/

Singapura vai pagar aos cidadãos que tenham filhos durante a pandemia

Singapura vai pagar aos cidadãos que tenham filhos durante a pandemia. Segundo o vice-primeiro-ministro do país, o incentivo vai ajudar a tranquilizar as pessoas que enfrentam pressões financeiras e estão preocupadas com os seus empregos.

“Recebemos feedback de que a covid-19 fez com que alguns aspirantes a pais adiassem os seus planos de paternidade”, disse Heng Swee Keat aos legisladores na segunda-feira, de acordo com a CNN. “Isso é perfeitamente compreensível, principalmente quando enfrentam incertezas com relação aos seus rendimentos”.

Heng disse que o pagamento aos cidadãos que tenham filhos durante a pandemia de covid-19 ajudará os pais com as despesas, mas não confirmou qual seria o valor do apoio.

Apesar de uma resposta amplamente bem-sucedida de saúde pública à pandemia, a economia de Singapura entrou numa recessão profunda. O PIB encolheu 12,6% no segundo trimestre em comparação com o mesmo período do ano anterior, marcando “a queda mais acentuada já registada”, segundo economistas.

Singapura tem uma das taxas de natalidade mais baixas do mundo, uma estatística que sucessivos Governos tentaram reverter – sem sucesso. A taxa de fertilidade é de 1,14 nascimentos por mulher, de acordo com o órgão nacional de estatísticas de Singapura.

De acordo com o Banco Mundial, estes valores colocam-nos ao nível de Hong Kong. Apenas a Coreia do Sul e o território norte-americano de Porto Rico têm taxas mais baixas.

Para um país se repovoar naturalmente, as mulheres devem ter 2,1 bebés em média – embora a maioria dos países desenvolvidos esteja agora abaixo desse nível, uma vez que um declínio na proporção de casais e a diminuição da importância dos papéis tradicionais de género fizeram as taxas de fertilidade caírem globalmente.

Singapura tem lutado para reverter a tendência desde os anos 1980, mas as campanhas públicas encorajando o parto e uma série de incentivos financeiros e fiscais foram incapazes de impedir a sua queda.

“Como muitos países desenvolvidos, os principais desafios populacionais de Singapura são a nossa baixa fertilidade e o envelhecimento da população”, escreveu o Governo em 2011. “O nosso objetivo é alcançar uma população sustentável que apoie o crescimento econémico e a coesão social, para que Singapura continue vibrante e habitável.”

O país evitou o pior da pandemia global, isolando os casos suspeitos precocemente, impondo confinamentos rígidos quando os conjuntos de infecções se tornassem aparentes e usando inovações tecnológicas para criar uma rede de rastreamento de contactos.

Apenas 27 pessoas morreram como resultado da covid-19, de acordo com a Universidade Johns Hopkins.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.