Nova teoria diz que Shakespeare era uma mulher

RafkinsWarning / DeviantArt

William Shakespeare

Uma nova teoria da conspiração sugere que William Shakespeare, um dos maiores poetas de sempre, era afinal de contas uma mulher. O artigo foi publicado pela jornalista e crítica literária, Elizabeth Winkler.

A teoria pressuposta por Elizabeth Winkler, publicada este mês na The Atlantic, é bastante fundamentada e mostra que Winkler é uma conhecedora do trabalho e da vida de William Shakespeare — considerado por muitos como um dos maiores poetas de sempre.

Entra várias citações das obras literárias do poeta britânico, Winkler mostra-se espantada como é que Shakespeare consegue descrever tão detalhadamente o psicológico feminino, ao contrário dos outros escritores dessa época. Além disso, alega que algumas descrições de figuras masculinas são feitas através dos olhos de mães, esposas e amantes.

A sua opinião é corroborada por Tina Packer, diretora artística e fundadora da Shakespeare & Company. “Por que Shakespeare foi capaz de ver a posição da mulher, escrever inteiramente como se ele fosse uma mulher, de uma maneira que nenhum dos outros dramaturgos da época foram capazes?”, questiona-se Packer num livro sobre as personagens femininas das peças do poeta.

Há muitos anos que é questionado se Shakespeare realmente escreveu as peças que lhe são atribuídas. Ainda no ano passado, um software de plágio apanhou o artista a “roubar” textos para 11 das suas peças.

A certa altura da sua teoria, Winkler pergunta-se: “Já alguma vez alguém propôs que o criador destas mulheres extraordinárias pudesse ser uma mulher?”. A autora explica que é necessária uma teoria elaborada para explicar o porquê de as possibilidades masculinas terem adotado o nome de outra pessoa.

Contudo, diz que “há uma razão simples que explicaria a necessidade de um dramaturgo precisar de um pseudónimo na Inglaterra isabelina: ser uma mulher“. Nesse período, nenhuma mulher escrevia peças para teatro porque era contra as leis.

Na década de 1580, em que Shakespeare viveu, 80% das peças impressas foram escritas anonimamente e esse número só caiu para menos de metade a partir do ano 1600.

É realçada ainda uma escritura de 1593 de Gabriel Harvey, um conhecido crítico literário. Nesse texto, Harvey refere-se enigmaticamente a uma “excelente cavalheira“, que escreveu três sonetos e uma comédia. “Eu não ouso particularizar a sua descrição”, acrescentou.

Perante as evidências, Winkler questiona-se: “Quem era esta mulher a escrever ‘um trabalho imortal’ no mesmo ano em que o nome de Shakespeare apareceu pela primeira vez impresso, no poema ‘Vénus e Adónis’, uma paródia de contos sobre sedução masculina?”.

O artigo da teoria é extenso e prolonga-se com mais razões que levam Elizabeth Winkler a acreditar que Shakespeare era, na realidade, uma mulher. Em resposta, alguns críticos como David Marcus, defendem que Shakespeare não era nada mais que um génio.

“Shakespeare descreveu melhor as personagens femininas do que os seus contemporâneos porque ele descreveu melhor as personagens de todos os tipos. Mulheres, reis, soldados, judeus, mouros, fadas e uma série de outras personagens”, disse Marcus.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Na riqueza do pensamento criativo de Shakespeare há características que fazem supor tanto “ambidestrismo” como “homossexualidade”. A sua biografia (mais que comprovada – já visitei a casa-museu que foi sua residência) relata que foi casado e que teve (pelo menos) 1 filho! Não é possivel “inventar” no séc. XVII uma lenda de “papisa Joana” para quem teve uma existência tão real!

RESPONDER

O Oumuamua pode ser um icebergue de hidrogénio (e um dos objetos mais raros do Universo)

Uma equipa de astrónomos da Universidade de Yale e da Universidade de Chicago propôs uma nova descrição para o Oumuamua, o primeiro objeto interestelar a passar pelo nosso Sistema Solar. De acordo com a nova teoria …

A Via Láctea pode ter sido esmagada por campos magnéticos quando ainda era um "bebé cósmico"

Nos primeiros dias do Universo, quando a Via Láctea ainda era apenas um bebé cósmico, campos magnéticos poderosos podem tê-la esmagado e ter tido um grande impacto no seu crescimento. Em entrevista ao NewScientist, astrofísicos da …

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …