Siri poderá estar a ouvir as nossas conversas privadas

Mesmo quando não é solicitada, a Siri pode estar a ouvir as nossas conversas privadas. Um trabalhador da Apple expôs a situação ao jornal The Guardian, mostrando preocupações com a falta de privacidade e transparência.

Em declarações ao The Guardian, um whistleblower alegou que os trabalhadores da Apple responsáveis pelo controlo de qualidade da Siri, frequentemente ouvem as conversas privadas das pessoas, mesmo quando a assistente de voz não é requisitada.

Algumas das gravações ouvidas são gravadas por engano, explica o jornal britânico. Uma das tarefas dos trabalhadores é verificar se a assistente de voz está a ser ativada deliberada ou acidentalmente pelo utilizador. Entre as gravações não intencionadas, por vezes são ouvidos negócios de droga, detalhes médicos e relações sexuais.

A Apple garante que os dados são usados para “ajudar a Siri e os comandos de voz a entender melhor e reconhecer” aquilo que estamos a dizer. No entanto, a empresa não confirma que este trabalho é feito por trabalhadores que ouvem as conversas privadas das pessoas.

Um whistleblower, que trabalha para Apple, mostra-se preocupado com esta falta de transparência da empresa, principalmente tendo em conta a quantidade de gravações não intencionadas que é recolhida.

“Hey, Siri” é o comando de voz necessário para ativar a assistente de voz, mas pelo que o The Guardian apurou, o simples som de um fecho de umas calças ou de um casaco pode, por vezes, ativar a assistente da Apple por engano.

Ainda mais preocupante, segundo as informações que chegaram ao jornal britânico, é o Apple Watch. Em muitos casos, apesar de o utilizador apenas falar uns meros segundos com a Siri, a gravação pode chegar até aos 30 segundos — continuando a gravar muito para além do que era suposto.

O Macworld sugere que os utilizadores possam escolher se querem que as suas gravações sejam usadas para controlo de qualidade do serviço, levando assim a um maior respeito pela privacidade das pessoas.

Ainda em abril deste ano, a Alexa, a assistente de voz da Amazon (e os seus funcionários), também foi exposta por estar sempre a ouvir as conversas dos utilizadores.

“Essas informações ajudam-nos a treinar os nossos sistemas de reconhecimento de voz e compreensão da linguagem natural, para que a Alexa possa entender melhor as suas solicitações e garantir que o serviço funcione bem para todos“, afirmou um porta-voz da empresa na altura.

A revelação das equipas humanas a trabalhar com gravações Alexa pode despertar preocupações com a privacidade, mas a empresa norte-americana disse que têm rígidas garantias técnicas e operacionais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …

Gestão da pandemia: PGR francesa vai abrir investigação judicial a PM e ministros

Em causa estão 90 queixas contra o anterior chefe do Governo Edouard Philippe, e os ministros Olivier Véran e Agnès Buzyn, tendo 53 delas sido examinadas e nove consideradas admissíveis para seguirem eventualmente para tribunal. O …

Benfica perto de garantir Taremi e Helton Leite para a próxima época

O SL Benfica está perto de assegurar as contratações do avançado do Rio Ave, Mehdi Taremi, e do guarda-redes do Boavista, Helton Leite, para a próxima temporada. Mehdi Taremi e Helton Leite deverão ser reforços do …

Operação Marquês. Ivo Rosa não marca data de início do julgamento

O juiz de instrução Ivo Rosa optou por não marcar data de início do julgamento dada a complexidade do processo da Operação Marquês. O anúncio foi feito no final do debate instrutório, esta sexta-feira. "É manifesta …

Bolsonaro veta obrigatoriedade do uso de máscaras em lojas e igrejas

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vetou hoje parte de uma lei que estipulava o uso obrigatório de máscaras em órgãos públicos, lojas, indústrias, templos religiosos e locais fechados em que haja concentrações de pessoas. O …

Benfica insiste em Jorge Jesus e está disposto a esperar pelo treinador

Jorge Jesus continua a ser a principal ambição de Luís Filipe Vieira para o cargo de treinador do SL Benfica. Tanto que o presidente das 'águias' mostra-se disponível para esperar. Não é segredo para ninguém que …

Wigan declara falência devido à covid-19. Há sete anos venceu a Taça de Inglaterra

O Wigan Athletic declarou falência, esta quarta-feira, apenas um mês depois de um consórcio de Hong Kong ter assumido o clube. Em causa está o impacto económico que a pandemia de covid-19 teve nas contas …

China parece ter controlado segunda vaga de coronavírus em 21 dias, sem registar mortes

A China parece ter controlado a segunda vaga de covid-19 após um surto que começou num mercado de Pequim, em junho, e que levou a pelo menos 328 novos casos e ao encerramento parcial da …

Guerra aberta pelo ouro da Venezuela em Inglaterra. Maduro ordena investigação ao "roubo"

Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela, ordenou uma "investigação penal" ao que denomina "o roubo de ouro venezuelano" que está depositado no Banco Central de Inglaterra. Esta é a resposta do governante depois de o Tribunal …

Hospitais da Papua-Nova Guiné recusam atender grávidas. Médico aconselha mulheres a evitar gravidez

Um obstetra da Papua-Nova Guiné aconselhou as mulheres daquele país a não engravidarem nos próximos dois anos, revelando que o medo de transmissão do coronavírus tem levado os hospitais a recusarem atender grávidas. Segundo noticiou esta …