Serviços de inteligência desvalorizaram ameaça de invasão ao Capitólio

Jim Lo Scalzo / EPA

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos subestimaram o perigo de invasão ao Capitólio, admitiram vários responsáveis durante uma audiência no Senado, realizada esta terça-feira.

Depois da absolvição do antigo Presidente dos Estados Unidos, que estava acusado de incitar a tentativa de insurreição, o Congresso começou agora uma investigação para perceber como algo considerado impensável acabou mesmo por acontecer.

Vários responsáveis destas agências de inteligência acabaram por cessar funções na sequência da invasão ao Capitólio e apenas esta terça-feira falaram sobre o assunto, perante os congressistas, durante uma audiência em que os invasores ao Capitólio foram descritos como “criminosos prontos para a guerra”, cita a agência France-Presse.

Apesar de declarações dissonantes, quase todos concordaram na lentidão do Pentágono a enviar reforços e da falta de seriedade dos serviços de inteligência em relação a esta ameaça.

“Sem as informações para que se possa preparar adequadamente, a polícia do Capitólio não tinha pessoal suficiente para lidar com uma multidão extremamente violenta”, disse o antigo dirigente desta força de segurança, Steven Sund.

Já o antigo sargento de armas Paul Irving considerou, com “base nas informações” de que dispunha, que a polícia estava “erroneamente” preparada. “Agora sabemos que o plano era fraco”, prosseguiu, completando que ficou “profundamente abalado” com a invasão.

Também no início da semana, na audiência de confirmação no Senado, Merrick Garland, escolhido por Biden para ser o novo procurador-geral dos EUA, garantiu que a investigação a este ataque será uma das suas prioridades.

Segundo o jornal Público, o juiz considerou que a invasão ao Capitólio foi o “ataque mais hediondo aos processos democráticos” a que alguma vez assistiu e assegurou aos senadores que irá conceder “todos os recursos necessários” aos procuradores responsáveis pela investigação.

A 6 de janeiro, dia em que o Congresso confirmava a vitória de Joe Biden nas eleições Presidenciais, uma multidão, maioritariamente constituída por apoiantes de Donald Trump, invadiu o Capitólio, na tentativa de impedir a validação do resultado das eleições.

A sessão foi interrompida e os congressistas foram obrigados a abandonar o edifício. A multidão confrontou a polícia, vandalizou gabinetes e o plenário e roubou documentos e outros objetos.

Pelo menos cinco pessoas morreram durante esta invasão. As autoridades detiveram, entretanto, várias pessoas acusadas de participar neste ataque, algumas das quais tinham publicado nas redes sociais vídeos e fotografias enquanto a invasão decorria.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.