/

“Será difícil não voltar a adiar a abertura” dos centros comerciais na região de Lisboa

johngarghan / Flickr

O presidente da Associação dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, considerou que “será difícil não voltar a adiar a abertura” dos centros comerciais na Grande Lisboa, tendo em conta os números da região nos últimos dias.

“Atendendo a que a decisão de adiar a abertura na semana passada foi tomada num determinado contexto e que esse contexto de agravou, vejo como difícil que a decisão agora possa ser diferente, que possa ser outra que não seja voltar a adiar a abertura”, disse o especialista em entrevista à Rádio Renascença.

O número de casos aumentou, o quadro está mais ou menos constante ao longo destes dias e eu acredito que deverá ser tomada uma decisão em linha com a de há uma semana, diferindo um pouco mais essa abertura, face ao risco envolvido”, considerou.

Portugal contabiliza pelo menos 1.447 mortos associados à covid-19 em 33.261 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde, divulgado nesta quarta-feira ao fim da manhã. Relativamente ao dia anterior, há mais 11 mortos (+0,8%) e mais 366 casos de infeção (+1,1%).

Dos novos casos registados na quarta-feira, 92% foram detetados na região de Lisboa.

Os números revelados nesta quarta-feira revelam a maior taxa de crescimento registada desde 29 de aio e o maior número de novos casos identificados em 24 horas desde o dia 8 de Maio (quando foram detetados 553 novos casos), frisa o jornal Público.

Restrições poderão ser levantadas “muito brevemente”

Nesta quinta-feira, durante o debate quinzenal, o primeiro-ministro revelou que as restrições impostas na Área Metropolitana de Lisboa devido à pandemia de covid-19 poderão ser levantadas “muito brevemente”, uma vez que os focos de contágio identificados são “situações muito contidas”.

“Creio que muito brevemente estaremos em condições de levantar também aqui, na Área Metropolitana de Lisboa, as restrições às atividades cujo levantamento foi adiado na passada semana”, vincou António Costa durante o debate na Assembleia da República.

António Costa respondia ao líder parlamentar do CDS-PP sobre os “vários alertas em relação a cautelas que seriam importantes”, quando o executivo decidiu “avançar para esta segunda fase do desconfinamento”.

“Quando avançámos, a área de Lisboa tinha o R acima de 1, é agora aí que está a acontecer o problema, e que faltavam eventualmente algumas condições para o desconfinamento”, considerou Telmo Correia, querendo saber “que avaliação fará [o Governo] da situação concreta na Área Metropolitana de Lisboa”.

O democrata-cristão propôs igualmente que possa ser garantida uma “maior diferenciação de horários” entre os cidadãos, para evitar uma “concentração tão grande nos transportes”.

“Claramente não estamos numa situação de descontrolo da situação, estamos numa situação em que temos um número de casos que tem resistido a baixar”, sublinhou o Costa, apontando que o problema não é generalizado e tem resultado de “focos concretos”.

A reunião desta quinta-feira de Conselho de Ministros analisará o levantamento das restrições à abertura de centros comerciais e lojas do cidadão na região de Lisboa.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.