Na tentativa de tirar a selfie perfeita com um elefante, indiano acaba morto pelo animal

No passado domingo, dia 28 de fevereiro, um homem de 21 anos morreu enquanto tentava tirar uma selfie com um elefante. O animal andou a pairar por zona residencial e anteriormente já tinha matado uma idosa.

Manohar Patel estava com um grupo de amigos quando o elefante invadiu uma zona residencial na aldeia de Gudhyari. Segundo as autoridades locais, o animal deverá ter escapado da floresta de Sarangarh.

Curiosa, a população observava o elefante, enquanto as autoridades tentavam afugentar o animal. Contudo, o desejo de ver o gigante de perto, e de tirar uma fotografia para mais tarde recordar, custou a vida ao jovem de 21 anos.

Enquanto Patel tentava tirar uma selfie com o elefante, este “avançou de repente em direção ao grupo de amigos. Três deles conseguiram escapar do local, mas o animal acabou por conseguir agarrar Patel e pisá-lo até a morte”, contou Pranay Mishra, responsável pela Divisão Florestal, à PTI.

Segundo o Vice, após o incidente, funcionários florestais e polícias levaram o corpo para autópsia. A família da vítima recebeu uma ajuda imediata 340 dólares.

De acordo com autoridades florestais, o mesmo elefante esteve também envolvido na morte de uma idosa numa aldeia próxima há alguns dias.

O facto dos elefantes escaparem das florestas indianas frequentemente deve-se em grande parte ao desmatamento e ao corte ilegal de árvores. Estes são os principais responsáveis pela distorção nos padrões de movimento dos animais que estão a usar esses fragmentos florestais menores para se deslocarem para áreas habitacionais.

O conflito homem-elefante na região foi também exacerbado devido à falta de comida nas florestas o que leva os animais às cidades e vilas vizinhas. Aqui, as pessoas ficam entusiasmadas com o desconhecido e geralmente querem tirar fotografias, mas detalhes como o flash da câmara podem irritar os animais e levá-los a ter atitudes muito agressivas.

No entanto, este tipo de incidentes não são uma novidade, sobretudo na Índia. De 2011 a 2017, o país foi responsável por quase metade das 259 fatalidades deste tipo, indica um estudo da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos.

A obsessão em tirar selfies impressionantes acaba por ser maior do que o medo do perigo, mesmo que isso signifique correr risco de vida.

Com o surgimento das redes sociais, as pessoas têm tido certos comportamentos que não teriam se não fosse pela perspetiva de validação online. Erin Vogel, pós-doutoranda no departamento de psicologia da Universidade da Califórnia, disse à National Geographic que o facto das selfies com animais selvagens se estarem a tornar normais, pode fazer com que as pessoas deixem de os associar ao perigo.

Em 2017, também um homem de 27 anos perdeu a vida ao tentar tirar uma selfie com um elefante depois de entrar ilegalmente no Parque Biológico Bannerghatta, na cidade de Bengaluru, no sul do país.

Ana Isabel Moura, ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Carla Tavares reeleita na Amadora. Suzana Garcia assume responsabilidade da derrota

 A socialista Carla Tavares foi reeleita, este domingo, com maioria absoluta, como presidente da Câmara Municipal da Amadora, no distrito de Lisboa. Os resultados da noite eleitoral deram o triunfo à candidatura liderada pela socialista Carla …

Corrida aos combustíveis. A antecipar um "inverno difícil", Reino Unido vai dar vistos temporários a camionistas

A falta de camionistas tem levado a filas nas bombas de combustíveis e entre 50% e 90% já estão vazias em algumas zonas do país. O governo vai dar vistos temporários a camionistas e está …

Vencedores e vencidos, numa noite eleitoral de perder o fôlego

A noite eleitoral foi longa e de perder o fôlego até ao último minuto. Entre alguns imprevistos, surpresas e validações, Lisboa foi o palco dos maiores holofotes: Carlos Moedas foi o grande e surpreendente vencedor …

Isaltino Morais reeleito em Oeiras. CDU perdeu vereador

O candidato independente Isaltino Morais foi reeleito presidente da Câmara de Oeiras nas eleições autárquicas deste domingo, tendo dedicado a vitória à juventude. “Não importa a percentagem. O que importa é que crescemos muito, aumentámos a …

Ganhar os jogos todos: quem consegue fazer o que o Benfica faz?

Ainda ninguém conseguiu travar o líder do campeonato português. Mas há outras equipas europeias a conseguir o mesmo. O Benfica está a construir um percurso inicial no campeonato português que não se via há quase 40 …

Tribunal admite que testemunha de Jeová menor recuse transfusão que lhe pode salvar a vida

Jovem de 16 anos que tem leucemia aguda recusou transfusões de sangue durante internamento no IPO. Caso consiga provar em tribunal capacidade de discernimento e maturidade justiça terá de desistir de lhe impor tratamento. O Instituto …

Koeman não teve dinheiro para reforços, mas Barcelona investiu milhões na equipa B

Embora Ronald Koeman não tenha recebido dinheiro para gastar em transferências, o Barcelona investiu 4 milhões de euros na equipa B. O Barcelona teve de apertar o cinto durante o mercado de transferências de verão. Os …

"O futuro é liberal", mas o presente nem tanto. O balanço da estreia da IL nas autárquicas

A Iniciativa Liberal conseguiu apenas um vereador no Porto. Apesar da presença entre assembleias municipais e juntas de freguesia, falhou a conquista de autarquias. Numa estreia absoluta em eleições autárquicas, a Iniciativa Liberal ficou aquém das …

"De janelas abertas" e "de forma transparente". É assim que José Manuel Silva promete governar Coimbra

José Manuel Silva, da coligação "Juntos Somos Coimbra", venceu as eleições, destronando o atual presidente da câmara, o socialista Manuel Machado. O antigo bastonário da Ordem dos Médicos foi apoiado por várias forças partidárias: PSD, CDS, …

"Assim não ganham o campeonato". Gary Neville identifica problema no United

O antigo internacional inglês e agora comentador desportivo, Gary Neville, identificou um problema no Manchester United que, a continuar, vai fazer com que o clube não consiga ganhar o campeonato. Os red devils perderam o seu …