Turistas ingleses pagam 100 euros a sem-abrigo para fazer tatuagem na cara

(dr)

Tomek, o sem-abrigo que recebeu 100 euros de turistas ingleses para fazer uma tatuagem na cara

Tomek, um sem-abrigo polaco de 34 anos, recebeu 100 euros de um grupo de turistas ingleses que estavam a comemorar uma despedida de solteiro em Benidorm, Espanha, para fazer uma tatuagem na cara com detalhes sobre o noivo.

“Jamie Blake, North Shields, N28”. Foi esta a frase que Tomek, um sem-abrigo polaco a viver em Benidorm, Espanha, tatuou na testa em troca de 100 euros. De acordo com o The Guardian, a proposta foi feita por um grupo de turistas britânicos que estava a festejar uma despedida de solteiro.

Em declarações ao jornal, Karen Maling Cowles, presidente da Benidorm British Business Association, afirma que o mendigo de 34 anos tatuou o nome e a nova morada do noivo, embora a tatuagem não tenha sido acabada porque Tomek estava com muitas dores.

O estúdio que fez a tatuagem partilhou a fotografia do momento no Facebook, que entretanto foi apagada, causando a revolta dos residentes desta região turística. Cowles conseguiu, entretanto, encontrar o polaco depois de ver a fotografia na rede social.

“Fiquei chocada. Num nível humano, isto é repugnante, este rapaz podia ser meu filho. A comunidade está revoltada e muitos turistas também. É horrível, pegar na situação de uma pessoa vulnerável e pensar que, desperdiçando algum dinheiro, se pode ter um bocado de diversão”, disse ao diário inglês.

Cowles explicou que o sem-abrigo tem icterícia, tremores e problemas com o álcool, acrescentando ainda que terá chegado a Benidorm depois de andar 2.700 quilómetros, após ter acabado com a namorada.

Depois de ter ficado com os 100 euros, Tomek admitiu que gastou parte do dinheiro e que o restante, cerca de 17 euros, lhe acabou por ser roubado quando foi atacado na praia.

“Claro que quando alguém oferece 100 euros a um sem-abrigo, esta pessoa aceita”, afirma Cowles, cujo marido é tatuador. “Infelizmente, isto é o que acontece com pessoas que estão vulneráveis. Ficou envergonhado quando me aproximei dele porque estava coberto de areia por estar a dormir na praia. Eu disse: ‘Vou fazer alguma coisa para tentar ajudar-te’ e ele pegou na minha mão, beijou-a e respondeu: ‘És um anjo’“.

Inicialmente, Maling Cowles planeava angariar dinheiro para que o sem-abrigo conseguisse remover a tatuagem, no entanto, depois de conhecer Tomek, decidiu fazer mais por ele. “Remover a tatuagem é importante porque mostra que não aceitamos isto, mas o resto da sua vida também é muito importante”, disse. “Quero dar-lhe a ajuda que precisa”.

Perante o sucedido, Cowles acredita que é necessário existir um diálogo mais amplo sobre o comportamento de alguns turistas britânicos no estrangeiro. “Temos de perceber porque é que este tipo de comportamentos estão a acontecer e porque é que alegadamente não há problema em fazer o que lhes bem apetece quando estão de férias”.

O município de Benidorm, que passou anos a tentar mudar o estigma de ser uma zona de festas e álcool para se tornar um resort de luxo, já tinha emitido avisos em abril contra os turistas envolvidos em “comportamentos não-cívicos”.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Muitos destes turistas são apenas umas “bestas” sem qualquer tipo de educação. Basta passar pelas zonas mais turísticas de Espanha e vê-los bêbados e vomitando pelos cantos. Podem ter dinheiro mas a educação não existe . Já podemos encontrar em Portugal algo semelhante no Algarve na zona de Albufeira

    • Ai coitadinho do Renato! Saia mais à noite em Lisboa, Porto e em todas as cidades deste nosso país e verá jovens bêbados vomitando pelos cantos… e não são turistas ingleses.
      Deixe de ser palerma! Não é isso que está em causa! O que está em causa é o abuso perante pessoas vulneráveis!

      • Diga-me quantos casos destes encontra com jovens portugueses, ou espanhóis. Repito o que disse quem faz isto são umas “bestas” e sim os ingleses são os piores pela sua falta de educação. Só no Algarve tivemos confrontos desta gente no aeroporto com as autoridades, houve um programa de férias chamado Portugal invasion que causou muitos problemas, há casos de violações, jovens bêbados e nus à luta, ha promessas de sexo e álcool nos pacotes de viagens e muito mais … é um tipo de turismo que não interessa. Claro que o abuso de pessoas vulneráveis foi o que aconteceu, mas acontecem violações, lutas e tudo mais .tudo isso faz parte desta “cultura” dos “jovens Ingleses ” em férias pelo sul da Europa.

      • Oh limitadinho; quantos desses jovens portugueses viste a pagar para fazer uma tatuagem num sem-abrigo, ou algo do género?!
        Eu já me cruzei com turistas em Portugal, Espanha, França, Itália, Suiça Alemanha, Holanda, Grécia, etc, etc – vê lá se consegues advinhar de que país eram os que se “portavam melhor”!…
        Pois… coincidências!…
        Em Tenerife vi um bando desses anjinhos a pegar fogo a um bar de praia enquanto diziam que aquilo era uma colônia inglesa!!
        .
        Beber (e até vomitar) é uma coisa, destruir e deaprezar tudo por onde passam é outra – só alguém muito apalermado é que não percebe a diferença!!

    • Há uns dois anos encontrei um inglês completamente nu algemado a um STOP em Albufeira, enquento os amigos se riam e tiravam fotos!!
      Eram prai 7 da manhã e estavam todos bêbados – parecia um bando de loucos tirados da filme Mad Max!…
      Comentei logo que realmente os ingleses eram um exemplo de educação e civismo!…

RESPONDER

O buraco negro mais faminto do Universo engole por dia uma massa equivalente à do Sol

No centro do quasar mais brilhante já descoberto "mora" um dos maiores buracos negros que é também o mais "faminto" de todo o Universo: por dia, engole o equivalente à massa do nosso Sol. As …

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …