Na tentativa de tirar a selfie perfeita com um elefante, indiano acaba morto pelo animal

No passado domingo, dia 28 de fevereiro, um homem de 21 anos morreu enquanto tentava tirar uma selfie com um elefante. O animal andou a pairar por zona residencial e anteriormente já tinha matado uma idosa.

Manohar Patel estava com um grupo de amigos quando o elefante invadiu uma zona residencial na aldeia de Gudhyari. Segundo as autoridades locais, o animal deverá ter escapado da floresta de Sarangarh.

Curiosa, a população observava o elefante, enquanto as autoridades tentavam afugentar o animal. Contudo, o desejo de ver o gigante de perto, e de tirar uma fotografia para mais tarde recordar, custou a vida ao jovem de 21 anos.

Enquanto Patel tentava tirar uma selfie com o elefante, este “avançou de repente em direção ao grupo de amigos. Três deles conseguiram escapar do local, mas o animal acabou por conseguir agarrar Patel e pisá-lo até a morte”, contou Pranay Mishra, responsável pela Divisão Florestal, à PTI.

Segundo o Vice, após o incidente, funcionários florestais e polícias levaram o corpo para autópsia. A família da vítima recebeu uma ajuda imediata 340 dólares.

De acordo com autoridades florestais, o mesmo elefante esteve também envolvido na morte de uma idosa numa aldeia próxima há alguns dias.

O facto dos elefantes escaparem das florestas indianas frequentemente deve-se em grande parte ao desmatamento e ao corte ilegal de árvores. Estes são os principais responsáveis pela distorção nos padrões de movimento dos animais que estão a usar esses fragmentos florestais menores para se deslocarem para áreas habitacionais.

O conflito homem-elefante na região foi também exacerbado devido à falta de comida nas florestas o que leva os animais às cidades e vilas vizinhas. Aqui, as pessoas ficam entusiasmadas com o desconhecido e geralmente querem tirar fotografias, mas detalhes como o flash da câmara podem irritar os animais e levá-los a ter atitudes muito agressivas.

No entanto, este tipo de incidentes não são uma novidade, sobretudo na Índia. De 2011 a 2017, o país foi responsável por quase metade das 259 fatalidades deste tipo, indica um estudo da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos.

A obsessão em tirar selfies impressionantes acaba por ser maior do que o medo do perigo, mesmo que isso signifique correr risco de vida.

Com o surgimento das redes sociais, as pessoas têm tido certos comportamentos que não teriam se não fosse pela perspetiva de validação online. Erin Vogel, pós-doutoranda no departamento de psicologia da Universidade da Califórnia, disse à National Geographic que o facto das selfies com animais selvagens se estarem a tornar normais, pode fazer com que as pessoas deixem de os associar ao perigo.

Em 2017, também um homem de 27 anos perdeu a vida ao tentar tirar uma selfie com um elefante depois de entrar ilegalmente no Parque Biológico Bannerghatta, na cidade de Bengaluru, no sul do país.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O segredo dos bigodes dos animais tem a forma de um S (e reside na forma como dobram)

Há muitos mamíferos que têm bigodes para sentirem o ambiente à sua volta, semelhante à sensação do tato. No entanto, os meios pelos quais os bigodes comunicam essa sensação de toque ao cérebro ainda permaneciam …

O trabalho de um aluno de Física chamou a atenção dos investigadores quânticos da Amazon

Os cientistas têm várias preocupações relacionadas com o potencial dos computadores quânticos e o progresso neste campo tem sido muito lento. Recentemente, um dos obstáculos pode ter sido reduzido por um estudante de Física da …

Famosa rajada rápida de rádio bateu recorde (e revelou magnetosfera "dançante" em estrela de neutrões)

Duas equipas internacionais de astrónomos publicaram dois artigos científicos com novas informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. No estudo publicado na Astrophysical Journal Letters, os cientistas mediram a radiação das explosões nas frequências …

Farense 0-1 Sporting | Beto e Adán gigantes em noite de recorde leonino

O Sporting sofreu bastante para levar os três pontos na visita ao Farense. O líder do campeonato marcou um golo, por Pedro Gonçalves, dominou durante a primeira parte, mas na segunda deixou os algarvios criarem …

Uma simples mudança está a evitar a morte de um macaco em vias de extinção

Cientistas conseguiram dar uma tábua de salvação a uma espécie de macaco em risco de extinção, cujos espécimes são frequentemente atropelados por automóveis nas estradas de um parque nacional em Zanzibar. De acordo com a Lista …

Antigo rito sagrado "entre irmãos" pode ter sido, na verdade, o casamento homossexual

A adelfopoiese era uma cerimónia praticada historicamente na tradição cristã para unir duas pessoas do mesmo sexo - normalmente homens - num relacionamento reconhecido pela igreja, análogo ao irmão. Segundo documentos históricos, com 20 anos, Simeão …

Talin fechou uma estrada para que sapos e rãs possam atravessar em segurança

A capital da Estónia fechou uma estrada movimentada, durante as noites do mês de abril, para garantir que milhares de sapos e rãs conseguem atravessar em segurança para o local onde se vão reproduzir. Geralmente, são …

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista (que quer uma guerra racial)

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista, que procura agradar à opinião pública e quer ver uma guerra racial nos Estados Unidos. O organizador do abortado comício White Lives Matter, em …

Bezos nega que funcionários sejam vistos como "robôs". Mas Amazon deve tratá-los "melhor"

O ainda presidente executivo da Amazon, Jeff Bezos, enviou uma última carta aos acionistas da empresa, negando que os funcionários sejam "tratados como robôs", conforme alegaram alguns trabalhadores e críticos da empresa. Segundo Bezos - que …

A imponência do Titanic pode ter acelerado o fim da sua história

Com quase 269 metros de comprimento, o tamanho do Titanic - considerado o maior navio do mundo em 1912 - pode mesmo ter acelerado o fim da sua história. O Titanic media quase 269 metros de …