Singapura vai pagar aos cidadãos que tenham filhos durante a pandemia

Singapura vai pagar aos cidadãos que tenham filhos durante a pandemia. Segundo o vice-primeiro-ministro do país, o incentivo vai ajudar a tranquilizar as pessoas que enfrentam pressões financeiras e estão preocupadas com os seus empregos.

“Recebemos feedback de que a covid-19 fez com que alguns aspirantes a pais adiassem os seus planos de paternidade”, disse Heng Swee Keat aos legisladores na segunda-feira, de acordo com a CNN. “Isso é perfeitamente compreensível, principalmente quando enfrentam incertezas com relação aos seus rendimentos”.

Heng disse que o pagamento aos cidadãos que tenham filhos durante a pandemia de covid-19 ajudará os pais com as despesas, mas não confirmou qual seria o valor do apoio.

Apesar de uma resposta amplamente bem-sucedida de saúde pública à pandemia, a economia de Singapura entrou numa recessão profunda. O PIB encolheu 12,6% no segundo trimestre em comparação com o mesmo período do ano anterior, marcando “a queda mais acentuada já registada”, segundo economistas.

Singapura tem uma das taxas de natalidade mais baixas do mundo, uma estatística que sucessivos Governos tentaram reverter – sem sucesso. A taxa de fertilidade é de 1,14 nascimentos por mulher, de acordo com o órgão nacional de estatísticas de Singapura.

De acordo com o Banco Mundial, estes valores colocam-nos ao nível de Hong Kong. Apenas a Coreia do Sul e o território norte-americano de Porto Rico têm taxas mais baixas.

Para um país se repovoar naturalmente, as mulheres devem ter 2,1 bebés em média – embora a maioria dos países desenvolvidos esteja agora abaixo desse nível, uma vez que um declínio na proporção de casais e a diminuição da importância dos papéis tradicionais de género fizeram as taxas de fertilidade caírem globalmente.

Singapura tem lutado para reverter a tendência desde os anos 1980, mas as campanhas públicas encorajando o parto e uma série de incentivos financeiros e fiscais foram incapazes de impedir a sua queda.

“Como muitos países desenvolvidos, os principais desafios populacionais de Singapura são a nossa baixa fertilidade e o envelhecimento da população”, escreveu o Governo em 2011. “O nosso objetivo é alcançar uma população sustentável que apoie o crescimento econémico e a coesão social, para que Singapura continue vibrante e habitável.”

O país evitou o pior da pandemia global, isolando os casos suspeitos precocemente, impondo confinamentos rígidos quando os conjuntos de infecções se tornassem aparentes e usando inovações tecnológicas para criar uma rede de rastreamento de contactos.

Apenas 27 pessoas morreram como resultado da covid-19, de acordo com a Universidade Johns Hopkins.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas sugerem que os gorilas não batem no peito apenas para se exibir

Os cientistas sugerem que o ato de bater no peito permite aos gorilas machos sinalizar o seu tamanho e assim evitar brigas desnecessárias. De acordo com o jornal The Guardian, cientistas que estudam gorilas-das-montanhas (Gorilla beringei …

Médicos alertam que Navalny pode sofrer paragem cardíaca "a qualquer momento"

Alexei Navalny está cada vez mais em risco de insuficiência renal. Médicos próximos do opositor russo alertam que pode sofrer uma paragem cardíaca "a qualquer momento". Médicos próximos do opositor russo Alexei Navalny, detido e em …

Perto de sequenciar 1 milhão de genomas, cientistas querem desvendar segredos genéticos

O projeto All of Us está a recolher informações genéticas, registos médicos e hábitos de saúde de mais de um milhão de pessoas. Os dados podem ser usados para desvendar segredos genéticos. O primeiro esboço do …

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …