Sem turismo, Veneza “é uma cidade morta”

gnuckx / Flickr

O turismo é um dos setores mais afetados pela pandemia de covid-19, que já infetou mais de 4 milhões de infetados em todo o mundo. Veneza, cuja economia vive essencialmente desta atividade, “é uma cidade morta” sem turismo.

O desabafo é de um gondoleiro da cidade italiana que, em entrevista à agência noticiosa AFP, recorda o impacto desta pandemia em Veneza a curto e longo prazo.

Sem turismo, Veneza é uma cidade morta (…) Mesmo que levantem as medidas de confinamento, quem quererá sair de gôndola? Apenas os estrangeiros, não os residentes”, disse à mesma agência o gondoleiro Mauro Sambo de 66 anos.

Em Itália, o turismo representa 13% do PIB e 15% dos empregos. Estes valores são bem mais altos em Veneza, cuja economia depende quase tontamente do setor.

“Cerca de 65% da população [de Veneza] trabalha no setor do turismo (…) O impacto do coronavírus tem sido muito forte, pois 85% dos turistas que visitam a cidade são estrangeiros”, disse à AFP Paola Mar, responsável deste setor na cidade italiana.

A mesma responsável acredita que se avizinha uma das piores crises da história recente, recordando que a União Europeia teve de pedir aos seus membros para que abrissem as fronteiras internas para evitar o colapso do setor do turismo.

“Começamos a receber pedidos para saber quando e como vir [até Veneza]”, diz otimista, recordando que está é “uma cidade aberta ao mundo”.

A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 302.489 pessoas e infetou mais de 4,4 milhões em todo o mundo desde dezembro.

O número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do total real de infeções, já que um grande número de países está a testar apenas os casos que requerem tratamento hospitalar. Entre esses casos, pelo menos 1.554.500 foram considerados curados.

Os Estados Unidos, que registaram a primeira morte ligada à covid-19 no início de fevereiro, são o país mais afetado em termos de número de mortes e casos, com 85.906 óbitos em 1.417.889 casos. Pelo menos 246.414 pessoas foram declaradas curadas pelas autoridades dos Estados Unidos.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Reino Unido, com 33.614 óbitos em 233.151 casos, a Itália com 31.368 óbitos (223.096 casos), a Espanha com 27.459 óbitos (230.183 casos) e a França com 27.425 óbitos (178.870 casos).

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Epá isto é tão, mas tão, mas TÃO bem feito!.. Pois que morra, volte a morrer e bem morta, morrida e matada!..

    Há uns tempos era como em Lisboa: nenhum Veneziano podia viver em Veneza numa casa alugada porque a anarquia especulativa imobiliária era tal que os safardanas dos senhorios se recusavam a alugar as casas a cidadãos de Veneza para residência permanente, tudo à mama do airbnb, e do lucro ganancioso da caça ao turista. Agora mamem na quinta pata!.. Os senhorios comam merd@ e é se querem, já que a inteligência não deu pra mais!

RESPONDER

Sporting 2-2 Belenenses SAD | Líder salva virgindade nos descontos

A Belenenses SAD esteve a segundos de cumprir a promessa de Petit, que na antevisão da partida apontava para a primeira derrota do Sporting. Os “azuis” estiveram a vencer por 2-0, graças a uma eficácia …

Quatro anos depois, Danny recuperou a sua prancha. Estava a 2700 quilómetros

Um surfista australiano recuperou a sua prancha quatro anos depois de a ter perdido. Estava a 2700 quilómetros do sítio onde a tinha visto pela última vez. Danny Griffiths, um surfista habituado a ondas grandes, perdeu …

Os astronautas precisam de um frigorífico. Engenheiros trabalham num que funciona de "cabeça para baixo"

Para que os astronautas façam longas missões à Lua ou a Marte, precisam de um frigorífico, mas estes eletrodomésticos não são projetados para funcionar em gravidade zero. Os astronautas precisam de frigoríficos para as missões prolongadas …

A maior "cidade-fantasma" da China voltou a florescer (graças à educação)

Kangbashi, na Mongólia Interior, é considerada há muitos anos a maior "cidade-fantasma" da China. Agora, tem muito a agradecer a uma jogada inesperada, mas muito eficaz: o setor da Educação. Há alguns anos que Kangbashi, uma …

Carro da Tesla ajuda o FBI a capturar homem suspeito de atear fogo em igreja

As câmaras de um Tesla ajudaram as autoridades a prender um homem suspeito de atear fogo numa igreja na cidade de Springfield, no estado de Massachusetts. A congregação foi atacada mais de uma vez em …

Destemida e aventureira. Com apenas 18 anos, Simone Segouin ajudou a França a derrotar os nazis

Quando tinha apenas 18 anos, Simone Segouin juntou-se à Resistência Francesa para capturar as tropas nazis, sabotar os planos alemães e lutar contra o fascismo no seu país. Apesar de ter abandonado a escola bastante cedo, …

Orgulho e ciúmes. Corrida armamentista entre Coreias coloca ambiente de paz em risco

A relação entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul é conhecida por ser bastante conturbada, sendo que nos últimos anos já ocorreram alguns incidentes entre os países. Agora, as duas nações peninsulares …

"Estória mal contada": a saída de João Marques do Famalicão

Perto do final do campeonato feminino de futebol, o treinador das candidatas ao título abandona o emblema minhoto. Provavelmente porque vai liderar outra equipa minhota. Adeptos não gostaram. A Liga BPI, a primeira divisão nacional feminina …

Livre cede lugares à IL e ao Volt. Vasco Lourenço fala em "chicana política"

O Livre cedeu, esta quarta-feira, quatro lugares da sua comitiva no desfile que assinala o 25 de Abril à Iniciativa Liberal e ao Volt Portugal, depois da comissão promotora os ter informado de que não …

Pena de morte diminuiu. Execuções globais atingem o número mais baixo numa década

Globalmente, foram executadas 483 pessoas em 2020, o número mais baixo registado pela Amnistia Internacional (AI) numa década, marcando uma redução de 26% em relação a 2019 e 70% comparativamente a 2015. Segundo um artigo da …