SIRESP volta a falhar, agora em Alijó

Pedro Costa / EPA

Incêncios: bombeiros em combate ao fogo em Alijó

Incêncios: bombeiros em combate ao fogo em Alijó

Uma estação móvel de comunicações foi enviada para Alijó, distrito de Vila Real, para resolver “falhas pontuais que têm sido sentidas” na rede de comunicações de emergência SIRESP, disse à Lusa a adjunta nacional da Proteção Civil.

“Houve, durante a tarde, algumas falhas pontuais do SIRESP, para as quais já mobilizámos uma estação móvel que estava preventivamente posicionada no Porto e que já está no local para garantir o reforço da capacidade de comunicações”, disse à RTP a adjunta nacional da Proteção Civil, Patrícia Gaspar

Em declarações à agência Lusa, Patrícia Gaspar adiantou que “as comunicações durante estas falhas foram asseguradas através da Rede Operacional dos Bombeiros (ROB)”, um procedimento previsto.

“Quando se estabelece um plano de comunicações num teatro de operações, nunca é feito com exclusividade à rede SIRESP, integrando-se também a ROB”, esclareceu.

Estas falhas já tinham sido denunciadas ao Correio da Manhã por Carlos Magalhães, presidente da Câmara de Alijó.

O sistema já está em modo local, o que está a dificultar as comunicações no terreno. Estive duas horas sentado só a ouvir e apercebi-me que a comunicação falha: não sabemos exactamente onde está posicionada cada equipa, onde está a arder”, criticou o autarca. “Às tantas, só recorrendo aos telemóveis é que se consegue comunicar“, acrescentou.

A estação móvel, que estava estacionada de prevenção no Porto, foi enviada para o combate ao incêndio de Alijó cerca das 18:00 e deverá chegar em breve ao teatro de operações, disse Patrícia Gaspar ao início da noite.

O Sistema de Comunicações de Emergência, conhecido por SIRESP, tem estado debaixo das atenções, depois das falhas que lhe foram apontadas nas últimas semanas, durante o combate ao trágico fogo em Pedrógão Grande, que há um mês vitimou 64 pessoas.

O sistema  já tinha tido falhas em anos anteriores, havendo suspeitas em torno dos moldes em que foi assinada a Parceria Público-Privada, promovida pelo Ministério da Administração Interna, que vai custar ao Estado, até 2021, 568 milhões de euros.

O incêndio na localidade de Vila Chã, concelho de Alijó, começou às 01:55 deste domingo, e depois de estar dado como dominado reativou-se. Pelas 20:50 era combatido por 323 bombeiros, apoiados por 97 viaturas e oito meios aéreos.

Crianças e idosos foram retirados da aldeia de Chã, por precaução.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. La vamos ter nos de auturar o pseudo entendido em comunicacoes “Joao Saraiva”.

    Sera que a comunicacao social que lhe da “ouvidos” nao se informa minimamente e ve que esse vigarista, ja criou mais de 5 associacoes de proteccao civil, com o intuito de vender os seus produtos aos associados e ao fim de 2 anos fecha!!!

    A critica dele em relacao as comunicacoes da proteccao civil, bombeiros, cvp, etc resume-se ao facto de que ele nao vende os seus equipamentos a estas entidades.

    Mais, qd se comecava a falar do SIRESP este individuo era a favor do sistema que ele agora tanto critica… isto porque a empresa dele apesar de vender motorola, nao vendu um unico equipamento para a rede SIRESP.

    As associacoes deste vigarista (grande parte delas ja desactivadas):
    AsproCivil – Associação Portuguesa de Técnicos de Segurança e Protecção Civil
    Conselho Português de Proteção Civil
    SUSF – Socorristas Unidos Sem Fronteiras
    Rescue – Associação Portuguesa dos Voluntários de Protecção Civil
    ANARPROCIV – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE RADIOAMADORES EM PROTEÇÃO CIVIL
    GRE – GRUPO de RESGATE & EMERGÊNCIA
    Ha mais…

    Este vigarista, ultimamente tem defendido a utilizacao da CB pelos orgaos da protecao civil, mas em 205 dizia que a CB nao era viavel no socorro http://www.radiocb.com/main/artigos/2005_05_15_facturar_c_c9/default.htm
    Mudou de opiniao porque agora vende equipamentos de CB

    Enfim rata-se de um frustrado!!! Que nunca conseguiu ser mais do que um simples “soldado” e agora cria associacoes para ser chamado de comandante e ter uma viatura com “luzinhas”.

    Cresce Joao Saraiva!!!!!

    • Falta a actual cara da vigarice:
      APROSOC – Associação de Proteção e Socorro

      A ver se ainda aguenta ate ao final deste ano!!!!

  2. Todos vimos na televisão que os cabos de fibra ótica foram estendidos ao longo das florestas em vez de se terem utilizado cabos subterrâneos. Isso foi mostrado na TV e consequentemente quando há um incêndio os cabos ardem… de quem é a culpa disto? Pude ver nesse programa televisivo que ao longo da EN 236 começaram a recolocar postes de madeira em vez de usarem os tubos subterrâneos já instalados. Estão a brincar com vidas humanas e a repetir os mesmos erros. Ninguém É responsabilizado por tudo isto???

  3. “Falhar” é o nome do meio de António Costa.
    O pior é quando essas falhas resultam em 64 mortes e mais de 200 feridos.

  4. Mas afinal onde está a verdade de Costa e o seu Poder? O negócio com o SIRESP segundo Miguel de Sousa Tavares foi negociado pelo senhor Santana Lopes e mais tarde renegociado pelo actual 1º ministro António Costa e eu pergunto que negócios são estes onde se dá plenos poderes e direitos a uma empresa pondo o Estado na situação de servo, obediente e pagador, não deveriam estes senhores responder perante a justiça? Mais, se agora perante uma situação grave se comprovou que tal empresa não serve os interesses do país porque razão o senhor Costa tão hábil em certos truques não aproveita agora a oportunidade para responsabilizar tal empresa fazendo-a pagar caro os prejuízos ao país e há coisas que jamais serão pagas como as vidas humanas perdidas e retirar-lhes todos os poderes e direitos de que dispõe, do que está à espera!.

RESPONDER

UE tem de libertar-se da "má vontade" e negociar entre iguais, diz Reino Unido

A União Europeia (UE) deve libertar-se da sua má vontade e construir uma boa relação com o Reino Unido como soberanias iguais, disse no domingo o conselheiro do Governo britânico David Frost, prometendo defender os …

Acordo com Groundforce falha por acionista maioritário ter ações penhoradas

O acordo entre a TAP e a Pasogal, acionista da Groundforce, falhou, porque as ações do acionista já estão penhoradas e, assim, não podem ser dadas como garantia, disse à Lusa fonte oficial do Ministério …

Apenas 24 países têm mulheres no poder. Igualdade de género alcançado somente "em 130 anos"

Menos de 500 milhões de pessoas dos cerca de 7,8 mil milhões que constituem a população mundial têm atualmente uma mulher Presidente ou chefe de governo, avançou a ONU Mulher. "Ao ritmo atual, a igualdade de …

Império de Cristiano Ronaldo mudou-se para Portugal (na pista dos benefícios fiscais)

Após ter dissolvido a CRS Holding no Luxemburgo, Cristiano Ronaldo passou a sede de uma das suas principais empresas para Lisboa renomeando-a CR7 Lifestyle Unipessoal. Nesta altura, o craque já tem seis empresas instaladas em …

Coro de crianças na Alemanha compõe música de apoio a Portugal

Um coro com cerca de quatro dezenas de crianças, da cidade de Tecklenburg, na Alemanha, criou uma música para "dar conforto" aos portugueses durante a pandemia de covid-19. "Quando eu li nas notícias sobre a situação …

Pelo menos 6% das portuguesas já foram vítimas de agressão física ou sexual

No dia em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, a Pordata compilou um conjunto de indicadores que retratam a situação da mulher, em Portugal e na União Europeia.  Segundo o Eurostat e a Agência …

PS exige "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro

As federações do PS de Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria, Oeste, Santarém e Viseu exigiram este domingo a "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro de Portugal (TCP) e a convocação de eleições …

“Opaco” e “mal estruturado”. Pilotos criticam plano de adesão voluntária da TAP

Esta segunda-feira, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) definiu o programa de medidas voluntárias da TAP como “mal estruturado”, “absolutamente opaco” e com “deficiências de informação”. A direção de recursos humanos da companhia “revela-se …

"Bolsonaro pode estar a preparar guerra civil", temem politólogos

Politólogos ouvidos pelo DN temem que o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, possa estar a preparar uma guerra civil. "Deseja armar a população, confia em poderes paralelos e estimula a indisciplina dos escalões mais baixos …

PRR: PSD quer que Governo conheça todos os contributos entregues na consulta pública

O PSD pediu acesso esta segunda-feira, através do parlamento, à documentação relativa a todos os contributos decorrentes da consulta pública do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Num requerimento entregue segunda-feira no parlamento e dirigido ao …