Justiça dos Estados Unidos investiga senadores por delitos financeiros

United States Congress / Wikimedia

O senador norte-americano Richard Burr

Vários senadores norte-americanos estão a ser investigados por terem vendido ações depois de terem recebido briefings sobre a pandemia de covid-19.

De acordo com a CNN, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos começou a investigar uma série de transações financeiras feitas por legisladores antes da forte crise nos mercados no seguimento da pandemia de covid-19.

A investigação, que ainda se encontra numa fase inicial, já chegou ao senador republicano Richard Burr, que dirige o Comité Selecionado de Inteligência do Senado dos EUA.

Segundo o canal televisivo, o senador da Carolina do Norte tinha dito que estava a tomar as suas decisões operacionais apenas com base em informações da imprensa quando vendeu, no passado dia 13 de fevereiro, entre 628 mil e 1,7 milhões de dólares de ações.

Para já, não há indicação de que alguma das vendas, incluindo as de Burr, tenha infringido alguma lei ou violado as regras do Senado. Mas estas ficaram debaixo de fogo depois de os senadores terem recebido briefings à porta fechada sobre o novo coronavírus nas últimas semanas, ou seja, antes de os mercados se começarem a ressentir.

O grupo especial no qual Burr se insere recebe atualizações diárias sobre a pandemia, tendo conhecimento sobre quando e qual é a extensão dos seus danos na economia norte-americana. Em causa poderá estar o crime de insider trading.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.