O falhanço do acordo para o Brexit pode levar os ocapis à extinção

A falta de consenso num acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia pode colocar um grupo de ocapis, uma espécie de girafa, em risco. O aviso é lançado por especialistas de conservação da natureza.

Cerca de 70 ocapis, originários da República Democrática do Congo, residem em jardins zoológicos da União Europeia, onde as regras de livre circulação apoiam um projeto internacional de reprodução da espécie. Apesar das riscas semelhantes a uma zebra, o ocapi é uma espécie de girafa.

O Reino Unido abriga sensivelmente 15 ocapis e, se a sua saída de União Europeia se confirmar sem um acordo de saída, estes animais terão de abandonar o projeto, que abrange vários países.

Em declarações ao Independent, Sander Hofman, curadora geral do Zoológico de Antuérpia, na Bélgica, que coordena a realocação de ocapis para reprodução, disse que “o Brexit é uma péssima notícia” para conservação da espécie.

“Quinze dos meus 73 ocapis estão no Reino Unido. Se eu precisar de remover esses 15 espécimes, seria um grande golpe na minha população, mas seria ainda pior para os colegas do Reino Unido”.

São cerca de 350 zoológicos espalhados pela Europa que integram este programa para a conservação da espécie e permitem o transporte destes animais para reprodução.

O programa EAZA, European Association of Zoos and Aquaria, aconselha os jardins zoológicos a retirarem do Reino Unido, o mais rapidamente possível, todos os ocapis, caso não se verifique um acordo para o Brexit.

Segundo Hofman, os ocapis não são a única espécie ameaçada. “É muito difícil planear o transporte de elefantes. Pode imaginar o quão difícil será se você nem sabe com que papelada precisa de lidar ou porque porto tem de passar”, disse.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É só especuladores no meio de tudo isto cada um procurando tirar partido consoante a sua tendência política.

RESPONDER

"Cuidados de morte." Governo acusado de cortar em cuidados paliativos para poupar dinheiro

A Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) acusa o Governo de estar a cortar nos cuidados paliativos para poupar dinheiro. A TSF avança esta sexta-feira que a Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) não tem dúvidas …

Novo Banco contrata detetives para seguir ex-líder da Ongoing

O Novo Banco contratou equipas especializadas compostas por investigadores privados para fazer o levantamento de todos os bens que possam ser associados a Nuno Vasconcellos, ex-líder da Ongoing. Segundo avança o Correio da Manhã esta sexta-feira, …

Eurobic nega que Teixeira dos Santos esteja a ser investigado pelo Banco de Portugal

Na quinta-feira, o jornal Público deu conta de uma investigação do Banco de Portugal (BdP) ao papel de Teixeira dos Santos no Eurobic no âmbito do caso Luanda Leaks. Agora, o banco vem a público …

"Comigo, não acontecerá." Ferro Rodrigues decide que castração química não será debatida no Parlamento

Admitindo que as responsabilidades pela decisão de não admissibilidade do projeto de lei do Chega eram suas, Ferro Rodrigues deixou claro que, consigo na presidência da Assembleia da República, projetos de lei (provavelmente) inconstitucionais como …

Eleições para o Tribunal Constitucional suspensas. Boletins de voto estavam ilegais

A votação dos nomes para ocuparem as duas vagas no Tribunal Constitucional foi suspensa porque os boletins de votos que foram entregues aos deputados não estavam conforme manda a lei. De acordo com o jornal ECO, …

Chega é a 5.ª força política, CDS tomba e já só está à frente do Livre

O PS mantém a distância para o PSD em fevereiro, segundo o Barómetro Político da Aximage para o Jornal Económico, que dá ainda conta que o CDS está em queda, posicionando-se apenas à frente do …

Eliminação da Liga Europa dita fim de linha para Silas

O desportivo Record escreve esta sexta-feira que a eliminação do Sporting da Liga Europa ditou o fim de linha para Silas no comando dos leões. De acordo com a publicação, os dirigentes leoninos ficaram desagradados …

Covid-19. Voos cancelados, máscaras à venda por mil euros e turismo "à beira do colapso" em Itália

Voos cancelados, máscaras à venda online por mil euros e turismo "à beira do colapso" em Itália. Estas são algumas das mais recentes consequências do novo coronavírus, a epidemia oriunda da cidade chinesa de Wuhan que …

"Só por cima do meu veto." Autarcas bloqueiam Montijo, Costa avisa que não há plano B

Rui Garcia e Joaquim Santos, autarcas da Moita e do Seixal, são os principais rostos do bloqueio do aeroporto do Montijo. António Costa está "perplexo" com a decisão do PSD e alerta que começar do …

Excedente do Estado encolhe para 1.287 milhões de euros em janeiro

Os dados foram revelados, esta quinta-feira, pelo Ministério das Finanças e representam "menos 238,5 milhões de euros face ao período homólogo". As administrações públicas registaram um excedente de 1.287,5 milhões de euros em janeiro valor que …