O falhanço do acordo para o Brexit pode levar os ocapis à extinção

A falta de consenso num acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia pode colocar um grupo de ocapis, uma espécie de girafa, em risco. O aviso é lançado por especialistas de conservação da natureza.

Cerca de 70 ocapis, originários da República Democrática do Congo, residem em jardins zoológicos da União Europeia, onde as regras de livre circulação apoiam um projeto internacional de reprodução da espécie. Apesar das riscas semelhantes a uma zebra, o ocapi é uma espécie de girafa.

O Reino Unido abriga sensivelmente 15 ocapis e, se a sua saída de União Europeia se confirmar sem um acordo de saída, estes animais terão de abandonar o projeto, que abrange vários países.

Em declarações ao Independent, Sander Hofman, curadora geral do Zoológico de Antuérpia, na Bélgica, que coordena a realocação de ocapis para reprodução, disse que “o Brexit é uma péssima notícia” para conservação da espécie.

“Quinze dos meus 73 ocapis estão no Reino Unido. Se eu precisar de remover esses 15 espécimes, seria um grande golpe na minha população, mas seria ainda pior para os colegas do Reino Unido”.

São cerca de 350 zoológicos espalhados pela Europa que integram este programa para a conservação da espécie e permitem o transporte destes animais para reprodução.

O programa EAZA, European Association of Zoos and Aquaria, aconselha os jardins zoológicos a retirarem do Reino Unido, o mais rapidamente possível, todos os ocapis, caso não se verifique um acordo para o Brexit.

Segundo Hofman, os ocapis não são a única espécie ameaçada. “É muito difícil planear o transporte de elefantes. Pode imaginar o quão difícil será se você nem sabe com que papelada precisa de lidar ou porque porto tem de passar”, disse.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É só especuladores no meio de tudo isto cada um procurando tirar partido consoante a sua tendência política.

RESPONDER

Caso do avião com cocaína. PJ vai vigiar Aérodromo de Tires 24 horas por dia

A Polícia Judiciária (PJ) vai vigiar as movimentações de aeronaves e passageiros que chegam e saem do Aeródromo de Tires 24 horas por dia. A informação foi adiantada pelo Correio da Manhã, que falou com …

Facebook paga 650 milhões para encerrar litígio sobre vida privada nos EUA

O juiz federal norte-americano James Donato aprovou a indemnização de 650 milhões de dólares (540 milhões de euros) a 1,6 milhões de utilizadores do estado norte-americano do Illinois por parte do Facebook. Este acordo, assinado na …

"Retoma da normalidade". Bruxelas propõe este mês livre-trânsito digital para vacinados e recuperados

A Comissão Europeia vai apresentar este mês uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que permita retomar as viagens em altura de pandemia de covid-19, comprovando a vacinação ou a recuperação dos cidadãos. A informação …

Noiva de Khashoggi pede "punição imediata" de Mohammed bin Salman

As declarações da noiva de Jamal Khashoggi surgem depois de as autoridades norte-americanas terem publicado um relatório em que Mohammed bin Salman é acusado de ter ordenado o assassínio do jornalista. Joe Biden está a ser …

Covax permite que países mais pobres comecem a receber a vacina (mas só garante 20% da vacinação)

A Covax visa fornecer vacinas contra a covid-19 a 20% da população de 200 países e territórios que estão incluídos no sistema através de um sistema de financiamento que permite a 92 economias de baixo …

Reino Unido vacinou 20 milhões com 1.ª dose. País deteta casos de variante de Manaus

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, anunciou no domingo que mais de 20 milhões de pessoas no Reino Unido já receberam a primeira dose da vacina contra covid-19. "Estou absolutamente encantado por informar que mais …

Famílias numerosas já podem pedir desconto no IVA da luz

As famílias com cinco ou mais elementos podem pedir a redução do IVA da eletricidade ao seu fornecedor a partir desta segunda-feira e têm de comprovar a sua condição de família numerosa. Em causa está a …

Netflix foi a grande vencedora da noite dos Globos de Ouro

  A 78.ª edição dos Globos de Ouro decorreu de forma virtual, com apresentação de Tina Fey e Amy Poehler e a participação de alguns dos laureados do ano passado. Os Globos de Ouro, prémios de cinema …

Portugal regista mais 34 óbitos e 394 novos casos. O número mais baixo desde setembro

Portugal registou esta segunda-feira 394 novos casos de infeção por covid-19 e mais 34 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Nicolas Sarkozy condenado a três anos de prisão por corrupção

Nicolas Sarkozy foi esta segunda-feira condenado a três anos de prisão por corrupção e tráfico de influências, tornando-se o segundo chefe de Estado condenado em França, após Jacques Chirac em 2011. O ex-Presidente francês foi condenado …