/

Será possível imprimir Bitcoins?

walt74 / Flickr

-

Alguns investidores especialistas em Bitcoins têm uma solução contra ladrões eletrónicos e a instabilidade que afetam as bolsas online: eles imprimem as suas economias virtuais e escondem no mundo real.

O fecho da bolsa de Bitcoin Mt. Gox, na passada semana, e receios de que um montante de Bitcoins equivalente a centenas de milhões de dólares tenha perdido ou roubado estão a levar investidores a reforçar a segurança das suas carteiras de bitcoins.

Exaltada por defensores como um tipo novo e digital de dinheiro que pode um dia substituir o dinheiro do mundo real, as Bitcoins também podem ser guardadas como moedas comuns, trancadas num cofre ou escondidas numa caixa de sapatos.

Todas as carteiras virtuais usadas para guardar Bitcoins têm um número único, privado e exclusivo. Gravar este número num pedaço de papel ou numa pen drive, por exemplo, mantém o conteúdo de uma carteira fora do alcance de qualquer um no mundo virtual, criminoso ou não.

O corretor canadiano de hipotecas e entusiasta de Bitcoins, Chung Cheong, escreve o seu número secreto à mão e coloca-o num cofre num banco.

“A única forma de aceder a estas Bitcoins está naquele pedaço de papel”, disse Cheong. “Eu rezo para que não haja um grande incêndio e o banco se incendeie. Se isso acontecer, fico sem nada”.

O aparente fim da Mt. Gox, em conjunto com um enorme ataque electrónico contra bolsas de valores online no início deste mês, está sem dúvida a fazer com que as pessoas prestem mais atenção à forma como armazenam as suas moedas virtuais, diz Vinny Lingham, co-fundador da Gyft, uma empresa que vende vales-presentes de lojas e faz muito de seu comércio em Bitcoin.

Lingham não quis revelar onde a Gyft armazena as suas bitcoins: “Pode guardar as suas bitcoins num papel, com os seus advogados, num cartão SD. Mas, qualquer que seja a sua estratégia, ela será irrelevante se contar a outras pessoas como as guardou”.

B!T

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.