaco pode, por vezes, ativar a assistente da Apple por engano.

Ainda mais preocupante, segundo as informações que chegaram ao jornal britânico, é o Apple Watch. Em muitos casos, apesar de o utilizador apenas falar uns meros segundos com a Siri, a gravação pode chegar até aos 30 segundos — continuando a gravar muito para além do que era suposto.

O Macworld sugere que os utilizadores possam escolher se querem que as suas gravações sejam usadas para controlo de qualidade do serviço, levando assim a um maior respeito pela privacidade das pessoas.

Ainda em abril deste ano, a Alexa, a assistente de voz da Amazon (e os seus funcionários), também foi exposta por estar sempre a ouvir as conversas dos utilizadores.

“Essas informações ajudam-nos a treinar os nossos sistemas de reconhecimento de voz e compreensão da linguagem natural, para que a Alexa possa entender melhor as suas solicitações e garantir que o serviço funcione bem para todos“, afirmou um porta-voz da empresa na altura.

A revelação das equipas humanas a trabalhar com gravações Alexa pode despertar preocupações com a privacidade, mas a empresa norte-americana disse que têm rígidas garantias técnicas e operacionais.

ZAP //

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