Serenata em Coimbra cancelada…mas parece que vai acontecer. “Não participamos num evento ilegal”

Ivo Gomes / Flickr

Serenata em Coimbra

Serenara da Queima das Fitas não foi autorizada na Sé Velha; a Secção de Fado recusou actuar na Sé Nova. Mas vai haver “manifestação”.

O momento de abertura da Queima das Fitas de Coimbra foi cancelado – mas poderá acontecer na mesma.

A Serenata Monumental, que iria decorrer mais logo, a partir de meia-noite, foi cancelada pouco mais de 24 horas antes.

A Comissão Organizadora da Queima das Fitas (COQF) já tinha avisado que tinha recebido um parecer negativo, por parte das entidades locais; não haveria segurança para moradores, participantes e estudantes.

Havia uma alternativa: a Sé Nova. Mas a Secção de Fado recusou actuar na “única solução possível”, de acordo com a organização.

Nesta quarta-feira “esgotaram-se todos os prazos para garantir todas as condições de segurança e logísticas exigidas pelas autoridades competentes”, explicou a comissão.

Por isso, a serenata foi cancelada.

Mesmo assim, deverá haver um encontro na mesma: a Secção de Fado convocou uma “manifestação legal”… na Sé Velha, à meia-noite. Porque “não vai deixar os estudantes sem a Serenata”.

“Convidamos todos a, de forma ordeira, serena e em silêncio como manda a tradição, se juntarem a nós na noite de 23 para 24. Para que juntos possamos envergar capa e batina e mostrar a vontade da academia e da cidade”, anuncia o grupo, no Facebook.

A COQF não alinha: não vai organizar um evento “sem as respectivas licenças e autorizações a que está, por lei, obrigada”.

A Associação Académica de Coimbra também está fora: “Não vamos participar ou fazer parte de qualquer tipo de evento que vá contra a lei, nem um milímetro”, disse Renato Daniel, presidente da direcção-geral, no Diário de Coimbra.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.