O treinador do Sporting Jorge Silas concluiu o o nível III – UEFA A do curso de treinadores, tendo alcançado a terceira melhor média final, noticia a imprensa desportiva esta quarta-feira.
De acordo com o A Bola, as notas foram divulgadas esta terça-feira, tendo o técnico dos terminado com a 3.ª melhor nota final e a melhor média no módulo Metodologia de treino.
Quanto ao próximo nível, Silas só o poderá fazer em 2020, uma vez os cursos de treinadores UEFA PRO só se realizam de dois em dois anos. O último abriu em 2018.
Silas continua assim sem conseguir falar em conferências de imprensa na Liga Europa, bem como sem conseguir percorrer a área técnica durante os jogos das competições europeias.
A contratação de Silas foi muito criticada pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol, que considerou que Silas não tem habilitações mínimas para orientar uma equipa de Primeira Liga. “Custa-me a acreditar que uma pessoa licenciada em Medicina [Frederico VArandos] admita para exercer funções quem não está devidamente habilitado“, disse José Pereira, presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol.
“São situações tão ridículas como inaceitáveis”, disse, recordando que a nova legislação determina que seja a própria ASAE [Autoridade de Segurança Alimentar e Económica] a fiscalizar este tipo de situações”.