Singapura vai pagar aos cidadãos que tenham filhos durante a pandemia

Singapura vai pagar aos cidadãos que tenham filhos durante a pandemia. Segundo o vice-primeiro-ministro do país, o incentivo vai ajudar a tranquilizar as pessoas que enfrentam pressões financeiras e estão preocupadas com os seus empregos.

“Recebemos feedback de que a covid-19 fez com que alguns aspirantes a pais adiassem os seus planos de paternidade”, disse Heng Swee Keat aos legisladores na segunda-feira, de acordo com a CNN. “Isso é perfeitamente compreensível, principalmente quando enfrentam incertezas com relação aos seus rendimentos”.

Heng disse que o pagamento aos cidadãos que tenham filhos durante a pandemia de covid-19 ajudará os pais com as despesas, mas não confirmou qual seria o valor do apoio.

Apesar de uma resposta amplamente bem-sucedida de saúde pública à pandemia, a economia de Singapura entrou numa recessão profunda. O PIB encolheu 12,6% no segundo trimestre em comparação com o mesmo período do ano anterior, marcando “a queda mais acentuada já registada”, segundo economistas.

Singapura tem uma das taxas de natalidade mais baixas do mundo, uma estatística que sucessivos Governos tentaram reverter – sem sucesso. A taxa de fertilidade é de 1,14 nascimentos por mulher, de acordo com o órgão nacional de estatísticas de Singapura.

De acordo com o Banco Mundial, estes valores colocam-nos ao nível de Hong Kong. Apenas a Coreia do Sul e o território norte-americano de Porto Rico têm taxas mais baixas.

Para um país se repovoar naturalmente, as mulheres devem ter 2,1 bebés em média – embora a maioria dos países desenvolvidos esteja agora abaixo desse nível, uma vez que um declínio na proporção de casais e a diminuição da importância dos papéis tradicionais de género fizeram as taxas de fertilidade caírem globalmente.

Singapura tem lutado para reverter a tendência desde os anos 1980, mas as campanhas públicas encorajando o parto e uma série de incentivos financeiros e fiscais foram incapazes de impedir a sua queda.

“Como muitos países desenvolvidos, os principais desafios populacionais de Singapura são a nossa baixa fertilidade e o envelhecimento da população”, escreveu o Governo em 2011. “O nosso objetivo é alcançar uma população sustentável que apoie o crescimento econémico e a coesão social, para que Singapura continue vibrante e habitável.”

O país evitou o pior da pandemia global, isolando os casos suspeitos precocemente, impondo confinamentos rígidos quando os conjuntos de infecções se tornassem aparentes e usando inovações tecnológicas para criar uma rede de rastreamento de contactos.

Apenas 27 pessoas morreram como resultado da covid-19, de acordo com a Universidade Johns Hopkins.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …