SIRESP volta a falhar, agora em Alijó

Pedro Costa / EPA

Incêncios: bombeiros em combate ao fogo em Alijó

Incêncios: bombeiros em combate ao fogo em Alijó

Uma estação móvel de comunicações foi enviada para Alijó, distrito de Vila Real, para resolver “falhas pontuais que têm sido sentidas” na rede de comunicações de emergência SIRESP, disse à Lusa a adjunta nacional da Proteção Civil.

“Houve, durante a tarde, algumas falhas pontuais do SIRESP, para as quais já mobilizámos uma estação móvel que estava preventivamente posicionada no Porto e que já está no local para garantir o reforço da capacidade de comunicações”, disse à RTP a adjunta nacional da Proteção Civil, Patrícia Gaspar

Em declarações à agência Lusa, Patrícia Gaspar adiantou que “as comunicações durante estas falhas foram asseguradas através da Rede Operacional dos Bombeiros (ROB)”, um procedimento previsto.

“Quando se estabelece um plano de comunicações num teatro de operações, nunca é feito com exclusividade à rede SIRESP, integrando-se também a ROB”, esclareceu.

Estas falhas já tinham sido denunciadas ao Correio da Manhã por Carlos Magalhães, presidente da Câmara de Alijó.

O sistema já está em modo local, o que está a dificultar as comunicações no terreno. Estive duas horas sentado só a ouvir e apercebi-me que a comunicação falha: não sabemos exactamente onde está posicionada cada equipa, onde está a arder”, criticou o autarca. “Às tantas, só recorrendo aos telemóveis é que se consegue comunicar“, acrescentou.

A estação móvel, que estava estacionada de prevenção no Porto, foi enviada para o combate ao incêndio de Alijó cerca das 18:00 e deverá chegar em breve ao teatro de operações, disse Patrícia Gaspar ao início da noite.

O Sistema de Comunicações de Emergência, conhecido por SIRESP, tem estado debaixo das atenções, depois das falhas que lhe foram apontadas nas últimas semanas, durante o combate ao trágico fogo em Pedrógão Grande, que há um mês vitimou 64 pessoas.

O sistema  já tinha tido falhas em anos anteriores, havendo suspeitas em torno dos moldes em que foi assinada a Parceria Público-Privada, promovida pelo Ministério da Administração Interna, que vai custar ao Estado, até 2021, 568 milhões de euros.

O incêndio na localidade de Vila Chã, concelho de Alijó, começou às 01:55 deste domingo, e depois de estar dado como dominado reativou-se. Pelas 20:50 era combatido por 323 bombeiros, apoiados por 97 viaturas e oito meios aéreos.

Crianças e idosos foram retirados da aldeia de Chã, por precaução.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. La vamos ter nos de auturar o pseudo entendido em comunicacoes “Joao Saraiva”.

    Sera que a comunicacao social que lhe da “ouvidos” nao se informa minimamente e ve que esse vigarista, ja criou mais de 5 associacoes de proteccao civil, com o intuito de vender os seus produtos aos associados e ao fim de 2 anos fecha!!!

    A critica dele em relacao as comunicacoes da proteccao civil, bombeiros, cvp, etc resume-se ao facto de que ele nao vende os seus equipamentos a estas entidades.

    Mais, qd se comecava a falar do SIRESP este individuo era a favor do sistema que ele agora tanto critica… isto porque a empresa dele apesar de vender motorola, nao vendu um unico equipamento para a rede SIRESP.

    As associacoes deste vigarista (grande parte delas ja desactivadas):
    AsproCivil – Associação Portuguesa de Técnicos de Segurança e Protecção Civil
    Conselho Português de Proteção Civil
    SUSF – Socorristas Unidos Sem Fronteiras
    Rescue – Associação Portuguesa dos Voluntários de Protecção Civil
    ANARPROCIV – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE RADIOAMADORES EM PROTEÇÃO CIVIL
    GRE – GRUPO de RESGATE & EMERGÊNCIA
    Ha mais…

    Este vigarista, ultimamente tem defendido a utilizacao da CB pelos orgaos da protecao civil, mas em 205 dizia que a CB nao era viavel no socorro http://www.radiocb.com/main/artigos/2005_05_15_facturar_c_c9/default.htm
    Mudou de opiniao porque agora vende equipamentos de CB

    Enfim rata-se de um frustrado!!! Que nunca conseguiu ser mais do que um simples “soldado” e agora cria associacoes para ser chamado de comandante e ter uma viatura com “luzinhas”.

    Cresce Joao Saraiva!!!!!

    • Falta a actual cara da vigarice:
      APROSOC – Associação de Proteção e Socorro

      A ver se ainda aguenta ate ao final deste ano!!!!

  2. Todos vimos na televisão que os cabos de fibra ótica foram estendidos ao longo das florestas em vez de se terem utilizado cabos subterrâneos. Isso foi mostrado na TV e consequentemente quando há um incêndio os cabos ardem… de quem é a culpa disto? Pude ver nesse programa televisivo que ao longo da EN 236 começaram a recolocar postes de madeira em vez de usarem os tubos subterrâneos já instalados. Estão a brincar com vidas humanas e a repetir os mesmos erros. Ninguém É responsabilizado por tudo isto???

  3. “Falhar” é o nome do meio de António Costa.
    O pior é quando essas falhas resultam em 64 mortes e mais de 200 feridos.

  4. Mas afinal onde está a verdade de Costa e o seu Poder? O negócio com o SIRESP segundo Miguel de Sousa Tavares foi negociado pelo senhor Santana Lopes e mais tarde renegociado pelo actual 1º ministro António Costa e eu pergunto que negócios são estes onde se dá plenos poderes e direitos a uma empresa pondo o Estado na situação de servo, obediente e pagador, não deveriam estes senhores responder perante a justiça? Mais, se agora perante uma situação grave se comprovou que tal empresa não serve os interesses do país porque razão o senhor Costa tão hábil em certos truques não aproveita agora a oportunidade para responsabilizar tal empresa fazendo-a pagar caro os prejuízos ao país e há coisas que jamais serão pagas como as vidas humanas perdidas e retirar-lhes todos os poderes e direitos de que dispõe, do que está à espera!.

RESPONDER

Sporting vs Boavista | Leão ruge pela margem mínima

Sporting não vacilou na luta pelos primeiros lugares da Liga NOS e venceu o Boavista em casa por 1-0. Num jogo nem sempre bem disputado, mas de praticamente sentido único, faltou algum poder de fogo aos …

Tribunal reacende polémica da selfie do macaco Naruto

Um Tribunal de Apelação, nos Estados Unidos, acaba de reacender a polémica do processo da selfie do macaco Naruto. O órgão garante que ainda irá julgar uma decisão final sobre o assunto, mesmo que já tenha havido …

A pessoa mais velha do mundo morreu aos 117 anos

A mulher mais velha do mundo morreu este sábado à noite, no Sul do Japão, com 117 anos de idade. De acordo com a Associated Press (AP), Nabi Tajima, aquela que era considerada a pessoa mais …

Correntes oceânicas intensas podem ser criadas por insetos ridiculamente pequenos

Uma investigação recente concluiu que pequenos organismos marinhos podem desempenhar um papel significativo nas correntes oceânicas. Cientistas demonstraram agora que algumas das menores criaturas do oceano podem ter um impacto descomunal nas ondas do oceano, com …

Antibiótico para a artrite manchou os olhos de um norte-americano de azul

Um norte-americanos, de 70 anos, viu os seus olhos ficarem completamente manchados de azul, graças a um antibiótico para a artrite inflamatória. Olhos azuis são muito comuns, mas a parte branca dos nossos olhos - a …

Atrizes de "Smallville" envolvidas em seita de tráfico sexual. "Chloe" detida

Allison Mack, conhecida pelo seu papel na série televisiva "Smallville", foi detida e acusada de tráfico sexual pela sua alegada ligação à seita Nxivm. Allison Mack, de 35 anos, atriz da série "Smallville", deverá comparecer em …

Naturopata tratou criança de 4 anos com saliva de cão raivoso

Uma naturopata canadiana tratou um criança hiperativa de 4 anos com saliva de um cão raivoso. O anúncio surpreendeu a comunidade médica internacional, que reagiu de forma negativa. Uma naturopata canadiana assumiu no seu blogue pessoal …

Ilha troca de país a cada seis meses

No meio do rio Bidasoa, entre França e Espanha, há uma ilha que vai alternando de nacionalidade de seis em seis meses. A ilha mede apenas 38 metros de largura e 215 de comprimento, medidas que lhe …

Cientistas criam implante vaginal que promete proteger as mulheres do VIH

O novo dispositivo desenvolvido por cientistas na Universidade de Waterloo, no Canadá, faz com que o número de células do VIH que se fixam no trato genital feminino diminua. Já há um implante que protege as …

Mais de 20 mortos em protestos na Nicarágua

Mais de duas de dezenas de pessoas, entre as quais um jornalista, morreram durante os protestos na Nicarágua contra a reforma da segurança social do Governo de Daniel Ortega. A Associated Press (AP) relata que num …