Nova teoria diz que Shakespeare era uma mulher

RafkinsWarning / DeviantArt

William Shakespeare

Uma nova teoria da conspiração sugere que William Shakespeare, um dos maiores poetas de sempre, era afinal de contas uma mulher. O artigo foi publicado pela jornalista e crítica literária, Elizabeth Winkler.

A teoria pressuposta por Elizabeth Winkler, publicada este mês na The Atlantic, é bastante fundamentada e mostra que Winkler é uma conhecedora do trabalho e da vida de William Shakespeare — considerado por muitos como um dos maiores poetas de sempre.

Entra várias citações das obras literárias do poeta britânico, Winkler mostra-se espantada como é que Shakespeare consegue descrever tão detalhadamente o psicológico feminino, ao contrário dos outros escritores dessa época. Além disso, alega que algumas descrições de figuras masculinas são feitas através dos olhos de mães, esposas e amantes.

A sua opinião é corroborada por Tina Packer, diretora artística e fundadora da Shakespeare & Company. “Por que Shakespeare foi capaz de ver a posição da mulher, escrever inteiramente como se ele fosse uma mulher, de uma maneira que nenhum dos outros dramaturgos da época foram capazes?”, questiona-se Packer num livro sobre as personagens femininas das peças do poeta.

Há muitos anos que é questionado se Shakespeare realmente escreveu as peças que lhe são atribuídas. Ainda no ano passado, um software de plágio apanhou o artista a “roubar” textos para 11 das suas peças.

A certa altura da sua teoria, Winkler pergunta-se: “Já alguma vez alguém propôs que o criador destas mulheres extraordinárias pudesse ser uma mulher?”. A autora explica que é necessária uma teoria elaborada para explicar o porquê de as possibilidades masculinas terem adotado o nome de outra pessoa.

Contudo, diz que “há uma razão simples que explicaria a necessidade de um dramaturgo precisar de um pseudónimo na Inglaterra isabelina: ser uma mulher“. Nesse período, nenhuma mulher escrevia peças para teatro porque era contra as leis.

Na década de 1580, em que Shakespeare viveu, 80% das peças impressas foram escritas anonimamente e esse número só caiu para menos de metade a partir do ano 1600.

É realçada ainda uma escritura de 1593 de Gabriel Harvey, um conhecido crítico literário. Nesse texto, Harvey refere-se enigmaticamente a uma “excelente cavalheira“, que escreveu três sonetos e uma comédia. “Eu não ouso particularizar a sua descrição”, acrescentou.

Perante as evidências, Winkler questiona-se: “Quem era esta mulher a escrever ‘um trabalho imortal’ no mesmo ano em que o nome de Shakespeare apareceu pela primeira vez impresso, no poema ‘Vénus e Adónis’, uma paródia de contos sobre sedução masculina?”.

O artigo da teoria é extenso e prolonga-se com mais razões que levam Elizabeth Winkler a acreditar que Shakespeare era, na realidade, uma mulher. Em resposta, alguns críticos como David Marcus, defendem que Shakespeare não era nada mais que um génio.

“Shakespeare descreveu melhor as personagens femininas do que os seus contemporâneos porque ele descreveu melhor as personagens de todos os tipos. Mulheres, reis, soldados, judeus, mouros, fadas e uma série de outras personagens”, disse Marcus.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Na riqueza do pensamento criativo de Shakespeare há características que fazem supor tanto “ambidestrismo” como “homossexualidade”. A sua biografia (mais que comprovada – já visitei a casa-museu que foi sua residência) relata que foi casado e que teve (pelo menos) 1 filho! Não é possivel “inventar” no séc. XVII uma lenda de “papisa Joana” para quem teve uma existência tão real!

RESPONDER

O pulmão de um chinês colapsou (e a culpa foi do karaoke)

O pulmão de um homem de 65 anos, na China, colapsou após ter tentado atingir uma nota alta durante uma intensa sessão de karaoke. O homem, residente em Nanchang, na província de Jiangxi, teria estado a …

"Emergência nacional". Deputados pedem a Boris que convoque imediatamente o Parlamento

Mais de 100 deputados britânicos pediram, numa carta divulgada este domingo, ao primeiro-ministro Boris Johnson para convocar imediatamente o Parlamento e voltar a debater o Brexit. As férias de verão do Parlamento terminam normalmente a 03 …

Rambo Luso. Há um português a viver na selva venezuelana há 25 anos

Há 25 anos que o português António Pestana Drumond realiza expedições às regiões de selva do Delta Amacuro e do Parque Nacional Canaima, leste da Venezuela, onde é conhecido pelos indígenas locais como o Rambo …

Já é possível saber se alguém está a mentir. Basta olhar nos olhos

Os olhos não mentem. Pelo menos é o que acham os investigadores da Universidade de Stirling, na Escócia, que criaram uma prova que diz se a pessoa está a mentir ou não com a monitorização …

NASA detetou (e mediu) o primeiro choque interplanetário

A Multiscale Magnetospheric Mission (MMS) da agência espacial norte-americana conseguir fazer as primeiras medições de um choque interplanetário. Em comunicado, a NASA explica que os choques interplanetários são um tipo de choque sem colisão, no …

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial? Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios

Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial. Se perguntarmos a qualquer um dos poucos veteranos remanescentes da …

Norte-americano passou 30 anos na prisão por erro. Vai ser indemnizado em 10 milhões

Um norte-americano que há 30 anos foi erradamente condenado a 57 anos de prisão por violação e roubo vai agora receber uma indemnização de quase 10 milhões de dólares, avança o jornal New York Post. …

O Pólo Norte está a ser atingido por relâmpagos (e isso não é normal)

Uma tempestade perto do Pólo Norte pode não parecer a maior preocupação, tendo em conta o rápido aquecimento do Ártico. Mas é mais um sinal de que o Ártico continua a ter um verão anormal. A …

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …