Bolsa de bitcoins Mt.Gox declara falência

Duncan Rawlinson / Flickr

-

A empresa de intercâmbio de bitcoin Mt. Gox declarou falência esta sexta-feira, mas fontes internas disseram que a queda já tinha começado há quase um ano, altura em que a empresa se viu envolta em processos por parte de reguladores, em que se separou de antigos parceiros de negócios e em que foi alvo de inúmeros ciberataques.

A queda da Mt. Gox revelou as dificuldades que a comunidade bitcoin enfrenta, enquanto tenta harmonizar os seus ideais liberais com as regulações severas exigidas aos serviços financeiros e com as necessidades, por parte dos consumidores, de um serviço fiável.

Outrora a maior plataforma de intercâmbio de bitcoin, Mt. Gox requereu uma bankruptcy protection no início desta sexta-feira, alegando que perdeu quase 500 mil milhões de dólares sob a forma de moeda virtual devido a ataques cibernéticos ao seu sistema informático.

Promotores públicos norte-americanos intimaram a japonesa Mt. Gox, e outros negócios de bitcoin, a averiguarem a recente série de ciberataques disruptivos que oprimiram várias transferências, forçando as empresas a suspenderem os levantamentos. A Mt. Gox viu-se incapacitada de ressurgir, ao passo que rivais como a eslovena Bitstamp conseguiram recuperar o normal funcionamento das operações.

Nick Shalek, um investidor da Ribbit Capital, disse que ao primeiro grupo de empresários faltava qualidade, mas que, agora, um novo grupo de empresários pretende apostar no desenvolvimento de uma infraestrutura mais sólida em torno da bitcoin.

Ao contrário do dinheiro tradicional, a bitcoin é uma unidade monetária digital que é comprada e vendida numa rede peer-to-peer, sem dependência de um controlo centralizado. O seu valor disparou no último ano, e o total de bitcoins cunhadas representa agora sete mil milhões de dólares.

O declínio da Mt. Gox começou, ironicamente, quando a bitcoin adquiriu uma nova dimensão de visibilidade no grande público.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …