O falhanço do acordo para o Brexit pode levar os ocapis à extinção

A falta de consenso num acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia pode colocar um grupo de ocapis, uma espécie de girafa, em risco. O aviso é lançado por especialistas de conservação da natureza.

Cerca de 70 ocapis, originários da República Democrática do Congo, residem em jardins zoológicos da União Europeia, onde as regras de livre circulação apoiam um projeto internacional de reprodução da espécie. Apesar das riscas semelhantes a uma zebra, o ocapi é uma espécie de girafa.

O Reino Unido abriga sensivelmente 15 ocapis e, se a sua saída de União Europeia se confirmar sem um acordo de saída, estes animais terão de abandonar o projeto, que abrange vários países.

Em declarações ao Independent, Sander Hofman, curadora geral do Zoológico de Antuérpia, na Bélgica, que coordena a realocação de ocapis para reprodução, disse que “o Brexit é uma péssima notícia” para conservação da espécie.

“Quinze dos meus 73 ocapis estão no Reino Unido. Se eu precisar de remover esses 15 espécimes, seria um grande golpe na minha população, mas seria ainda pior para os colegas do Reino Unido”.

São cerca de 350 zoológicos espalhados pela Europa que integram este programa para a conservação da espécie e permitem o transporte destes animais para reprodução.

O programa EAZA, European Association of Zoos and Aquaria, aconselha os jardins zoológicos a retirarem do Reino Unido, o mais rapidamente possível, todos os ocapis, caso não se verifique um acordo para o Brexit.

Segundo Hofman, os ocapis não são a única espécie ameaçada. “É muito difícil planear o transporte de elefantes. Pode imaginar o quão difícil será se você nem sabe com que papelada precisa de lidar ou porque porto tem de passar”, disse.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É só especuladores no meio de tudo isto cada um procurando tirar partido consoante a sua tendência política.

RESPONDER

Jovens que acusaram Harry de “traição da raça” condenados com pena de prisão

O caso remonta a dezembro de 2018, quando surgiram as primeiras notícias de uma investigação da BBC que envolvia a família real britânica. Um grupo neonazi era responsável por uma propaganda online onde sugeriam que o …

UEFA confirma três jogos de suspensão para Neymar

A UEFA anunciou, esta quarta-feira, que rejeitou o recurso do Paris Saint-Germain e manteve os três jogos de suspensão a Neymar, na sequência de insultos aos árbitros na partida com o Manchester United, da Liga …

Transportes estão cada vez mais cheios. Carris vai comprar 100 novos autocarros

A Carris vai lançar dois concursos para a aquisição de 100 novos autocarros, 70 dos quais a gás natural e 30 elétricos, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. Falando na apresentação da …

Apenas 59% dos habitantes da Europa ocidental confiam na vacinação. França é o país com mais dúvidas

Na Europa oriental, apenas metade da população olha para as vacinas como uma forma segura de prevenção de saúde. No caso da zona ocidental, o número sobe para os 59%, mas fica ainda distante dos …

César Peixoto é o novo treinador da Académica

O antigo futebolista é o novo treinador da Académica, sucedendo a João Alves no comando técnico dos estudantes, anunciou o clube que integra a II Liga portuguesa. César Peixoto vai ser apresentado às 17h00, em conferência …

Tribunal diz que ausência de resistência de vítima de violação é "desejo de sobreviver"

Quando as vítimas não resistem, revelam "o desejo de sobreviver a uma situação cujo controlo não detêm", adotando um comportamento de preservação, diz o Tribunal da Relação de Lisboa. O Tribunal da Relação de Lisboa considerou …

Draghi abre a porta a cortes nas taxas de juro

Mario Draghi afirmou esta terça-feira que se o objetivo de ficar abaixo dos 2% de inflação estiver ameaçado, "estímulos adicionais serão necessários". O presidente do BCE admitiu mesmo uma descida das taxas. O presidente do BCE, Mario …

SNS dá “sinais de cansaço” e tem sistema “que não é amigo do cidadão”

A Convenção Nacional da Saúde concluiu esta terça-feira que o SNS “dá sinais de cansaço” e avisa que os portugueses “não podem ter listas de espera de anos” por consultas ou cirurgias, nem ter “enormes …

Violência doméstica: sobe para 16 o número de mulheres mortas em 2019

O número de mulheres mortas desde o início do ano em contexto de violência doméstica subiu para 16, segundo a contabilidade feita pelo Público com base nas notícias publicadas sobre o assunto. O número exclui …

Costa garante que Miguel nunca pediu ajuda ao Governo. Mas assegurou todo o "apoio diplomático e consular"

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou que o Governo nunca foi contactado por Miguel Duarte, jovem que está a ser investigado em Itália por suspeita de ajuda à imigração ilegal, mas assegurou todo o "apoio diplomático …