Simulação mostra como é que os vírus se espalham quando se tosse

Uma nova simulação renderizada em 3D por investigadores da Finlândia mostra como as partículas de aerossol tossidas por uma pessoa num local fechado se podem espalhar – e podem chegar muito longe.

A investigação tinha como objetivo determinar a forma como o coronavírus se pode espalhar pelo ar. De acordo com as conclusões, citadas em comunicado, “as partículas de aerossol que carregam o vírus podem permanecer no ar durante mais tempo do que se pensava inicialmente, por isso é importante evitar locais públicos fechados movimentados”.

O ambiente em 3D refere-se a um local como um supermercado médio, com ventilação comum. “No modelo 3D, uma pessoa tosse num corredor delimitado por prateleiras sob condições representativas de fluxo de ar de ventilação interna”, lê-se no vídeo. “Como resultado da tosse, uma nuvem de aerossol viaja no ar para o corredor. São necessários alguns minutos para a nuvem se espalhar e dispersar”.

“Alguém infetado pelo coronavírus, pode tossir e afastar-se, mas deixa partículas de aerossol extremamente pequenas que carregam o coronavírus”, explicou Ville Vuorinen, professor da Universidade de Aalto. “Estas partículas podem acabar no trato respiratório de outras pessoas nas proximidades”.

As partículas de aerossol de uma tosse seca têm menos de 15 micrómetros e são tão pequenas que flutuam no ar em vez de se afundarem no chão. As correntes de ar podem ajudá-las a espalharem-se.

O modelo enfatiza que evitar locais lotados ou “pontos nodais” pode ser uma maneira eficaz de conter a propagação do vírus.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Máscaras vieram para ficar. Mas pode haver exceções

A máscara de proteção individual vai continuar a fazer parte do nosso dia-a-dia. No entanto, pode haver exceções para os já vacinados contra a covid-19. O Governo convidou os especialistas a criarem um novo plano e …

Chega quer que agentes da PSP e GNR usem câmaras de vídeo nas lapelas e nas viaturas

O deputado único do Chega entregou esta quinta-feira um projeto de resolução no Parlamento que recomenda a colocação de câmaras de vídeo nas lapelas das fardas e nas viaturas das forças de segurança, a fim …

Em dia sem registo de mortes, Portugal contabiliza 450 novos casos

Esta sexta-feira, Portugal não regista qualquer óbito. Nas últimas 24 horas, houve 450 novos casos positivos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Não morreu ninguém infetado com o novo …

Câmara de Torres Vedras deteta migrantes a viverem em armazéns e antigas pecuárias

Além de espaços sem condições de habitabilidade, como armazéns e pecuárias desativadas, a autarquia tem conhecimento de "casas alugadas a pessoas migrantes onde existe sobrelotação". A Câmara de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, levantou coimas …

Parlamento aprova "direito ao esquecimento" para quem superou doenças graves

O Parlamento aprovou esta sexta-feira, na generalidade, o projeto-lei do PS que pretende consagrar o “direito ao esquecimento” para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro. O Parlamento aprovou, na generalidade, o projeto-lei do …

No seu último discurso, presidente do Supremo atira críticas aos megaprocessos

António Piçarra, presidente do Supremo Tribunal de Justiça, centrou o seu último discurso na falta de eficácia do sistema judicial em tratar os processos especialmente complexos de corrupção. Para o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, …

Viagens não essenciais de e para o Reino Unido permitidas a partir de segunda-feira

Cristóvão Norte, deputado do PSD, criticou a indefinição em torno das viagens do Reino Unido para Portugal, em entrevista à BBC. Entretanto, esta manhã, fonte governamental revelou que as viagens não essenciais de e para …

PPP na saúde levou Estado a "poupar" mais de 200 milhões

As Parceiras Público-Privadas (PPP) dos hospitais de Braga, Vila Franca de Xira, Loures e Cascais trouxeram ao Estado uma "poupança" de 203 milhões de euros, menos de um terço do que se esperava no arranque …

Praias podem receber mais banhistas este verão

Apesar de o semáforo de lotação das praias se manter nesta época balnear, a percentagem de ocupação sobe para os 90%. Quem não respeitar as regras estará sujeito a coimas. As limitações à lotação, introduzidas no …

Ritmo de vacinação da UE ultrapassa o dos EUA e China. Grécia reabre turismo

Atualmente, o ritmo de vacinação da União Europeia ultrapassa o registado nos Estados Unidos da América e na China, de acordo com os dados da plataforma Our World in Data. Os dados recolhidos pelo Público …