/

“Desprezo completo”. Visita de Marcelo ao Bairro da Jamaica revolta PSP

19

Mário Cruz / Lusa

Esta segunda-feira, o Presidente da República visitou, de surpresa, o bairro da Jamaica. O presidente do sindicato da PSP disse que Marcelo mostrou “desprezo completo” pela polícia.

O presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP), Paulo Rodrigues, criticou a visita do Presidente da República ao Bairro do Jamaica, no Seixal, considerando que Marcelo Rebelo de Sousa mostrou “desprezo completo” pelas forças de segurança.

Numa mensagem divulgada esta segunda-feira à noite no Facebook, Paulo Rodrigues disse sentir-se “discriminado”, acusando o Presidente da República de “desprezo completo” para com a PSP. Paulo Rodrigues explica que já pediu várias vezes reuniões a Marcelo Rebelo de Sousa e “nunca aceitou”.

“Já pedi ao Presidente da República reuniões, já pedi que interviesse para resolver questões da Polícia, já o convidei várias vezes, publicamente, para aparecer um dia, sem avisar, e junto com uma patrulha, fazer um turno de serviço e ir resolver ocorrências, ele nunca aceitou”, disse.

O presidente da ASPP salientou que “não tem nada contra a visita” de Marcelo Rebelo de Sousa ao bairro da Jamaica, mas sublinha que este “não deve menosprezar quem produz segurança no país”.

“Nada contra ele ir à Jamaica ou onde ele quiser, mas menosprezar quem produz segurança no país e nunca ouvir uma só palavra em favor destes profissionais é sinónimo do desprezo completo que a S. Exa PR tem pelos polícias e pela segurança do país”, refere.

No entendimento de Paulo Rodrigues, Marcelo é “um Presidente da República de quase todos os portugueses”. “Não sei porquê, se a ideia era ver edificações degradadas, podia ter ido à Calçada da Ajuda em Lisboa ou à Bela Vista do Porto, em matéria de instalações vergonhosas, ganham à Jamaica”, disse.

O Presidente da República visitou esta segunda-feira o bairro Jamaica, no Seixal, sem anúncio prévio, e aceitou o convite para estar presente na próxima festa da associação de moradores. Marcelo Rebelo de Sousa esteve com dirigentes da associação de moradores e visitou o centro comunitário, onde conviveu com moradores de diversas idades.

A visita do chefe de Estado aconteceu 15 dias depois de se terem registado incidentes com a polícia neste bairro, no dia 20 de janeiro, que levaram à abertura de um inquérito pelo Ministério Público.

A PSP abriu um inquérito interno sobre a “intervenção policial, e todas as circunstâncias que a rodearam”, ocorrida no dia 20 de janeiro no bairro Jamaica. O caso tornou-se público devido a um vídeo que circulou nas redes sociais e levou a um protesto contra a violência policial, no dia seguinte, em frente ao Ministério da Administração Interna, em Lisboa.

Nessa ocasião, registaram-se incidentes com a PSP, que relatou ter havido apedrejamento de agentes policiais por parte de manifestantes já na Avenida da Liberdade e admitiu ter recorrido a disparos de balas de borracha.

ZAP // Lusa

19 Comments

  1. Dou-lhe toda a razão! Já o Jorginho ia a todo o lado mas nunca foi ao funeral de um polícia morto em serviço O SENHOR POLÍCIA DESAPAREÇA!!!

  2. Ai Marcelo, Marcelo…
    Nem uma palavra para o trabalho da polícia e depois vai tirar selfies com bandidos, alguns deles cadastrados e, um deles, até foi o que “tocou no lábio do sr polícia sem querer”!…
    Estou completamente de acordo com a posição da ASPP.

    • O PR esteve bem, pois, acalmou uma situação que se podia incendiar, ainda, mais… Quem diz o contrário talvez queira ver «Roma» a arder…

  3. Enfim, um Presidente que apoia os criminosos em deterimento de quem protege a populacao.

    Marcelinho, com o tempo estas-te a corrumper e a ficar gaga!!!

    Ja es o presidente das minorias que apenas querem destruir Portugal. Aproveita e muda-te para a Jamaica! Mas o bairro.

    • pelas babuzeiras que aqui plantas deves pertencer à minoria do PaiNeleiRos que querem mas não vão conseguir destruir este país que não é o vosso, porque não bazam pro brasil, governamo-nos bem sem trauliteiros.

  4. Vergonhosa a atitude do Sr Presidente da República! Já não é de agora… aos poucos tornou-se num Presidente populista de tanto querer ser popular. Parece só ter a preocupação de conquistar votos parecendo uma rolha a flutuar sem rumo e conforme os ventos. Penso que com este tipo de atitudes só vai perdendo votos e credibilidade. O meu já perdeu.

  5. Se eu fosse polícia iria pôr a minha arma nas escadarias da AR.
    E depois que se arranjassem.
    Fica a dica para as associações sindicais da polícia.

  6. Efetivamente:
    – também sou contra qualquer ato de racismo;
    – também respeito as minorias étnicas/religiosas;
    – também apoio a reinserção/integração seja de quem for;
    – também respeito o direito que todos têm no acesso à escola, à saúde, etc.
    – Já não compreendo e já me indigno com os que querem, mas querem de tal modo, que apenas conhecem como forma de expressar o seu querer, com atitudes de violência, de crime, de ódio, de raiva, etc. encontrando nestes apoiantes, maior força para credibilizar e justificar as suas atrocidades.
    E o que me admira é que estes e outros “apoiantes”, só apareçam, nestes momentos conturbados…
    Santana Lopes, referiu que, caso vivesse neste bairro, também se sentiria injustiçado, marginalizado, etc., etc.
    Pois bem, quando saiu de lá, o que fez o mesmo por aquela gente que foi visitar?
    Tendo sido ele, parte de governo, o que fez para alterar esta e outras situações, demonstrativas de menor dignidade de vida social?
    O que tem sido feito, para que estes indivíduos e tantos outros, sejam gente de bem, gente com bons costumes, gente que não conheça outra forma, que não a da ameaça ou a imposição pela intervenção desta ou de outra força de segurança?
    Não existem bases, nem processos de acolhimento… Fica-se pelo: – Entrem, entrem são todos muito bem vindos…! Depois de cá estarem, logo se verá!!! E vai vendo… por vezes da pior maneira…
    E quando se impõe a presença de uma força de segurança, a mesma tem que ser respeitada, e como ultimo recurso, que seja pela força! Ou há outra forma de impor a segurança?! Se assim não é, que saiam os que guardam as portas da Assembleia da Republica, uma vez que não estão a fazer nada em tal local, por exemplo!!! Que deixem entrar quem quiser, para ali reivindicar, de viva voz os seus direitos! Mesmo aqueles que se sentem tão injustiçados! Pois ali, livres de qualquer impedimento, podem fazer o que muito bem entender, que não serão punidos, nem travados… não há recurso à força! Entrem os policias para falar das vossas razões e das vossas injustiças, pois ali não haverá ninguém que vos faça calar! Pois não haverá força, aquela que tem travado a vossa luta!
    De volta ao Bairro da Jamaica, pergunto: – Qual tem sido o processo de inclusão, durante os vários governos?
    É preciso integrar para que respeitem! Com palmadinhas nas costas, não vão lá!!!

    • Mas quem tira selfies é a rapaziada que se agarra a ele. Não é com o telemóvel dele! É com o telemóvel da rapaziada que depois vai depositar o esterco no fakebook.

  7. Não sei o que foi lá fazer. Não resolve nada, como sempre. Foi ver miséria, será que deixou esmola ou donativo? Mas o pessoal lá também não é burro e sabe que o PR não lhes vai resolver o problema.

  8. Foi uma vergonha, Marcelo Rebelo de Sousa ao ir visitar quem recebe a policia a fazer o seu trabalho à pedrada, quem incendeia ecopontos, carros, quem provoca aqueles distúrbios em Lisboa, foi colocar-se no lado errado da barricada. Não no lado da justiça mas do lado dos prevaricadores. Marcelo parece estar numa fase descendente de popularidade, parece andar perdido. quer acorrer a todos e muitas vezes comete gafes como esta. Marcelo que visite as instalações das nossas forças de segurança, que estão degradadas e sem condições, que visite os quarteis onde não há viaturas e as patrulhas têm se ser feitas a pé. Coloque-se do lado de quem nos protege e não ao lado de quem quer ter impunidade

  9. O que fez o Presidente da República, é no meu entender louvável.
    Era necessário que aluguem com responsabilidades o fizesse .
    As pessoas que vivem naquele local de forma desumana e marginalizada, só lhes resta a prostituição, roubo e droga, estas pessoas já não tem nada a perder.
    É necessário recuperá-las e se o fizermos, vamos ter mais uma comunidade no bom caminho e no respeito pela Leis e pela ordem.
    A ida do Sr. Presidente, foi um ato de coragem e penso que não passa pela cabeça de ninguém mesmos dos que tudo criticam, que o Presidente lhes fosse dar uma palavra de incentivo ao desrespeito pelas Leis e autoridades que tem o dever de as fazer cumprir.
    Também todos sabemos que a profissão de polícia tem os se e mas .

  10. O senhor PR quanto a mim ultrapassou o limite do razoável com tal acção, dando força a desordeiros com os quais até fotos tirou, um deles identificado como cadastrado e por outro lado desautorizando as forças da ordem, ficam-se a rir certos grupos minoritários e os esquerdo-patas seus cúmplices, ficam indignados e apreensivos a maioria dos portugueses com o desenrolar dos acontecimentos e aviva-se a clivagem entre as partes. Mau serviço prestado à Nação!

  11. Não há palavras para o Sr Presidente, um comportamento reprovável em todos os sentidos,
    Em vez de ficar do lado da PSP fica do lado dos criminosos que resistiram e agrediram a PSP, alguns com cadastro, foi beber copos com eles e mostrou nas fotos a amizade que os liga.
    De futuro é a pessoa indicada juntamente com o Sr. do Senegal do BE, para ir efectuar uma detenção nestes bairros problemáticos, não faz sentido enviar a PSP para ser agredida e depois o Presidente para pagar bebidas.
    Quando este presidente têm um óptimo relacionamento com eles.
    Claro que o inquérito já está todo ele inquinado, com o comportamento deste Sr. que é o chefe supremo das forças militares, aliás fez questão de mostrar ao mundo de que lado está.
    Já não é meu presidente acabou a palhaçada, nas próximas eleições não acredito que o povo volte a eleger este Sr.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.